Against Malaria Foundation [Fundação Contra a Malária]

Site The Life You Can Save

AMF

Será a AMF uma das melhores ONGs do Mundo? (Arte digital: José Oliveira | Fotografia: Pixabay)

A Against Malaria Foundation (AMF) trabalha para prevenir a propagação da malária através da distribuição de mosquiteiros tratados com insecticida de longa duração para populações vulneráveis nos países em desenvolvimento. A AMF tem actuado em 36 países da África, Ásia e América do Sul, com incidência particular na África subsariana.

A AMF examina pedidos de redes feitos por organizações locais para determinar onde farão o maior bem. Em seguida, compra redes a granel e coordena a distribuição através de organizações parceiras locais, assegurando que as comunidades sejam educadas na prevenção da malária, no uso adequado das redes e no tratamento. Desde a sua fundação em 2004, a AMF angariou mais de 82 milhões de dólares – o suficiente para comprar e distribuir 30 milhões de redes. Até à data, a AMF distribuiu ou está em processo de distribuição de mais de 19 milhões de redes e está no processo de avaliar a distribuição de mais 11 milhões.

O Problema

A malária é uma doença mortal muito disseminada, concentrada em regiões equatoriais – principalmente na África subsariana, onde ocorrem noventa por cento das mortes relacionadas com a malária. Todos os anos, 200 milhões de pessoas ficam infectadas com a malária. Desses casos, a doença será fatal para 438 000 pessoas. Setenta por cento dessas mortes são de crianças menores de cinco anos, fazendo da malária uma das principais causas de mortalidade infantil em África. Mesmo quando não é fatal, a malária pode prejudicar o desenvolvimento cognitivo das crianças. Em muitos países em desenvolvimento, a malária é a principal causa de morte das mulheres grávidas.

A Solução

Mosquiteiros com insecticida de longa duração. A doença é transmitida por mosquitos durante a noite, enquanto as pessoas dormem. A melhor maneira de o evitar é usar redes com insecticida de longa duração (LLINs): Colocadas sobre as camas, essas redes são extremamente eficazes para matar os insectos e prevenir a infecção. Estudos mostram que os mosquiteiros, quando utilizados adequadamente, são ainda mais eficazes na prevenção da transmissão da malária do que as vacinas experimentais. Com uma série de distribuições eficazes ao longo de uma década, a malária pode ser controlada e as taxas de infecção mantidas baixas a longo prazo.

Em que medida a AMF é diferente das outras instituições de caridade

A AMF financia mosquiteiros e garante que sejam distribuídos e utilizados por aqueles que são mais vulneráveis ​​à infecção pela malária. Ao contrário dos distribuidores de redes tradicionais, a AMF monitoriza activamente o uso das redes para garantir que estas sejam usadas de forma correcta, inclusivamente sendo colocadas onde são necessárias – sobre as cabeças e sobre as camas. Sem uma monitorização adequada, as redes distribuídas por métodos tradicionais podem ocasionalmente ser usadas indevidamente para uma variedade de outros fins. Em 2014, a AMF introduziu a tecnologia de smartphones para tornar a monitorização ainda mais custo-eficaz, reduzindo a burocracia e aperfeiçoando o rastreio.

As razões da eficácia da AMF

Custo-eficácia

Uma rede da AMF custa 2,50 dólares, o que em média protegerá duas pessoas até quatro anos. 100% das doações vão para a compra de redes.

Monitorização e avaliação eficazes

A AMF reúne 12 meses de dados de pesquisa para estabelecer a necessidade de redes antes da distribuição e continua a rastrear as taxas de infecção por três a quatro anos após a distribuição. Também monitoriza o uso e as condições das redes, visitando cerca de 5% das famílias receptoras para fazer relatórios de acompanhamento aleatórios.

Economicamente benéfico

Menores taxas de incidência de malária ajudam mais crianças a permanecer na escola e mais adultos a continuar a trabalhar, o que estimula as economias em desenvolvimento. Por cada dólar gasto na luta contra a malária, o PIB de África melhora em pelo menos 6,75 dólares – e por algumas estimativas muito mais.

Resultados comprovados

A acção bem planeada contra a malária mostrou ser extremamente bem-sucedida: desde 2000, as taxas de mortalidade caíram 47% no mundo e 54% na Região Africana da OMS.

Custos gerais excepcionalmente baixos

A AMF tem apenas três funcionários a tempo inteiro. Graças ao apoio de patrocinadores para outros custos, 100 por cento das doações recebidas do público vão para financiar a compra das redes.

Projectado para o impacto a longo prazo

A AMF garante que as comunidades locais sejam educadas sobre o uso adequado das redes, sobre a prevenção e o tratamento da malária. Distribui redes através de campanhas de “cobertura universal”.

Alto Impacto

O que poderia conseguir através da Against Malaria Foundation? Insira um valor [seguindo a ligação] e descubra!
Calcular

Responsabilização e sustentabilidade da AMF

A AMF foi nomeada uma das melhores instituições de caridade pela The Life You Can Save, pela GiveWell, pela Giving What We Can e pela Focusing Philanthropy. A Organização Mundial da Saúde (OMS) promove o uso de redes com insecticida de longa duração, como a maneira mais eficaz de evitar a propagação da malária, quando adequadamente utilizadas.

A AMF publica dados exaustivos de pré-distribuição, pós-distribuição e financeiros no seu site, incluindo índices de casos de malária e resultados de pesquisas. Os seus registos financeiros são facilmente acessíveis, e os doadores até podem solicitar e receber informações sobre o local onde a sua doação específica irá ser usada.

Perguntas Frequentes

Como irá a AMF usar a minha doação?

Cem por cento das doações públicas são usadas para comprar redes. Os custos administrativos reduzidos da AMF são cobertos por um pequeno grupo de doadores privados, enquanto que os custos de distribuição são cobertos por parceiros no terreno.

Como sei se os beneficiários da AMF irão usar as redes adequadamente?

As distribuições das redes são acompanhadas por programas de educação sobre malária apresentadas por líderes de saúde locais, incluindo informações sobre o uso eficaz das redes. As pesquisas de acompanhamento mostram consistentemente que a educação é eficaz: por exemplo, seis meses depois de uma distribuição no distrito de Ntcheu, no Malawi, mais de 90% das redes ainda estavam a ser usadas adequadamente, com 99% ainda em boas condições.

Mas os mosquitos não irão depois atacar durante o dia?

A maioria esmagadora dos mosquitos portadores de malária mordem as pessoas à noite, normalmente entre as 10 e as 2 da manhã.

Não podemos em vez disso tratar as pessoas infectadas?

O tratamento pode ser muito eficaz, mas é difícil fornecê-lo consistentemente nas regiões rurais dos países em desenvolvimento. Cerca de meio milhão de pessoas ainda morrem de malária por ano.

Não haverá em breve uma vacina contra a malária?

Os estudos mostram resultados promissores de uma vacina experimental contra a malária, mas as redes anti-malária ainda são o meio mais eficaz para prevenir a transmissão da malária.

A minha doação é dedutível nos impostos?

A AMF tem sede no Reino Unido, onde os doadores podem requerer o Gift Aid nas suas doações. As doações também são dedutíveis nos impostos na Austrália, Bélgica, Bulgária, Canadá, Croácia, França, Alemanha, Hungria, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Holanda, Nova Zelândia, Polónia, Portugal, Roménia, Eslováquia, Eslovénia, África do Sul, Espanha, e os EUA. Veja mais informações sobre o estatuto de instituição de caridade da AMF nesses países.

Mais Informação

Recursos

Vídeo de uma distribuição de redes em Kadokolene, Uganda.

Sobre nós

A The Life You Can Save é um movimento de pessoas que lutam contra a pobreza extrema. Consideramos que uma vida ética envolve o uso de alguns dos nossos bens e recursos para salvar e melhorar a vida daqueles menos afortunados do que nós.


Página sobre a Against Malaria Foundation no site da The Life You Can Save – visitada em 22 de Outubro de 2017.

Tradução José Oliveira.

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s