45 Fatos surpreendentes sobre pobreza mundial que talvez você não saiba

Crianças no lixão | portalcostanorte.meionorte.com

Crianças no lixão | portalcostanorte.meionorte.com

Para mais de 1 bilhão de pessoas no mundo, $1,25 é o orçamento diário para comida, remédios e moradia. O Bando Mundial define essa dura realidade como a faixa da “pobreza extrema”. Em 1973 o presidente do Banco Mundial e ex-secreátário de defesa de John Kennedy, Robert McNamara cunhou o termo “pobreza absoluta” em seu famoso discurso em Nairobi como a condição de privação que “cai abaixo de toda definição racional de decência humana.”

A porcentagem da população mundial vivendo em extrema pobreza, de acordo com o critério dos $1,25 de 1990 caiu pela metade em 2010. E está em curso de ser cortado novamente ao meio nas próximas duas décadas. Mas mesmo os países mais ricos do mundo ainda não conseguiram erradicar a pobreza extrema dentro de suas fronteiras.

A porcentagem da população mundial vivendo em extrema pobreza, de acordo com o critério dos $1,25 de 1990 caiu pela metade em 2010. E está em curso de ser cortado novamente ao meio nas próximas duas décadas. Mas mesmo os países mais ricos do mundo ainda não conseguiram erradicar a pobreza extrema dentro de suas fronteiras.

Combater a pobreza (não apenas a pobreza extrema) é mais do que colar cartazes e usar hashtags. Envolve uma visão corajosa e sincera sobre todos os fatores que criam desigualdade econômica, tanto localmente como globalmente.

Aqui temos alguns fatos inusitados sobre a pobreza do mundo de hoje que podem surpreender e colocar o termo seu seu contexto real;

  1.  O número de pessoas vivendo com menos de $1.25 dolares por dia caiu drasticamente nas últimas três décadas, de metade dos cidadãos dos países em desenvolvimento em 1981 para 21% em 2010. Ainda existem contudo 1.2 bilhões de pessoas vivendo em pobreza extrema.
  2. Os cinco países mais pobres do mundo link são India (com 33% do pobres do mundo), China (13%), Nigeria (7%), Bangladesh (6%) e República Democratica do Congo (5%).
  3. Somando os próximos cinco países — Indonesia, Pakistan, Tanzania, Ethiopia and Kenya — temos quase 80% dos pobres do mundo nesses países.
  4. Cerca de 22,000 crianças morrem todo dia por condições de pobreza. É uma criança a cada 4 segundos.
  5.  Cerca de 1.2 bilhoes de pessoas — equivalente a população da índia vivem se acesso a eletricidade link
  6. A Africa Sub-Sahariana reunde mais de um terço dos pobres do mundo  link.
  7. Reunindo os 27 países da África Sub-Saharaniana temos que 54% de seus residentes estão vivendo em extrema pobreza.
  8.  Cerca de 75% das pessoas em extrema pobreza vivem em áreas rurais dependendo da agricultura de subsistência.
  9. Em 2010, a renda média das pessoas em pobreza extrema nos países em desenvolvimento foi de  87 centavos per capita por dia. Em 1981 eram 74 centavos.
  10. Se os países em desenvolvimento fora a China, retomarem para um nível de crescimento menos acelerado e redução de taxas de pobreza dos anos 1980s e 1990s, levariamos cerca de 50 anos ou mais para tirar um bilhão de pessoas da pobreza.
  11. India tem uma taxa maior da pobresa mundial do que tinha 30 anos atrás. link. Na época abarcava um quinto dos pobres do mundo. Hoje quase um terço das pessoas em extrema  pobreza estão na india.
  12. Pobreza nãoé um problema apenas dos paises em desenvolvimento. Há cerca de 16.4 milhoes de pessoas vivendo em pobreza dos Estados Unidos. São cerca de 21%, da população se comparado com os 10% no Reino Unido e França. A porcentagem de crianças pobres também cresceu 4.6% desde a grande recessão de 2007
  13. Em 2012, um deputado da Carolina do Norte publicou que não existe isso de extrema pobreza em seu estado. Entretanto, as três regiões mais pobres da America estão na Carolina do Norte
  14. Israel tem a maior taxa de pobres nos paises desenvolvidos, com 20.9% da população de acordo com a Organization for Economic Cooperation and Development.
  15. A  “faixa de extrema pobreza” entre mulheres nos Estados Unidos subiu de 5.9 em 2009 para 6.3 em 2010.
  16. Em 2010, um em cada seis americanos cadastrou-se em algum programa federal de combate a pobreza. Em 2011, um em cada quatro crianças na America participam do programa de suplemento nutricinal  Supplemental Nutrition Assistance Program (SNAP), também conhecido como food stamps.1.
  17. Uma em cada três mulheres— cerca de 42 million — vive em estado de pobreza ou proximo a ele. E 1 em cada 6 idosos na America são pobres.
  18. Mais de 7.5 milhões de mulheres cairam na situação de  “extrema pobreza em 2010.
  19. Usando cupons de alimentos, subsídiosde habitação e créditos fiscais reembolsáveis o número de lares americanos em extrema pobreza é 613,000, , que é cerca de 1,6% das famílias não-idosas com crianças.
  20. Pobreça é a principal causa da fome devido a carência de recursos para comprar ou plantar a comida que precisam.
  21. Ainda que seja produzida comida no mundo obastante para prober uma dieta adequada para todos, 854 pessoas ou 1 em 7 passam fome.
  22. 1 em cada 8 pessoas, cerca de 842 milhões, sofreram de fome crônica entre  2011 e 2013.
  23. Cerca de 2.8 bilhões de pessoas ainda dependem de lenha, feno, esterco e outras biomassas para cozinhas e aquecer suas casas;
  24. Apesar do fato de que a China tem conseguido mais do que qualquer outra nação a eficiência energética, o país ainda enfrenta alguns dos maiores desafios de pobreza de energia do mundo. Quase t 612.8mil pessoas – o dobro da população dos Estados Unidos – não tem acesso a combustível limpo para cozinhar e aquecimento na China.
  1. Mais de 6.9 milhões de crianças morreram com menos de cinco anos em 2011 devido a condições de extrema pobreza.  — sãos 800 por hora — muitas das quais poderiam ter sobrevivido se tivesse acesso a intervenções médicas simples e baratas
  2. Uma criança nascida em um pais pobre tem 1 chance em 6 de morrer antes de completar 5 anos.Em paises ricos esta chance é de 1 em 165.
  3. As 85 pessoas mais ricas do mundo controlam a mesma riqueza da metade da população mais pobre do mundo..(3.5 bilhões de pessoas)
  4. As 100 pessoas mais ricas do mundo ganharam em 2012 dinheiro o bastante para eliminar quatro vezes a extrema pobreza da terra. Oxfam.
  5. Pessoas ricas que vivem entre vizinhos ricos geralmente doam uma porção menor de sua renda a caridade do que pessoas ricas que vivem em comunidades economicamente diversificadas, linkryrlink
    30. De acordo com pesquisa do exercito da salvação sobre percepção da pobreza. 47% dos entevistados acreidtam que se os pobres recebessem mais ajuda, eles tirariam proveito dela link.
  6. A mesma pesquisa disse que mais d ametade dos pesquisados concordam que “a mudança de comportamento é tudo o que é necessário para uma pessoa sair da pobreza.
  7. Quiase 43% das pessoas concordam que se uma pessoa pobre quer um emprego, ela sempre consegue encontrar tlink enquanto 27% diz que as pessoas geralmente são pobres oprque são preguiçosos. Ainda 29% disseram que pobres tem menos valores morais que os ricos
  8. A renda média link nos países em desenvolvimento é de menos de 3 dólares por dia. menos do que um frappuccino da Starbucks.
  9. A faixa mais baixa da “classe media mundial” ganha $10 por dia.
  10. Projeto do Centro de Pesquisas Pew para a Excelência em Jornalismo descobriu que dos 52 principais meios de comunicação analisados, a cobertura de questões de pobreza ganhou de 1% do espaço disponível notícias 2007-2012, um período que cobria uma recessão histórica.
  11. A mesma pesquisa concluiu que as organixações de mídia decidem naõ cobrir a pobreza por esta ser “potentiaalmente desconfortavel” aos anunciantes que querem alcançar o consumidor com mais dinheiro.”
  12. Um jogo online intitulado “Survive125,” , foi lançado pela Live58, uma ONG dedicada a acabar com a pobreza extrema, e desafia os jogadores a sobreviver um mês comUS $ 1,25 por dia, enfrentando uma série de questões assustadoras de que milhões de pessoas enfrentam todos os dias apenas para sobreviver no mundo real.
  13. No entanto, campanhas como esta têm sido criticados por serem “paternalista”: “A idéia de que você pode simplesmente mergulhar seu dedo do pé no sofrimento humano por uma semana é espúria e condescendente para com aqueles que realmente vivem na pobreza”, escreveu Maya para Oppenheim Ceasefire Magazine”.
  14. Dado o número de ocasiões em que os líderes mundiais prometeram erradicar a pobreza, o mundo já deve ser há muito tempo livre dela. Em abril de 2013, Jim Kim, presidente do Banco Mundial disse: “Pela primeira vez na história, temos uma oportunidade real para acabar com a pobreza extrema no prazo de uma geração.” Oito anos antes disso, Nelson Mandela disse: “Neste novo século, milhões de pessoas nos países mais pobres do mundo continuam presos, escravizados e acorrentados. Eles estão presos na prisão de pobreza. É hora de libertá-los.” Antes disso, o presidente Lyndon B. Johnson lançou sua guerra contra a pobreza, dizendo “pela primeira vez na nossa história, é possível conquistar a pobreza.” Isso foi em 1964.
  15. Para que o mundo reduza eficazmente a pobreza, os países precisam se concentrar não só na obtenção de crescimento como um fim em si, mas também na implementação de políticas que alocam recursos para os pobres, incluindo o aumento do crescimento da renda entre os 40% assalariados mais pobres.
  16. Um relatório adverte que a  pobreza é uma  “porta giratória” “link”, aludindo ao fato de que sair da pobreza extrema e ficar lá pode ser muito difícil, a menos que até 2030 seja feito muito mais para apoiar as populações mais pobres do mundo.
  17. O mundo alcançou Meta de Desenvolvimento Global 1 ao reduzir pelametade a taxa de pobreza entre os países em desenvolvimento – cinco anos antes do previsto em 2010.
  18. Se mantivermos a mesma taxa de progresso em direção à erradicação da pobreza que tivemos desde 2000 (ou esperançosamente, acelerá-lo), gostaríamos de atingir a nova mera entre 2025-2030.
  19. O homem mais rico do mundo, Bill Gates tem mesmo ido tão longe a ponto de dizer que não será “quase não háverá países pobres em 2035.”
  20. Apesar das crises financeiras e alta dos preços dos alimentos, a proporção de pessoas que vivem em extrema pobreza em todo o mundo continuou a diminuir nos últimos anos link.

Post original de Hyacinth Mascarenhase em 22de Maio de 2014: http://mic.com/articles/89717/45-surprising-facts-about-extreme-poverty-around-the-world-you-may-not-have-realized

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s