9 Estratégias para doadores eficazes

donate

Você é generoso e bondoso. Você se preocupa com as outras pessoas e quer ajudá-las a ter vidas muito boas. Você quer ter um impacto positivo no mundo e doar com o seu coração para causas nobres. Você é muito boa pessoa!

No entanto, há um sentimento de dúvida que persiste no seu inconsciente quando você doa. Como pode saber que está doando para as causas certas? Como pode saber que está doando a quantidade certa e no momento certo? Como pode saber que as suas generosas doações de tempo e dinheiro, realmente, têm o tipo de impacto que você quer no mundo?

Mas, alguns doadores não têm essa dúvida. Estão confiantes de que dão para as causas certas, a quantidade certa e que estão recebendo o que pagaram com a sua generosidade e bondade. São doadores eficazes!

Quais são os seus segredos? Eles ainda ouvem seus corações — é isso que em primeiro lugar os faz querer doar — mas eles combinam o coração e a cabeça para dar de forma eficaz e evitar o arrependimento do doador. Você também pode ser um doador eficaz e estar realmente seguro que está a tomar as melhores decisões com a sua doação, seguindo nove estratégias simples.

1. Aja intencionalmente

Conhecimento é poder! Os doadores eficazes ajem intencionalmente ao tentar descobrir seus objetivos e estratégias de doação. Eles tiram algum tempo para decidir quais os objetivos que desejam alcançar através de sua generosidade. Pensam sobre o tipo de impacto que querem ter no mundo. Decidem quais são as causas mais importantes para eles — a pobreza, a doença, bem-estar animal — e as classificam por ordem de importância. Consideram o benefício de doações para instituições de meta-caridade que promovem em primeiro lugar a doação eficaz. Ora, esta classificação pode ser bastante difícil de conseguir e não há uma resposta certa, dado que depende dos seus valores. Siga esta estratégia e saberá que está doando para as causas que são certas para você!

2. Ouça a si mesmo

Outra regra que doadores eficazes usam para doar às causas corretas é quando se certificam que ouvem a si mesmos acima de todos os outros. Sabem que eles próprios devem determinar as suas decisões. Embora não deixem ninguém ditar-lhes o que fazer, eles ouvem e consideram as opiniões dos outros, e mudam seus mapas mentais da realidade com base em novas informações que não tinham antes. De fato, doadores eficazes são mestres em mudar de idéias mediante provas adequadas. No entanto, o fundamental é que eles fazem isso por suas próprias razões, não para agradar aos outros.

3. Faça um bom orçamento

Há tantas causas excelentes por aí que não é plausível você contribuir para todas elas. Os doadores eficazes evitam esse problema preparando um orçamento de doação! Decidem antecipadamente quanto querem gastar de seus recursos, tanto no que respeita ao tempo como ao dinheiro. Distribuem seus recursos pelas causas descritas acima, pela ordem de importância para eles. Se você mesmo fizer isso, vai ter a certeza de que está dando a quantidade certa!

4. Planejar com antecedência

Doadores eficazes planejam suas doações com antecedência. Sabem que a maioria das pessoas tendem a dar durante as férias de inverno, mas as instituições de caridade precisam de dinheiro ao longo de todo o ano. Assim, programam suas doações para contrariar o “efeito férias”. Eles também sabem que instituições de caridade têm maior benefício de doadores mensais que automatizam doações em suas contas bancárias ou cartões de crédito. Doadores mensais permitem que também as instituições de caridade planejem com antecedência e façam um uso mais eficaz de cada dólar. Outro benefício de doações mensais é que os doadores eficazes sentem emoções positivas a cada mês quando chegam as mensagens calorosas de agradecimento da organização sem fins lucrativos. Dado que tanto doar quanto experimentar gratidão são estratégias baseadas na ciência para melhorar a felicidade, os doadores eficazes são mais felizes! Da mesma forma, os doadores eficazes tiram proveito dos feriados para dar a organizações sem fins lucrativos. Ao usar esta estratégia, você pode garantir que está dando no momento certo, pela sua própria felicidade e satisfação, e para as instituições de caridade a que você doa.

5. Seja flexível

Doadores eficazes são flexíveis sobre a sua doação. Sabem que os seus recursos mudam com o tempo de formas inesperadas. Por exemplo, podem obter um bônus inesperado e decidir que têm mais para dar a cada mês. No entanto, podem ser demitidos e, em seguida, ter menos dinheiro para dar, mas mais tempo. Revêem seu orçamento de doação e planejam para ter certeza que este alinha com os seus recursos e prioridades. Você pode se comprometer a dar algo por mês, mas permitir-se a alterar este plano conforme suas circunstâncias mudarem. Fazer isso permitirá que você se certifique que continua a dar a quantidade certa e no momento certo, não importa o que aconteça.

6. Seja inteligente

Você é um cliente esperto. Você não compra a primeira coisa que vê na televisão ou na vitrine da loja. Você leva tempo para ganhar a confiança de que vai conseguir o que deseja, por exemplo, lendo comentários de sites bem conhecidos. Da mesma forma, doadores eficazes não dão à primeira instituição de caridade que coloca um comercial na televisão ou tem voluntários que vão de porta em porta, ou na rua, pedindo dinheiro. Na verdade, super-doadores sabem que a instituição de caridade que gasta seu dinheiro em comerciais e tempo voluntário a angariar doações não está usando esses recursos para fazer um impacto no mundo. Super-doadores leem as opiniões sobre instituições apresentadas pelos avaliadores de instituições de caridade respeitáveis. Por exemplo, a GiveWell fornece uma extensa pesquisa e faz recomendações para o tipo de instituições de caridade que tem o impacto mais poderoso e positivo no mundo em diversas áreas. The Life You Can Save providencia não só recomendações, mas também uma calculadora de impacto que pode ajudá-lo a ver imediatamente que tipo de impacto sua doação pode fazer! Usar essas táticas irá ajudá-lo a certificar-se de que tem o impacto desejado no mundo com a sua generosidade e bondade.

7. Seja eficaz

Você também pode ganhar confiança de suas decisões de compra falando com outros clientes inteligentes. Esses compradores ficam geralmente felizes em dar-lhe conselhos — eles se sentem bem ao ajudá-lo a tomar decisões de compra acertadas e por poder partilhar os seus conhecimentos! Da mesma forma, você pode conversar com doadores eficazes para garantir que suas generosas doações estão indo para o melhor lugar. Mais amplamente, eles podem compartilhar muitas estratégias de como ser um doador eficaz. Para falar com super-doadores, em pessoa ou online, simplesmente digite a frase “Altruismo Eficaz” em um mecanismo de busca. Altruístas eficazes praticam as estratégias descritas acima, e têm muitos encontros presenciais e fóruns virtuais onde discutem a doação eficaz. Formam grupos comunitários centrados em torno de ser um doador eficaz e ficariam felizes em compartilhar suas estratégias com você de como ser doador eficaz!

8. Comprometa-se

Não é fácil continuar a lembrar-se de fazer doações e superar essa parte de nós que quer manter o dinheiro para nós mesmos. Felizmente, há uma solução fácil para isso, que é usada por doadores eficazes! O compromisso prévio é uma estratégia psicológica para nos ajudar a garantir que o nosso eu futuro irá agir de acordo com nossos desejos atuais. Por outras palavras, você pode ajudar a garantir que o seu futuro eu irá continuar a fazer o tipo de doações que você quer fazer. A maneira mais fácil de fazer isso é assumir um compromisso público, como a The Life You Can Save propõe, de se comprometer a doar uma percentagem do seu rendimento a instituições de caridade.

9. Fique orgulhoso

camiseta

Doadores eficazes não estão apenas empenhados em doar intencionalmente, mas também se orgulham de fazê-lo! Espalham a mensagem dos benefícios de ser um doador eficaz aos seus conhecidos. Sabem que isso ajuda as outras pessoas a terem uma vida melhor ao livrarem-se daquela dúvida persistente do inconsciente e também ao canalizarem suas doações da forma mais eficaz. Seguindo esta estratégia, por exemplo, vestindo camisetas, como a que está acima, a partir de conversas com amigos e familiares, bem como partilhando este artigo com outros, tudo isso pode ajudar a multiplicar o tipo de impacto positivo que você tem no mundo!


Por Gleb Tsipursky,  publicado originalmente no Blogue TLYCS (em 29 de fevereiro, 2016)

Tradução de Thiago Tamosauskas. Revisão de José Oliveira.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s