Por que estamos considerando a Zusha! como potencialmente uma das melhores instituição de caridade de 2017

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Acidentes de carro matam cerca de 1,25 milhões por ano! Proteste! (Arte digital: José Oliveira | Fotografia: Wikimedia)

Este texto discutirá a Zusha! Uma candidata às melhores instituições de caridade e a beneficiária do Financiamento de Incubação da GiveWell. Anteriormente destacamos a No Lean Season como potencialmente uma das melhores instituições de caridade de 2017 a partir do nosso trabalho de Financiamento de Incubação.

A GiveWell ouviu falar pela primeira vez da Zusha! em 2013, depois da nossa publicação sobre uma investigação superficial acerca da segurança rodoviária. Neste mês, a Good Ventures fez um Financiamento de Incubação da GiveWell no valor de 900 mil dólares para apoiar a Iniciativa de Inovação, Desenvolvimento e Avaliação da Universidade de Georgetown (gui2de) pelo seu trabalho na Zusha!. Neste mesmo mês, dois membros do pessoal da GiveWell visitaram a Zusha! em Nairobi para ficarmos a saber mais sobre seu trabalho. Planejamos compartilhar mais detalhes de tal visita futuramente; este texto pretende fornecer uma visão geral mais aprofundada da Zusha! como uma recomendação potencial da GiveWell.

Campanha de segurança rodoviária

Acidentes de carro são uma das principais causas de morte e invalidez evitáveis em todo o mundo, matando cerca de 1,25 milhões de pessoas a cada ano e ferindo, adicionalmente, de 20 a 50 milhões. Na atual trajetória, a Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que os acidentes de trânsito serão a sétima maior causa de morte no mundo em 2030. O problema é particularmente acentuado nos países de baixo e médio rendimento, que respondem por 90% de todas as mortes em acidentes de trânsito apesar de terem aproximadamente 50% dos veículos do mundo, de acordo com a OMS.

A Zusha! é uma campanha de segurança rodoviária que visa os condutores de veículos de serviços públicos. A campanha distribui adesivos [Pt. autocolantes] para ônibus [Pt. autocarros] com mensagens incentivando os passageiros a reclamarem e exigirem que os motoristas dirijam com mais segurança — “Zusha” significa “protesto” em suaíli. Os motoristas são incentivados a não retirarem os adesivos de seus veículos por meio de uma inscrição em uma loteria semanal com prêmios em dinheiro. O objetivo é reduzir as mortes e lesões por acidentes de trânsito. A gui2de trabalhou essencialmente no Quênia.

A Zusha! é parte da gui2de. Os professores James Habyarimana e William Jack realizaram dois estudos aleatórios controlados do programa no Quênia: primeiro, um pequeno estudo piloto de aproximadamente 2 400 veículos seguido de um estudo maior de aproximadamente 12 500 veículos. Os pesquisadores descobriram efeitos grandes e estatisticamente significativos do programa na redução do número de acidentes dentre os veículos do grupo de tratamento.[1] Com o apoio de um financiamento das Inovações de Desenvolvimento Empresarial da USAID, a Zusha! aumentou no Quênia após o segundo estudo aleatório controlado. A partir de março de 2016, os Professores Habyarimana e Jack estimaram que a campanha alcançou 25 000 dos cerca de 40 000 ônibus [Pt. autocarros] pequenos e grandes do país.

A gui2de está executando três estudos aleatórios controlados adicionais sobre este programa em Ruanda, Tanzânia e Uganda.

Uma nota sobre a terminologia empregada neste texto

Neste texto, geralmente nos referimos ao programa em que estamos interessados ​​como Zusha! para distingui-lo dos outros programas da gui2de (não relacionados à segurança rodoviária). No entanto, Zusha! é apenas o nome da campanha de segurança rodoviária no Quênia; as campanhas de segurança rodoviária em Ruanda, Tanzânia e Uganda têm outros nomes. Embora a campanha no Quênia seja a que conhecemos melhor, é possível que uma recomendação como uma das melhores instituições de caridade da GiveWell inclua o trabalho de segurança rodoviária da gui2de em outros países. Nós usamos o termo Zusha! neste texto apenas para simplificar.

Potencial para ser uma das melhores instituições de caridade no futuro

Estamos interessados na ​​ Zusha! pelo seu potencial em tornar-se no futuro numa das melhores instituições de caridade devido à potencial solidez da base de evidências e do custo-eficácia.

Acreditamos que a evidência sobre a Zusha! é convincente. O estudo piloto concluiu que os acidentes de trânsito diminuíram entre metade a dois terços e o estudo aleatório controlado maior no Quênia concluiu que os acidentes de condução diminuíram entre um quarto e um terço. Estes efeitos nos parecem surpreendentemente grandes, e estamos interessados ​​em ver se a intervenção irá encontrar efeitos semelhantes em estudos futuros. Em nosso cálculo de custo-eficácia mais atualizado, estimamos um custo de aproximadamente 13 mil dólares por morte evitada num acidente rodoviário (incluindo ferimentos e incorporando descontos que levem em conta se os estudos seriam susceptíveis de se replicar e as questões que envolvem a validade externa).

A estimativa atual da GiveWell é que o custo-eficácia da Zusha! é comparável à da Against Malaria Foundation, uma das nossas melhores instituições de caridade, e cerca de 3 a 4 vezes mais custo-eficaz do que as transferências diretas de dinheiro, uma base de referência que usamos para comparar intervenções, embora isso possa mudar conforme incorporemos informações adicionais. Incorporamos uma ponderação por idade nesta estimativa que reflete o fato dos passageiros de veículos geralmente serem em média mais velhos quando comparado com as pessoas cujas mortes são evitadas por redes distribuídas pela AMF, e fazemos uma aproximação aos valores médios da equipe da GiveWell de se evitar a morte de um adulto.

Financiamento de Incubação da GiveWell

O recente financiamento da gui2de por parte da Good Ventures pretende:

  • Permitir que a gui2de continue operando à escala do Quênia e a coletar dados de qualidade superior no monitoramento desse trabalho. Dados sólidos de monitoramento, tais como informações para demonstrar se os adesivos [Pt. autocolantes] estão sendo distribuídos pelos veículos pretendidos ou que os adesivos permanecem em uso ao longo do tempo, é uma componente necessária para a recomendarmos como uma das melhores instituições de caridade e é uma das nossas maiores questões em aberto sobre a Zusha!.
  • Aumentar em cerca de 50% o tamanho da amostra do estudo aleatório controlado em Uganda, melhorando a potência estatística e tornando mais provável que os resultados fundamentem nossas opiniões.
  • Melhorar potencialmente a qualidade da coleta de dados para o estudo aleatório controlado na Tanzânia.
  • Fornecer financiamento para permitir que a gui2de continue seu trabalho até ao final de 2017, quando a GiveWell poderá nomear Zusha! como uma das melhores instituições de caridade, caso em que seria de se esperar que lhe dirigíssemos um financiamento substancial. Permitir que a gui2de continue operando em Ruanda, Tanzânia e Uganda por seis meses adicionais também possibilitaria um crescimento mais rápido, caso os resultados dos estudos aleatórios controlados sejam positivos.

Um artigo sobre o financiamento de fevereiro de 2017 estará disponível. Será publicado aqui.

Questões em aberto

Temos várias questões em aberto sobre o trabalho da Zusha!, que serão fundamentais para nos ajudar a decidir se recomendaremos Zusha! como uma das melhores instituições de caridade:

  • Esperamos que os resultados dos três estudos aleatórios controlados pendentes em Ruanda, Tanzânia e Uganda afetem substancialmente a nossa visão do impacto provável do programa, embora não esperemos obter resultados completos dos três estudos até ao final de 2017.
  • Os pesquisadores da Zusha! observaram um impacto quase estatisticamente significativo para a intervenção placebo (adesivos [Pt. autocolantes] que tinham mensagens como “Viaje bem”) no segundo estudo do Quênia. Esta constatação lança incerteza sobre o mecanismo pelo qual a intervenção funciona e se a intervenção está a ter impacto. Estudos adicionais podem ajudar a ampliar nosso entendimento.
  • Nossa análise de custo-eficácia sugere que Zusha! é competitiva com  —  mas não muito melhor do que  —  nossas melhores instituições de caridade atuais, com cerca de 3 a 4 vezes o custo-eficácia das transferências de dinheiro. As análises da GiveWell de custo-eficácia tendem a piorar (menos custo-eficácia) à medida que adicionamos novos dados e ajustes. Nossa estimativa de custo-eficácia da Zusha! já se tornou significativamente pior quando um Analista de Pesquisa da GiveWell, Leon Zhang, identificou um erro matemático em um dos estudos publicados sobre o programa da Zusha!. É possível concluirmos que a Zusha! não é tão custo-eficaz como as nossas outras melhores instituições de caridade depois de gastarmos mais tempo com isso.
  • Fornecimento de informações de alta qualidade de monitoramento do programa para demonstrar que os adesivos [Pt. autocolantes] estão sendo usados ​​nos ônibus [Pt. autocarros] ao longo do tempo. Em nossa última visita entendemos que a Zusha! tem planos futuros para fazer três tipos de monitoramento no Quênia: um nos centros de inspeção da Autoridade Nacional de Transporte e Segurança, outro nos terminais de ônibus [Pt. autocarros] onde os passageiros embarcam e através da loteria. Temos dúvidas sobre a implementação de tais processos, mas a nossa impressão é que a Zusha! está trabalhando para melhorar significativamente o seu monitoramento e esperamos ter mais informações até ao final do ano.
  • A Zusha! é uma intervenção comportamental. Ao longo do tempo, as pessoas podem se acostumar a ver os adesivos [Pt. autocolantes], fazendo com que o efeito diminua. Atualmente, temos informações limitadas sobre a medida em que isso possa ter ocorrido ou possa vir a ocorrer no futuro. Esperamos que informações adicionais sobre os impactos do programa a longo prazo nos permitam avaliar esta questão ao longo do tempo.

Processo para ser uma das melhores instituições de caridade da GiveWell

Publicamos nossa lista atualizada das melhores instituições de caridade em novembro. Até lá, esperamos ter novas informações de monitoramento do Quênia, bem como resultados preliminares dos estudos aleatórios controlados na Tanzânia. Também esperamos ter resultados parciais do estudo de Uganda. (Não esperamos ter resultados do estudo de Ruanda até lá). Acreditamos que as informações que teremos até o final de 2017 devem ser suficientes para avaliar a Zusha! para uma potencial recomendação da GiveWell.

[1]

Resultados do estudo piloto (publicado em 2010): “Nossos resultados indicam que as reclamações das seguradoras diminuíram de metade a dois terços, de uma taxa anual de cerca de 10% sem a intervenção, e que as reclamações envolvendo ferimentos ou mortes diminuíram 60%.” Habyarimana e Jack 2010, p.1

Resultados do estudo maior (publicado em 2015): “Em geral, os adesivos [Pt. autocolantes] reduzem as reclamações das seguradoras de matatus [Br. mini-ônibus; Pt. mini-autocarros] atribuídos a grupos de tratamento em um quarto e um terço em uma base de intenção-de-tratar. Entre os cerca de 8 mil veículos nos grupos de tratamento, a redução foi de 25%, e estimamos que cerca de 140 acidentes foram evitados por ano, e aproximadamente 55 vidas foram salvas anualmente.” Habyarimana e Jack 2015, p.1


Texto de Catherine Hollander (analista de pesquisa da GiveWell) publicado no Blogue da GiveWell, em 28 fevereiro de 2017 (actualizado em 1 de março de 2017).

Tradução de Fernando Moreno. Revisão de José Oliveira.

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