4 Maneiras de Doar Melhor

PSI

Foto: Population Services International

Na semana passada, compartilhei os detalhes das minhas doações de 2015 para a caridade, até ao último centavo — para onde cada dólar foi e por que fiz essas escolhas.

Desde que me tornei uma altruísta eficaz e ao trabalhar no mundo das organizações sem fins lucrativos, me tornei muito mais consciente de como as doações são aceitas e utilizadas pelas instituições de caridade, e como encontrar uma que use bem o seu capital.

Aqui estão quatro dicas para garantir que você toma a melhor decisão sobre como e onde doar:

1. PARE DE OLHAR PARA AS DESPESAS GERAIS. COMECE A OLHAR PARA O IMPACTO.
É um mito comum e muitas vezes desacreditado que as “despesas gerais” de uma empresa sejam um indicador de irresponsabilidade financeira. Em vez de olhar para as avaliações quase sem sentido da Charity Navigator de que “A Organização ‘A’ gasta 40% do seu orçamento em marketing“, olhe para as declarações fiscais e para os relatórios anuais para ver os números por si mesmo. Se a Organização ‘A’ duplicou o seu orçamento de marketing no ano passado, mas distribuiu oito vezes o número de vacinas como resultado do aumento da visibilidade e do financiamento, então esta é uma organização a se apoiar: uma que pode atingir os seus objetivos e que continuamente resolve suas questões.

2. NUNCA RESTRINJA SUAS DOAÇÕES.
Sob o pretexto de transparência e de angariar doadores, algumas organizações oferecem a oportunidade de dirigir os seus fundos para um programa específico à sua escolha. Antes de mais, isto é um sinal de alerta. Nenhuma organização altamente eficaz permitiria que os seus doadores restringissem as suas doações logo à partida: eles sabem que são confiáveis ao assegurar que os seus dólares serão bem gastos. No entanto, se tem a oportunidade de apoiar uma clínica local específica ou uma nova iniciativa, opte sempre por designar a sua doação como “apoio geral” ou “fundos gerais de operação.” Como seria possível saber o que é que esta organização mais precisa agora? Se não confiar nessa equipe, não lhes dê o seu dinheiro.

Mulheres recebem tratamento para lesões do parto nas instalações médicas da Fistula Foundation no Uganda. (Crédito da fotografia: Fistula Foundation)

Mulheres recebem tratamento para lesões do parto nas instalações médicas da Fistula Foundation no Uganda. (Crédito da fotografia: Fistula Foundation)

3. ENCONTRE UMA ORGANIZAÇÃO DO SEU INTERESSE E A APOIE DE FORMA CONSISTENTE.
O financiamento sustentável é um desafio para todas as organizações. Sim, os 50 dólares uma vez por ano (quando você recebe milhares de apelos em dezembro) fazem bem, mas não tanto como se concentrasse os seus esforços e dólares em um só lugar. A Fístula Foundation, por exemplo, pode encontrar nove doadores de 50 dólares para financiar um procedimento cirúrgico, e, provavelmente, contar com esses doadores para mais uma ou duas doações em sua vida. No entanto, um único doador que realmente se preocupe e entenda esta causa pode automaticamente doar entre 10 dólares e 50 dólares por mês, e fornecer dezenas de cirurgias ao longo da sua vida.

Leia mais: Como escolho as minhas instituições de caridade eficazes favoritas [em Inglês]

4. ENCONTRE OPORTUNIDADES QUE IGUALEM AS SUAS DOAÇÕES.
Pelo menos quatro das minhas doações foram feitas no final de 2015, quando as ofertas são geralmente dobradas em um impulso de última hora para cumprir as metas orçadas para o ano. 30 de dezembro e 31 são consistentemente os maiores dias do ano para doações à caridade, e agora que a Giving Tuesday está em ascensão, a sua caridade favorita provavelmente encontrou um doador para igualar a sua contribuição nesses dias.

Mas há oportunidades de igualar doações durante todo o ano: seu empregador, por exemplo. Se você trabalha para uma grande corporação, provavelmente apenas precisa de preencher um formulário dizendo quanto doou, para o quê e quando, e o seu empregador iguala a sua doação uma vez que sua instituição de caridade seja verificada. Espaços digitais, como a página de angariação no AgainstMalaria.org (também altamente eficaz, recomendada pela GiveWell e pela The Life You Can Save), muitas vezes apresentam doadores generosos que irão igualar as doações de colegas doadores em todo o mundo.


Postado originalmente por Rachel Elizabeth Maley no Blogue da The Life You Can Save em 21 de março de 2016

Tradução de Thiago Tamosauskas e revisão de José Oliveira.

Guardar

Guardar

Guardar

Guardar

Guardar

Guardar

Guardar

Guardar

Guardar

Guardar

Guardar

Guardar

Guardar

Guardar

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s