Gostamos de fazer planos. Seja para organizar o trabalho ou o fim de semana nós organizamos nossas vidas em torno de metas e objetivos. As famílias fazem isso, as cidades e os países também. Então porque não nos organizarmos enquanto humanidade para criarmos um planeta melhor? Pensando nisso a Organização das Nações Unidas lançou uma campanha de como o mundo precisa se alinhar até 2030, são os Objetivos Globais.
Os Objetivos Globais foram lançados agora quando venceu o prazo das Objetivos do Milênio, proposto no ano 2000 para serem cumpridas até 2015. Embora ainda enfrentemos muitos problemas os resultados obtidos nos últimos quinze anos mostram como é importante a conscientização e organização global em torno de metas em comum. Eram oito objetivos e a boa notícia é que todos eles apresentaram grandes desenvolvimentos:
- A pobreza extrema que atingia 47% da população, foi reduzida para 15%.
- O acesso a educação básica cresceu 175%.
- No desenvolvimento global, temos por exemplo o acesso à Internet subindo de 6% para 43%.
- Quanto à igualdade de gênero, a participação feminina nos governos aumentou em 90% dos países.
- A mortalidade infantil caiu pela metade.
- Na saúde das gestantes a morte no parto ou gestação caiu de 38% para 21%.
- O combate à AIDS e outras doenças também avançou. O tratamento antiviral oferecido passou de 800 mil pessoas para 13.6 milhões e 900 milhões de redes contra malária foram distribuídas.
- A cobertura de água tratada encanada no mundo aumento 182%, melhorando a qualidade de vida.
Agora imagine a sensação de satisfação de alguém que contribuiu ativamente para a conquista destes números. Você não precisa só imaginar, deixo aqui o convite para você ter, quem sabe, uma sensação ainda mais gratificante nos anos que estão por vir. Isso porque a ONU já divulgou os Objetivos Globais para 2030. São 3 os objetivos traçados:
- Erradicar a pobreza extrema.
- Combater a desigualdade e a injustiça.
- Conter as mudanças climáticas.
Assim como no planejamento anterior estes três objetivos estão distribuídos em 17 metas mensuráveis, apresentadas rapidamente neste vídeo.
O movimento do altruísmo eficaz está comprometido em ser um importante fator de sucesso nesta conquista, particularmente, mas não exclusivamente, no tocante à erradicação da pobreza extrema. Não perca esta chance de se tornar na prática um cidadão global. Conheça melhor os objetivos globais no site www.globalgoals.org/pt/ e junte-se a nós para fazer parte desta mudança.
Pingback: A geração que aboliu a miséria | Altruísmo Eficaz