Parabéns a Esther Duflo, Michael Kremer e Abhijit Banerjee pelo Prêmio Nobel

Por Kanika Bahl (The Life You Can Save)

NovelVs.Pobreza(19)fx

Um Nobel para acabar com a pobreza? (Arte digital: José Oliveira | Fotografias: Pixabay)

A Evidence Action felicita calorosamente Michael Kremer, Esther Duflo e Abhijit Banerjee por terem recebido recentemente o Prêmio Nobel de Ciências Econômicas. A nossa organização muito lhes deve pela sua pesquisa inovadora e o seu compromisso para compreender, com clareza científica, o que funciona (e não funciona) para melhorar a vida das pessoas mais pobres em todo o mundo. O fato de serem reconhecidos tem um significado especial para nós, pois o seu trabalho tem uma influência profunda no nosso próprio trabalho: A Evidence Action foi fundada para expandir as inovações apoiadas em provas rigorosas – garantindo que milhões de pessoas beneficiem de soluções comprovadas.

A pesquisa inicial de Kremer no Quênia sobre estratégias para melhorar os resultados da educação apurou, entre outras descobertas, que fornecer medicamentos de desparasitação gratuitos para crianças na escola poderia reduzir custo-eficazmente o absenteísmo escolar até 25%. Mais tarde, ele e seus colegas descobriram que os benefícios da desparasitação, para além dos melhores resultados em saúde e educação, se estendiam também para resultados econômicos de longo prazo – com crianças desparasitadas exibindo maiores rendimentos e rendimentos potenciais do que seus colegas não tratados. Em 2008, Kremer e Duflo formaram uma parceria para co-fundar a ONG Deworm the World Initiative [Iniciativa Desparasitar o Mundo] para transformar os resultados desta pesquisa rigorosa em impacto no mundo real. Mais tarde, a Deworm the World Initiative transformou-se na Evidence Action e estamos orgulhosos por colaborarmos no impacto resultante. Hoje, a iniciativa atinge mais de 280 milhões de crianças anualmente, a um custo médio de menos de 0,50 dólares por criança tratada.

Particularmente, Kremer também foi pioneiro nos ensaios da pesquisa que levou ao estabelecimento de um outro dos nossos programas emblemáticos – Dispensers for Safe Water [Dispensadores para Água Potável]. Esta pesquisa demonstrou claramente que o fornecimento gratuito de cloro nas fontes de água rurais está entre as formas mais custo-eficazes de fornecer acesso à água potável, reduzindo a diarreia e as mortes de crianças em comunidades rurais carentes. Hoje, a Dispensers for Safe Water aplica essa pesquisa, fornecendo acesso confiável e gratuito à água potável para aproximadamente 4 milhões de pessoas na zona rural da África Subsaariana. Inúmeros membros incluindo os três premiados, do Abdul Latif Jameel Poverty Action Lab (J-PAL), sediado no MIT, fundado por Duflo e Banerjee, conduziram pesquisas que influenciaram significativamente a concepção de ambos os programas, descobrindo que, para chegar a quem mais precisa de programas de saúde preventivos, as taxas de utilização devem ser reduzidas ou eliminadas.

Em todo o mundo, centenas de milhões de vidas foram melhoradas de forma mensurável graças aos esforços dos três vencedores do Prêmio Nobel. Ao sermos uma organização inspirada e influenciada pelo seu trabalho, somos apoiados por esse merecido reconhecimento e estamos entusiasmados ao vê-lo traduzir-se em uma atenção maior no alívio da pobreza com base em provas e no impacto mensurável adicional para as pessoas pobres em todo o mundo.

Você pode ler mais sobre a Evidence Action aqui e apoiar o seu trabalho aqui.


Publicado pela Evidence Action no Blog da The Life You Can Save, a 29 de outubro de 2019.

Tradução de Thiago Tamosauskas. Revisão José Oliveira.

Assine o Boletim Mensal

 

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s