9 Efeitos Positivos de Doar Dinheiro à Caridade

Por Jay Robertson (Blogue da The Life You Can Save)

Doar_traz_felicidade

Doar traz felicidade? (Arte digital: José Oliveira | Fotografias: Pixabay)

De acordo com um relatório divulgado recentemente pelo Atlas of Giving1, após um ano extraordinário de doações à caridade em 2014, as perspectivas para este ano são mais fracas. Na verdade, a doação baseada nos EUA poderá diminuir até 3,2% por uma variedade de razões — incluindo o aumento das taxas de juro, uma possível correcção do mercado de acções e o contínuo declínio na remuneração laboral. Mas apenas porque certos factores económicos podem ter um impacto na doação, isso não significa que deva adiar os seus próprios esforços de caridade. Poderá ficar surpreendido ao saber que, em última análise, poderá caber-lhe a si a colheita de algumas das melhores recompensas da sua doação. Aqui estão nove efeitos positivos de doar à caridade.

1.  Sentir mais satisfação

Na pesquisa realizada pelos Institutos Nacionais de Saúde2, os participantes que optaram por doar uma parcela dos 100 dólares que receberam, sentiram satisfação pela activação dos centros de prazer no cérebro. Embora esta pesquisa tenha sido controlada e científica, mostrou que a doação de dinheiro simplesmente faz com que se sinta melhor, o que é algo de que todos podemos beneficiar.

2. Ajudar quem necessita

Não vivemos num mundo perfeito, e nunca haverá um momento perfeito para doar — mas há sempre pessoas por aí fora que precisam de ajuda. Seja o caso das taxas de juro que estão a aumentar, da economia em declínio, ou mesmo se estiver a enfrentar dificuldades financeiras, a realidade é que quando doa o seu dinheiro, está a ajudar os outros que precisam.

Doe agora

3. Obter uma dedução fiscal

Se doar a uma instituição de caridade aprovada pelo IRS [Br. Receita Federal], pode descontar as doações na sua declaração de impostos. Contudo, aplicam-se certas restrições. Para saber mais sobre isso, e também se uma instituição de caridade em particular tem aprovação do IRS ou não, verifique o site do IRS ou a lista de factos sobre a dedutibilidade fiscal da The Life You Can Save. Doar o seu dinheiro é uma óptima maneira de reduzir a quantidade de dinheiro que envia ao governo e, para além disso, é por uma boa causa.

4. Dar mais significado à sua vida

Quando doa dinheiro à caridade, está a criar oportunidades para conhecer novas pessoas que acreditam nas mesmas causas que o inspiram a si. Isso, e ter um impacto real nessas causas, pode dar mais significado à sua vida quotidiana. Se tem estado preso à rotina, seja a nível pessoal ou profissional, às vezes o simples acto de doar dinheiro pode ser o suficiente para revigorar a sua vida.

5. Promover a generosidade nos seus filhos

Quando os seus filhos o vêem a doar dinheiro, ficarão muito mais propensos a adoptar uma mentalidade de doação à medida que crescerem. Eu escrevo por experiência pessoal. Doei dinheiro a várias instituições de caridade ao longo dos anos e sempre me certifiquei de informar o meu filho de oito anos sobre os meus esforços. No último Natal, quando andávamos às compras num centro comercial, ele viu um quiosque de uma instituição de caridade e, em vez de gastar algum do dinheiro destinado a presentes de Natal, perguntou se poderíamos ajudar uma criança com fome no estrangeiro. Inscrevemo-nos naquele instante. Faça o mesmo com os seus filhos e poderá ver resultados semelhantes.

6. Motivar amigos e familiares

Quando permite que os seus amigos e familiares saibam sobre as suas doações à caridade, estes podem encontrar nisso mais motivação para realizar os seus próprios esforços para doar. É preciso uma comunidade inteira para fazer face a questões como a pobreza mundial, o avanço científico e a educação infantil. Despertar paixões nas pessoas ao seu redor é um efeito tangível e muito positivo da sua própria doação.

7. Perceber que cada pequena ajuda conta

Não precisa de 10 mil dólares para fazer a diferença na vida de alguém. Nos países em desenvolvimento, até mesmo apenas uns poucos dólares podem resultar numa semana de refeições para uma criança faminta, em cuidados médicos muito necessários, e até mesmo na melhoria da escolaridade. Não pense apenas na sua doação em dinheiro a partir de uma perspectiva económica americana. Muitas vezes, esse dinheiro pode ir muito longe noutros lugares do mundo.

8. Melhorar a gestão de dinheiro pessoal

Caso agende uma doação de 100 dólares por mês para uma instituição de caridade específica, isso pode motivá-lo a estar mais atento às suas próprias finanças num esforço para garantir que não falha ou não se atrasa nas suas doações mensais. Qualquer coisa que faça com que preste mais atenção à sua conta bancária é uma coisa boa — especialmente quando isso ajuda aqueles que precisam.

9. Doar, caso não possa ser voluntário(a)

Isto pode não ser necessariamente um efeito positivo das doações de caridade, mas caso esteja muito ocupado para ser voluntário(a) ou de outra forma doar o seu tempo, dar dinheiro é a solução perfeita. Nunca pense que não pode melhorar a vida de alguém, ou o próprio mundo, se a sua agenda pessoal ou profissional não lhe permitir dispensar tempo. Passar um cheque é uma maneira simples de mostrar que está disposto a ajudar os outros de qualquer maneira que puder.

Caso não tenha a certeza para onde doar o seu dinheiro, veja a lista de instituições de caridade recomendadas pela The Life You Can Save. Concentrando-se nos países em desenvolvimento e naqueles que vivem em pobreza extrema, a The Life You Can Save recomenda algumas das melhores instituições de caridade para enviar o seu dinheiro e ter o maior impacto. Além disso, quase todas as instituições de caridade recomendadas pela The Life You Can Save são elegíveis para deduções fiscais pessoais. Em alternativa, poderá fazer uma doação directamente à The Life You Can Save, o que a ajuda nos seus esforços para melhorar a vida das pessoas necessitadas. Compreender os efeitos positivos da doação de dinheiro à caridade é importante — quando começar, certifique-se apenas que tem as pessoas certas do seu lado.

Conhece outros efeitos positivos de doar dinheiro à caridade?

Sinta a alegria de ajudar agora!

Referências:
1. http://www.atlasofgiving.com/atlas/9564728G/9564728G_12_14.pdf
2. http://www.nih.gov/researchmatters/june2007/06222007altruist.htm


Texto de Jay Robertson, publicado originalmente no blogue da The Life You Can Save a 13 de Julho de 2015.

Tradução de José Oliveira.  Adaptação para Br. por Lara André.

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s