Celebramos 10 anos de Giving What We Can!

Por Julia Wise (Giving What We Can)

GWWC a crescer.fx

10 anos de Giving What We Can (Arte digital: José Oliveira | Fotografias: Pixabay)

 

Na Giving What We Can comemoramos hoje o nosso décimo aniversário!

Screen_Shot_2019-11-05_at_4.32.45_PM

Desde Novembro de 2009, passamos de 23 membros para mais de 4000. Juntos, doamos mais de 125 milhões de dólares a instituições de caridade eficazes e assumimos o compromisso de doar mais de 1,5 mil milhões (Br.1,5 bilhão).

Aqui está a evolução do número de membros durante esse período:

graf10GWWC

Esta palestra de Toby Ord sobre o início da Giving What We Can poderá ser do seu agrado.

Eis alguns trechos dessa palestra, começando com uma tarefa académica de um ensaio de filosofia:

Num desses ensaios que fiz, olhei para a lista de tópicos e vi um tópico interessante sobre a pobreza global… Este nunca fora antes muito central para mim, e tinha passado algumas semanas apenas a observar essas questões, e tinha mesmo que enfrentá-las… Isso fez-me pensar, sim, eu deveria fazê-lo, deveria fazer disto uma parte central da minha vida. Assumi um compromisso de doar a maior parte do meu dinheiro ao longo da minha vida e a viver com um rendimento limitado.

Em 2006, decidi que precisava criar algum tipo de organização para ajudar outras pessoas a fazer o mesmo também. As pessoas entraram em contacto comigo dizendo: “Quero juntar-me a ti para fazer o mesmo” e eu precisava de alguma maneira de fazer com que isso funcionasse. Tive a ideia de uma organização que envolvesse dar mais e dar de maneira mais eficaz, mas não tinha todas as peças.

Finalmente conheci alguém com um espírito realmente semelhante… com a presença do Will, as coisas realmente dispararam.

Não tínhamos certeza de como seria a recepção… muitas pessoas pensaram, isto nunca irá arrancar, pois não? Estavam entusiasmadas ao falarem comigo e pensavam que era uma ideia interessante, mas continuavam a dizer: ninguém irá realmente fazer isto, pois não? Tínhamos 23 pessoas naquele momento, os nossos membros fundadores que tinham assumido esse compromisso de 10%.

Mais pessoas queriam participar. Cheguei à mesa de jantar e comecei a enviar formulários para as pessoas… o número dos nossos membros começou a crescer muito rapidamente.

Um momento realmente surpreendente foi quando eu estava em Seattle numa reunião em que estávamos a repensar o ano de vida ajustado à incapacidade, o DALY, mudando a definição e melhorando-a. E eu notei que naquela reunião de cerca de 20 pessoas, cerca de um quarto das pessoas que estavam a tomar essa decisão eram membros da Giving What We Can. É simultaneamente um movimento de base, mas também tem muito apoio de pessoas que estão realmente no centro da relação custo-eficácia e definição de prioridades no mundo.

Penso que ambas são realmente lições de humildade, ver o quanto cresceu… quantas pessoas se juntaram, dispostas a aplicar realmente o seu dinheiro em vez de se ficarem pelas intenções no que diz respeito a ajudar o mundo.

Algumas fotografias do evento de lançamento há 10 anos:

Screen_Shot_2019-11-05_at_4.30.48_PM

Screen_Shot_2019-11-05_at_4.31.24_PM

A todos os nossos membros, quer estejam connosco há uma década ou quer tenham acabado de se juntar a nós: obrigado. Sentimo-nos inspirados por saber que estão por aí, colocando os vossos valores em acção. É com agrado que contamos com muitos mais anos na vossa companhia!


Publicado originalmente por Julia Wise na Giving What We Can, a 14 de Novembro de 2019.

Tradução de José Oliveira.

Assine o Boletim Mensal

 

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s