Principais Resultados da Effective Altruism Survey 2015

    A Effective Altruism Survey é uma pesquisa que tem como público alvo os altruístas eficazes e o intuito de ajudar a comunidade a compreender melhor suas ações e seus valores, além de traçar um perfil demográfico da comunidade, aferir a percepção interna do próprio movimento e coletar dados que contribuam para a promoção do movimento Altruísmo Eficaz.

Essa pesquisa é fruto de grandes esforços da equipe do .impact e da Charity Science. A primeira edição foi realizada em maio de 2014, e a segunda edição em novembro de 2015.

O principal desafio metodológico, em ambas as edições, foi atingir o público alvo, já que não há como saber se o indivíduo é um altruísta eficaz sem questiona-lo previamente, e minimizar a sobreamostragem e a subamostragem. Para a edição de 2015, a forma encontrada para contornar esse desafio foi compartilhar a pesquisa em etapas: primeiro na página do Facebook do EA Global, esclarecendo para não encaminharem a outros meios e pessoas, e depois com os grupos locais do EA e para o Less Wrong and Slate Star Codex, por exemplo.

A pesquisa em 2015 atingiu um público de 2.904 visitantes únicos, 20,6% a mais que em 2014. Dessa amostragem, 2.799 (96,4%) se descreveram como altruístas eficazes, e dentre estes 2.352 (84,0%) se declararam membros do movimento, o que representa um aumento de quase três vezes a mais da amostragem colhida em 2014, e maior efetividade em atingir o público alvo. E são os membros do movimento que foram incluídos em toda a análise.

hist

Membros de mais de 50 países responderam sobre sua localização, e a maior concentração nos Estados Unidos (48%) e Reino Unido (18%) se manteve em relação à pesquisa de 2014, assim como presença considerável na Austrália (6%) e no Canadá (5%). Contudo cabe destacar que houve um aumento de 76,5% da presença de altruístas eficazes na Alemanha de 2014 para 2015. Do Brasil foram registrados 14 membros (0.86% do total).

As cidades com maior número de altruístas eficazes permanecem sendo Bay Area de São Francisco, Boston e Nova Iorque nos EUA, e Londres e Oxford no Reino Unido.

Dentre os 1.626 que responderam a questão do gênero, a proporção de aproximadamente três homens para cada mulher se manteve de um ano para o outro, denotando a predominância masculina entre os membros do movimento, sem negligenciar a participação de 2% de membros que se identificam com outro gênero.

De 2014 para 2015 a idade mediana dos membros passou de 25 para 26 anos, mantendo a grande presença de um público bastante jovem no movimento, e a proporção de estudantes passou de 36% para 37%.

Em relação à carreira, os altruístas eficazes atuam em diversas áreas, porém notou-se que 13% pretendem ou já trabalham diretamente em ONGs, e 36% atuam em outras áreas para doar sua renda às causas do movimento. É relevante notar que 23% trabalham com programação e 12% tem alguma formação em filosofia.

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Nas crenças religiosas, quase 87% dos respondentes, se declararam ateus, agnósticos ou não religiosos. E entre os que declararam pertencer a alguma religião, foram constatados cristãos, judeus, budistas, muçulmano, hinduísta ou sikh.

Já em relação à filosofia seguida pelos altruístas eficazes, excluindo aqueles que não responderam, 69,2% adotam éticas consequencialistas (sendo 81,3% desses se declararam utilitaristas e 18,7% não utilitarista), 5,2% adotam éticas de virtude, 3,2% éticas deontológicas e 22,4% não opinaram.

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No que tange aos hábitos alimentares, 861 pessoas (37%) são vegetarianas ou veganas.

O movimento Altruísmo eficaz é visto como uma oportunidade por 34%, como uma obrigação para 21% e como ambos para 42%.

Quanto às doações realizadas, em 2014 somaram US$ 6,32 milhões, US$ 910 mil a mais que em 2013. A doação anual mediana foi de US$ 333, sendo que a de estudantes foi US$ 100 e a de não estudantes foi US$ 1.000.

A porcentagem da renda doada mediana foi de 3%, sendo que 77,8% doaram de 1% a 5% da sua renda, 20% doaram de 10% a 50%, e 2,2% doaram acima de 50% da sua renda.

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Doações dos Altruístas Eficazes em 2014

 

Essas doações fora direcionadas majoritariamente a ONGs consideradas eficazes em seus projetos como a Against Malaria Foundation (AMF), Schistosomiasis Control Initiative (SCI), GiveDirectly, GiveWell e DeWorm The World, além da Machine Intelligence Research Institute (MIRI).

E a causa mais popular se manteve de longe como sendo o Combate à Pobreza Extrema. As outras causas apoiadas foram priorização de causas, ambientalismo, futuro da humanidade, meta-caridade, política, racionalidade e causa animal. E as causas mais vetadas foram inteligência artificial, política e causa animal, mas também com uma porcentagem considerável em ambientalismo, racionalidade e futuro da humanidade.

Para mais detalhes do Relatório do EA Survey 2015, acesse este link

Artigo escrito por Priscila Lee Batista
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