A formação de um Grupo Local: Experiência em São Paulo

MASP |qiznet.br

MASP, Avenida Paulista |qiznet.br

Antes que termine o ano de 2015, gostaria de escrever um breve relato do processo de formação do grupo Altruísmo Eficaz São Paulo na esperança de incentivar a formação de outros grupos entre os que falam o idioma português. Nossa experiência ainda é pouca, mas pode ser encorajadora para quem também está começando.

O grupo começou no início da segunda metade do ano quando eu e o Leo Arruda não tínhamos muita noção do que fazer senão a de que queríamos fazer alguma coisa. Com este pensamento assumimos o compromisso de nos reunirmos uma vez por mês. Falamos depois com o Celso do grupo The Life You Can Save – BH e descobrimos que talvez esta seja a primeira dica para quem quer formar um grupo local de altruísmo eficaz: a constância e a regularidade nas reuniões, de preferência em locais públicos e com convite aberto.

Por alguns meses ninguém apareceu. Mas continuamos a marcar e a divulgar ao máximo essas reuniões mensais. Na segunda reunião decidimos levantar o site que você está acessando agora e reunir aí todo o conteúdo que já havia sido traduzido e que só foi possível graças à ajuda da comunidade lusófona de Altruísmo Eficaz. Em seguida surgiu a oportunidade de falarmos em público sobre as ideias do Altruísmo Eficaz, nessa altura fizemos bons contatos. Logo depois novas pessoas interessadas e entusiasmadas começaram a aparecer.

Talvez demore algum tempo até o grupo ter alguns projetos, enquanto isso considerem responder em gruop alguma destas questões:

  • Como podemos dominar melhor os conceitos do Altruísmo Eficaz para apresentá-los com segurança?
  • Como podemos levar as idéias do altruísmo eficaz para as pessoas da nossa região?
  • Como podemos usar os talentos individuais dos participantes para promover o Altruísmo Eficaz?
  • Quais são as oportunidades locais que o grupo pode usar para expor o Altruísmo Eficaz?
  • Qual o mair bem que podemos fazer enquanto grupo?

A segunda dica é a de não se isolar. O grupo interage bastante com toda a comunidade ativa de altruísmo eficaz. Em vez de pensarmos só em ações regionais e tentarmos fazer tudo do zero, decidimos apoiar alguns projetos criados por pessoas mais experientes de outros lugares, como a tradução do Manual do Altruísmo Eficaz, liderada por José Oliveira, do grupo A Vida Que Podemos Salvar (e com a minha colaboração, do Celso e do Luís Campos) e o Grupo de Doação, criado pelo pessoal de Belo Horizonte.

Desde o início houve uma preocupação em trazer o Altruísmo Eficaz para nossa realidade local. Os contra-argumentos próprios das pessoas daqui, a alta do dólar, o fato de estarmos em um país em desenvolvimento, a desconfiança geral de instituições e a inexistência de avaliadoras de ongs nacionais são alguns do desafios que teremos que enfrentar futuramente. Hoje, ainda pequenos, somos seis membros ativos (um membro novo por mês, nada mal!), mas estamos cada vez mais organizados.

Entre palestras, eventos e produção de materiais já temos alguns planos para 2016. Assim, caso você more ou esteja passando por São Paulo, considere fazer uma visita em nossa próxima reunião, senão para juntar esforços, pelo menos para conhecer outras pessoas que, como você, estão interessadas em melhorar o mundo de forma eficaz. Caso você seja de outra região ou país e precise de alguma força na formação de seu grupo local, também adoraríamos lhe conhecer e ajudar.

Aproveito para agradecer o apoio, ideias e comprometimento de Silvia, Valeria , Priscila e Ronaldo e do Leo que comigo estão construindo a história do grupo paulista.


 

Texto de Thiago Tamosauskas

Anúncios

Um comentário sobre “A formação de um Grupo Local: Experiência em São Paulo

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s