Actualização do Quadro de Avaliação de Instituições de Caridade e dos Fundos para Causas

Por Katie Stanford (The Life You Can Save)

.

Pobreza Multidimensional,fx

O que é a pobreza multidimensional? (Arte digital: José Oliveira | Foto: Doug Linstedt)

Gráfico IPM

No cumprimento da nossa missão de lhe oferecer recomendações práticas e bem fundamentadas sobre instituições de caridade, actualizámos o nosso quadro de avaliação de instituições de caridade e dos fundos para causas.

Porquê? Estamos empenhados em ajustar a nossa metodologia de modo a que esta possa ser um reflexo da nossa aprendizagem contínua, possa resolver as tensões que encontrarmos e possa melhorar a nossa capacidade de operacionalizar o nosso processo de avaliação.

Primeiro, o que é que não mudou? Continuamos a concentrar-nos em provas sólidas para orientar a tomada de decisões sobre intervenções de impacto e sobre a implementação de organizações sem fins lucrativos.

O que mudou?

  1. Adoptámos o índice global de pobreza multidimensional (IPM) para orientar a nossa definição e medição da pobreza. A redução do sofrimento é o nosso princípio orientador. A utilização do IPM reforça a nossa utilização de dados fiáveis para nos ajudar a compreender a pobreza através das dimensões da saúde, educação e nível de vida e de 10 indicadores principais de carência. Reconhece-se assim que a pobreza é multifacetada. As crianças não podem aprender se tiverem fome e estiverem mal-nutridas. Os pais não podem sustentar as suas famílias através de um emprego remunerado se estiverem doentes por não terem acesso a água potável. Entendemos que as soluções singulares, isoladamente, não podem resolver os problemas complexos criados e fomentados pela pobreza extrema.
  2. Clarificámos o nosso compromisso para com os beneficiários e a sua dignidade, um tema defendido pela nossa administradora Neela Saldanha e implementado em colaboração com a Iniciativa da Dignidade da IDinsight.
  3. Acrescentámos considerações sobre o reforço dos sistemas, a liderança local e de proximidade e a sustentabilidade das intervenções. Estas considerações estão em consonância com as melhores práticas no sector da redução da pobreza e do desenvolvimento, a fim de colocar mais recursos nas mãos das pessoas necessitadas e de melhorar a eficácia e eficiência da acção humanitária.

 

Retrato de Fatima e do seu filho, Suleman, no Centro de Saúde Primário de Walama Ringim, em Jigawa, Nigéria, na Quarta-feira, 7 de Dezembro de 2022. Fotografia de KC Nwakalor para a New Incentives.

Mudanças nas recomendações

Em consonância com o nosso quadro de avaliação actualizado, actualizámos as nossas recomendações, incluindo;

  1. Recomendações centradas no clima: Suspendemos temporariamente as nossas recomendações dos EUA centradas no clima para nos concentrarmos na intersecção crítica entre as alterações climáticas e a redução da pobreza e relançaremos um fundo para o clima mais tarde, em 2024. O nosso objectivo é abordar os desafios específicos enfrentados pelos países de baixos rendimentos, enfatizando estratégias de mitigação, bem como medidas de adaptação para indivíduos em situação de pobreza extrema que são mais susceptíveis a situações climáticas extremas. Para mais informações e formas de continuar a apoiar as nossas recomendações anteriores, clique aqui.
  2. Recomendações centradas na saúde: Demos por concluída a nossa recomendação da Global Alliance Improved Nutrition (GAIN). Esta recomendação baseava-se originalmente na investigação da GiveWell relacionada com a iodização universal do sal e a designação da GAIN como uma instituição de caridade de destaque. Devido ao facto de a GiveWell ter suspendido esta designação, devido à programação multifacetada da GAIN e ao nosso compromisso de comunicar o impacto aos nossos doadores, neste momento, não dispomos de informações suficientes para fazer uma recomendação pública forte sobre a GAIN. Continuamos a valorizar a missão e o trabalho da GAIN na promoção de resultados nutricionais para todos e teremos todo o gosto em apoiar os doadores que desejem continuar a fazer doações à GAIN.

Mudanças nos Fundos:

Também actualizámos os nossos fundos para que estes correspondam às categorias estabelecidas pelo índice de pobreza multidimensional. Embora os doadores recorrentes que iniciaram as suas doações antes de Março de 2024 possam continuar a contribuir para os fundos anteriormente apresentados, eis uma actualização da forma como os nossos fundos foram alterados:

  1. O Save Lives Fund [Fundo para Salvar Vidas] e o Transform Lives Fund [Fundo para Transformar Vidas] centravam-se ambos na saúde. Com base nas categorias definidas pelo índice de pobreza multidimensional, temos agora um Health Fund [Fundo para a Saúde] holístico que combina estratégias imediatas para salvar vidas, bem como intervenções de saúde que apoiam serviços de saúde adequados, comportamentos de procura de tratamento, bem-estar físico e nutrição. Neste momento, incluímos algumas organizações sem fins lucrativos que já tinham sido incluídas no  Transform Lives Fund [Fundo para Transformar Vidas] no nosso Quality of Life Fund [Fundo para a Qualidade de Vida], com base no impacto significativo que estas intervenções têm nas oportunidades de emprego de um indivíduo. Veja o nosso Health Fund [Fundo para a Saúde].
  2. As organizações sem fins lucrativos do Create Economic Opportunity Fund [Fundo para a Criação de Oportunidades Económicas] são agora apresentadas numa categoria mais ampla através do novo Quality of Life Fund [Fundo para a Qualidade de Vida].
  3. O 90/10 Fund [Fundo 90/10] e o All Charities Fund [Fundo para Todas as Instituições de Caridade]. Embora estes já não sejam designados como fundos, continuamos a dar aos doadores a oportunidade de escolherem estas opções de doação. Veja esta oferta.
  4. A nossa nova recomendação principal: Maximize Your Impact Fund [Fundo Maximize o seu Impacto]. Esta composição de fundos tem em conta todas as realizações recentes, planos futuros e necessidades de financiamento das nossas organizações sem fins lucrativos recomendadas, bem como as áreas em que a nossa comunidade de doadores pode ter um impacto marginal mais significativo nas dimensões complexas da pobreza multidimensional – saúde, educação e qualidade de vida. Veja o nosso Maximize Your Impact Fund [Fundo Maximize o Seu Impacto].

Publicado originalmente por por Katie Stanford na The Life You Can Save, a 12 de Março de 2024.

Tradução de José Oliveira.


Descubra mais sobre Altruísmo Eficaz

Assine para receber os posts mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário