Quão rico você é?

Homeless and cold

Você pode ajudar mais? | Fotografia retirada daqui.

Todos sabemos que existem grandes diferenças entre os mais ricos e os mais pobres do planeta, mas entre os 1% mais ricos e os cerca de 800 milhões morrendo de fome, em que posição estamos? Poucos sabem em que lugar do quadro socio-econômico realmente estão, senão por uma vaga noção de classe média. Diante disso surge a pergunta: Quão rico (ou pobre) você realmente é?

Você é rico no Brasil?

Para responder a esta pergunta existem algumas ferramentas que podemos usar. Por exemplo, o jornal Nexus criou uma calculadora na qual você pode comparar o seu salário com o dos demais habitantes do Brasil. Embora limitada à realidade brasileira, nessa calculadora, além de ver a sua situação, você pode ainda comparar o seu salário com outros números interessantes e descobrir, por exemplo, se o que lhe incomoda mais é ganhar muito menos do que um deputado, ou ganhar muito mais do que um professor público.

Você é rico no Mundo?

Quanto à sua posição global, o site “lista global dos ricos” — criado pela CARE (uma organização humanitária de combate à pobreza global) —, nos permite descobrir em qual percentagem nos enquadramos. Você faz parte dos 1% mais ricos? Dos 10%? Dos 60%? Seja qual for a resposta, como você se sente na comparação com a massa que agoniza abaixo de você nas estatísticas? A ferramenta também fornece alguns números interessantes, como por exemplo, quantos anos um trabalhador do Zimbábue teria que trabalhar para atingir aquilo que você ganha, ou quantos médicos paquistaneses poderia o seu salário pagar.

Você pode ajudar mais?

A Giving What We Can, por sua vez, fornece uma calculadora ainda mais exata, pois leva em conta o número de adultos e crianças vivendo sob o seu teto, assim como o país onde você vive, ou seja, o seu custo de vida. Fornece ainda uma provocadora aproximação de quanto bem 10% do seu rendimento poderia fazer na vida de outras pessoas.

Diante destes números vemos que muitos de nós somos extremamente afortunados e temos a incrível oportunidade de ajudar outras pessoas com aquilo que temos. Este fato passa muitas vezes desapercebido, pois olhamos ao nosso redor mais imediato e não conseguimos enxergar a realidade global.

Um dia talvez possamos erguer nossas cabeças acima da nossa vizinhança e tomemos consciência de como as coisas são em escala planetária e de como elas poderiam ser. Talvez nesse dia o estatuto social de uma pessoa não seja determinado pela quantidade de dinheiro que esta ganha, mas pela quantidade de vidas que salva e transforma.

 


Texto de Thiago Tamosauskas e revisão de José Oliveira.

Guardar

Guardar

Guardar

Anúncios

Um comentário sobre “Quão rico você é?

  1. Pingback: Já somos 2000 a dar o que podemos! | Altruísmo Eficaz

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s