O entendimento do altruísmo eficaz e dos seus princípios orientadores por parte do Centre for Effective Altruism

CEA.jpg

Center For Effective Altruism | Imagem retirada daqui.

O que é o altruísmo eficaz?

O altruísmo eficaz é sobre o uso de evidências e da razão para descobrir como beneficiar os outros, tanto quanto possível, e agir em conformidade.

O que é a comunidade do altruísmo eficaz?

A comunidade do altruísmo eficaz é uma comunidade global de pessoas que se preocupam profundamente com o mundo, que fazem com que uma parte significativa das suas vidas seja beneficiar os outros, e que usam evidências e a razão para descobrir a melhor forma de o fazer.

Colocar o altruísmo eficaz em prática significa agir de acordo com os seus princípios fundamentais:

Os princípios orientadores do altruísmo eficaz:

Dedicação aos outros:

Tomamos o bem-estar dos outros muito a sério e estamos dispostos a encetar uma acção pessoal significativa, a fim de beneficiar os outros. O que isso implica pode variar de pessoa para pessoa e, em última análise, cabe a cada indivíduo descobrir o que é para si essa acção pessoal significativa. Em cada caso, no entanto, o compromisso mais essencial do altruísmo eficaz é tentar, activamente, tornar o mundo um lugar melhor.

Mentalidade científica:

Esforçamo-nos por basear as nossas acções nas melhores evidências disponíveis e no raciocínio sobre como o mundo funciona. Reconhecemos a dificuldade em saber como fazer o maior bem e, portanto, tentamos evitar o excesso de confiança, para procurarmos críticas informadas dos nossos próprios pontos de vista, para estarmos abertos a ideias fora do comum e para encararmos seriamente pontos de vista alternativos.

Abertura:

Somos uma comunidade unida pelo nosso compromisso com estes princípios, e não com uma causa específica. O nosso objectivo é fazer tanto bem quanto pudermos, e avaliamos maneiras de fazer isso sem nos comprometermos à partida com qualquer causa em particular. Estamos abertos a concentrar os nossos esforços em qualquer grupo de beneficiários e a usar quaisquer métodos razoáveis para os ajudar. Caso bons argumentos ou evidências mostrem que os nossos planos actuais não são a melhor maneira de ajudar, mudaremos as nossas crenças e acções.

Integridade:

Porque acreditamos que a confiança, a cooperação e as informações precisas são essenciais para fazer o bem, esforçamo-nos para sermos honestos e dignos de confiança. Mais amplamente, esforçamo-nos para seguir estas regras de boa conduta que permitam às comunidades (e às pessoas que as constituem) prosperarem. Também valorizamos a reputação do altruísmo eficaz, e reconhecemos que as nossas acções têm reflexos sobre ela.

Espírito colaborativo:

Afirmamos o compromisso de construir um ambiente amigável, aberto e acolhedor em que muitas abordagens diferentes possam florescer e no qual uma ampla gama de perspectivas possa ser avaliada pelos seus méritos. A fim de incentivar a cooperação e a colaboração entre pessoas de circunstâncias e com formas de pensar muito diferentes, resolvemos tratar gentil e respeitosamente as pessoas com diferentes visões do mundo, valores, origens e identidades.

As organizações seguintes desejam expressar o seu apoio a estas definições e princípios orientadores:

  • .impact
  • 80,000 Hours
  • Animal Charity Evaluators
  • Charity Science
  • Effective Altruism Foundation
  • Foundational Research Institute
  • Future of Life Institute
  • Raising for Effective Giving
  • The Life You Can Save

Para além destas, alguns indivíduos expressam o seu apoio:

  • Elie Hassenfeld da GiveWell e do Open Philanthropy Project
  • Holden Karnofsky da GiveWell e do Open Philanthropy Project
  • Toby Ord do Future of Humanity Institute
  • Peter Singer
  • Nate Soares do Machine Intelligence Research Institute

Isto não representa uma lista exaustiva de todas as organizações ou pessoas envolvidas no altruísmo eficaz. Queremos convidar quaisquer outras organizações a apoiar os princípios orientadores acima, se o desejarem, escrevendo-nos para hello@centreforeffectivealtruism.org.


O Centre for Effective Altruism ajuda a desenvolver e a manter o movimento do  altruísmo eficaz. A nossa missão é:

  • Criar uma comunidade global de pessoas que façam da ajuda aos outros uma parte essencial das suas vidas e que usem evidências e o raciocínio científico para descobrir como fazê-lo o mais eficazmente possível; e
  • Fazer do avanço do bem-estar de todos um projecto intelectual mundial, fazendo pela busca do bem o que a Revolução Científica fez pela busca da verdade.

Texto publicado por William MacAskill no Effective Altruism Forum, a 8 de Março de 2017

Tradução de José Oliveira.

Guardar

Guardar

Guardar

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s