O Que É o Altruísmo Eficaz?

will

William MacAskill é um filósofo e uma figura notável do movimento Altruísmo Eficaz, é fundador da 80,000 Hours e co-fundador da Giving What We Can.

A maioria das formas de fazer o bem começam com o Quê (“quero promover microfinanças!”), avançam para Como (“talvez devesse fazer uma maratona patrocinada?”) e simplesmente tomam como garantido o Porquê (“porque, obviamente, as microfinanças são uma coisa boa!”).

O altruísmo eficaz, em contrapartida, começa com o Porquê e o Como, que determinam o Quê. Permitam-me que explique:

O Porquê é tornar o mundo num lugar tão bom quanto seja possível ele ser. Em vez de visar simplesmente tornar o mundo melhor do que quando o encontramos —  “fazer a diferença” — nós queremos fazer a maior diferença. Assim, por exemplo, em vez de simplesmente tentar encontrar uma instituição de caridade de desenvolvimento que “faz um bom trabalho”, a Giving What We Can procura encontrar aquelas instituições que fazem o máximo para ajudar as pessoas dos países em desenvolvimento com cada libra ou dólar que recebem. Em geral, nós procuramos aquelas actividades que vão fazer o maior bem com o nosso tempo ou dinheiro.

O Como —  como encontrar aquelas actividades que fazem o maior bem —  é através do uso de evidências robustas e de raciocínio cuidadoso. Quando uma questão envolve matéria de facto, tentamos encontrar a melhor evidência empírica que seja relevante para essa questão. (Uma facto episódico é mau, um estudo clínico aleatório controlado em dupla ocultação [Br. duplo-cego] é melhor, uma meta-análise bem realizada é o melhor.) Quando uma questão diz respeito a valores, usamos argumentos claros, reflexão racional e os mais recentes conhecimentos da ética, da economia e da psicologia para nos ajudar a chegar à visão correta. Assim, por exemplo, em vez de seguirmos slogans agradáveis como “siga a sua paixão” ou de contar histórias sobre pessoas específicas, na 80.000 Hours estamos empenhados em explorar toda a investigação académica disponível relacionada com fazer o bem através da sua carreira e a clarificar, conceptualmente, o que é que envolve fazer a diferença.

A partir destas duas ideias, segue-se o Quê. Actualmente os altruístas eficazes tendem a pensar que as causas mais importantes a focar são a pobreza global, a pecuária intensiva e o futuro a longo prazo da vida na Terra. Em todo o caso, o raciocínio é de que está muita coisa em causa e há o potencial para fazer um grande progresso. Neste momento, no Centre for Effective Altruism, o Quê consiste em organizações que promovem a doação de uma boa parte do seu rendimento às instituições de caridade mais eficazes do mundo (Giving What We Can e The Life You Can Save); ou que aconselham as pessoas sobre que carreiras lhes permitem ter o maior impacto positivo (80.000 Hours); ou que tentam descobrir a melhor forma de melhorar o bem-estar dos animais (Animal Charity Evaluators). Mas estas actividades são apenas as nossas melhores suposições actuais. Se tivéssemos boas provas ou argumentos que mostrassem que poderíamos fazer mais bem fazendo outra coisa, então nós faríamos isso em vez daquilo que fazemos actualmente.

Se tivéssemos boas evidências ou argumentos que demonstrassem que poderíamos fazer mais bem, fazendo outra coisa qualquer, então nós, em alternativa, faríamos isso.

Continuar a ler aqui.

 


Este artigo de William MacAskill foi publicado inicialmente no blogue Effective Altruism em Maio de 2013 .

Tradução de Luis Campos e revisão de José Oliveira.

 

 


Descubra mais sobre Altruísmo Eficaz

Assine para receber os posts mais recentes por e-mail.

Um comentário sobre “O Que É o Altruísmo Eficaz?

  1. Pingback: Já somos 2000 a dar o que podemos! | Altruísmo Eficaz

Deixe um comentário