Projecto de Eliminação da Exposição ao Chumbo (GWWC)

Por Giving What We Can 

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A tinta envenena as crianças? (Arte digital: José Oliveira | Fotografia: Jack Douglass)

Lead Exposure Elimination Project

Promoção de políticas face ao Chumbo

O Lead Exposure Elimination Project [Projecto de Eliminação da Exposição ao Chumbo] (LEEP) promove políticas eficazes para eliminar o envenenamento por chumbo em todo o mundo. Actualmente, o seu objectivo é acabar com a venda e o fabrico de tintas com chumbo em todo o mundo.

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Causa em que intervém: Melhorar o bem-estar humano

Em que problema está a trabalhar o Lead Exposure Elimination Project (LEEP)?

Estima-se que 815 milhões de crianças — uma em cada três — em todo o mundo tenham níveis perigosos de chumbo nas suas correntes sanguíneas, o que pode prejudicar o seu desenvolvimento cognitivo e limitar o seu potencial futuro. 94% destas crianças encontram-se em países de baixo e médio rendimento. Além disso, os efeitos adversos para a saúde relacionados com o envenenamento por chumbo são responsáveis por 1% da carga global de doenças, incluindo a causa de 1 milhão de mortes prematuras por ano.

O que é que o LEEP faz?

A missão do LEEP é eliminar o envenenamento por chumbo na infância e melhorar a saúde, o bem-estar e o potencial das crianças em todo o mundo. Os seus programas de tintas têm como objectivo fazer com que a tinta com chumbo deixe de estar disponível no mercado através de uma abordagem em cinco etapas:

  1. Envolvimento das partes interessadas: Desenvolver uma compreensão do contexto local e iniciar conversações de colaboração com as partes interessadas do governo e da indústria.
  2. Efectuar um estudo das tintas: Determinar se estão disponíveis no mercado tintas à base de chumbo.
  3. Sensibilização do governo: Partilhar a sua investigação com os ministérios governamentais relevantes e procurar obter compromissos para uma nova regulamentação ou para a aplicação da regulamentação existente.
  4. Sensibilização do sector: Prestar assistência técnica aos fabricantes para lhes permitir mudar para tintas sem chumbo.
  5. Realizar um estudo de acompanhamento das tintas: Logo que os regulamentos são implementados ou aplicados, efectuam outro estudo para garantir que as tintas à base de chumbo foram substituídas com êxito.

Nos últimos três anos, o LEEP tem feito o seguinte:

  • Obteve compromissos governamentais de implementação de regulamentos em dez países e trabalhou com sete outros governos.
  • Recebeu relatórios em cinco países de fabricantes que representam mais de 50% da quota de mercado de tintas com chumbo (nesse país) que estão a reformular as suas tintas para não conterem chumbo.
  • Lançaram programas de eliminação de tintas com chumbo em dezoito países e concluíram estudos sobre tintas em treze países.
  • Exploraram intervenções que abordam outras fontes de exposição ao chumbo, nomeadamente através da realização de investigação de definição de prioridades, de estudos sobre o teor de chumbo das especiarias e da defesa de limites regulamentares para o chumbo nos cosméticos.

Se os progressos continuarem como previsto, o LEEP estima que estes programas reduzirão o envenenamento por chumbo em dezenas de milhões de crianças.

Desde de Dezembro de 2023 que o LEEP atingiu o seu objectivo de angariação de fundos para 2024, o que lhe permitirá lançar programas na área das tintas em aproximadamente dez novos países e dar continuidade aos programas existentes.

Porque é que o LEEP é uma das nossas instituições de caridade com melhor classificação? *

Já tínhamos incluído o LEEP como uma das nossas instituições de caridade recomendadas com base na avaliação do Founders Pledge que salientava a sua relação de custo-eficácia. O Founders Pledge concluiu que:

  • O LEEP tem sido muito bem sucedido na defesa desta causa.
  • O LEEP é extremamente custo-eficaz  — o Founders Pledge estima que custa 1,66 dólares para evitar a exposição de uma criança ao chumbo (em valor esperado), o que faz do LEEP uma das suas instituições de caridade mais custo-eficazes.
  • O LEEP conta com uma equipa excepcional.

Outros indicadores da eficácia do LEEP incluem:

  • O LEEP é uma das duas organizações que a Rethink Priorities recomendou no seu relatório de 2021 para aqueles que pretendem financiar o trabalho directamente relacionado com a exposição ao chumbo. 
  • O LEEP recebeu financiamento da Schmidt Futures e da Founders Pledge. 
  • O LEEP efectuou uma análise preliminar da relação de custo-eficácia do seu programa de tintas no Malawi, e esta sugere que as intervenções do LEEP são altamente custo-eficazes e têm impacto (em valor esperado). No entanto, o LEEP é uma organização em fase inicial, com dados de impacto limitados, e reconhece as incertezas das suas estimativas — algumas das quais são explicadas aqui. Os potenciais doadores são encorajados a entrarem em contacto com o LEEP se quiserem discutir as incertezas com maior profundidade.

Tenha em atenção que a GWWC não avalia instituições de caridade individuais. As nossas recomendações baseiam-se na investigação de avaliadores de instituições de caridade independentes, centrados no impacto, que a nossa equipa de investigação considerou serem particularmente adequados para ajudar os doadores a fazerem o maior bem por cada dólar, de acordo com as suas recentes investigações de avaliação. Os outros programas que apoiamos são aqueles que se alinham com o nosso objectivo de caridade — estão a trabalhar num problema de grande impacto e adoptam uma abordagem razoavelmente promissora (com base em informações publicamente disponíveis).

Na Giving What We Can, concentramo-nos na eficácia do trabalho de uma organização — o que a organização está realmente a fazer e se os seus programas estão a fazer uma grande diferença. No âmbito da recomendação de instituições de caridade outros concentram-se, em vez disso, no rácio entre os custos administrativos e os gastos com os programas, parte do que chamamos de “mito das despesas gerais”. Veja porque é que as despesas gerais não apresentam a visão global e fique a conhecer melhor a nossa abordagem à avaliação de instituições de caridade.

* Dispomos de vários graus de informação sobre a relação de custo-eficácia dos programas que apoiamos. Temos mais informações sobre os programas que os avaliadores centrados no impacto analisaram (alguns dos quais a nossa equipa de investigação espera investigar em breve como parte das suas investigações de avaliadores), bem como sobre os programas que incluímos anteriormente na nossa lista de instituições de caridade recomendadas. Pensamos que é importante partilhar a informação que temos com os doadores, pois esperamos que seja útil para as suas decisões de doação, mas não queremos que os doadores atribuam um peso excessivo ao grau de partilha de informação sobre algumas instituições de caridade em detrimento de outras. Por isso, queremos esclarecer duas coisas:

  • Quando incluímos informações sobre a relação de custo-eficácia de uma organização, estas podem não ser as únicas provas existentes. É simplesmente a prova que a equipa de investigação da GWWC tem disponível neste momento.
  • Quando não incluímos informações sobre a relação de custo-eficácia de uma organização, isso não significa necessariamente que não existam tais informações. No entanto, significa que a equipa de investigação da GWWC não tem conhecimento de mais informações neste momento.


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