Fundo para Mulheres e Meninas

Como ajudar mulheres e meninas? (Arte digital: José Oliveira | Fotografia: TLYCS)

O Fundo para Mulheres e Meninas destina-se a pessoas doadoras que pretendam contribuir especificamente em intervenções que incidam sobre o fardo desproporcionado da pobreza extrema a que as mulheres e as meninas estão sujeitas. O apoio a instituições de caridade centradas nas questões de género pode ajudar a reformular as normas de género em todo o mundo, promover a inclusão e a segurança das mulheres e aumentar o acesso aos cuidados de saúde materna e aos serviços de planeamento familiar. Ao apoiar mulheres e meninas, a saúde, a segurança e a economia de comunidades inteiras são melhoradas.

Faça um Donativo

Seleccione o seu país e moeda. Os donativos são dedutíveis nos impostos no país seleccionado.

Principais pontos fortes:  Grau de impacto, Longevidade

Indicadores do Índice de Pobreza Multidimensional: Mortalidade infantil, Anos de escolaridade, Frequência escolar, Património

Outros resultados importantes: Segurança física, Violência contra mulheres e meninas, Taxas de gravidez precoce, Recurso a cuidados de saúde, Melhores resultados de aprendizagem, Matrículas escolares

“A The Life You Can Save tem dado à Fistula Foundation um apoio vital desde a sua fundação. Estamos a fornecer quase três vezes mais cirurgias que transformam a vida de mulheres necessitadas por comparação com o que fazíamos há uma década e a The Life You Can Save tem contribuído muito para esse sucesso partilhado.”

– Kate Grant, Directora Executiva da Fistula Foundation
 Uma beneficiária do nosso Fundo para Mulheres e Meninas

 

Por que razão se deve fazer um donativo ao Fundo para Mulheres e Meninas?

As melhorias gerais no domínio da saúde e do desenvolvimento a nível mundial não são, por si só, suficientes para reduzir o impacto desproporcionado da pobreza extrema nas mulheres; temos de nos concentrar em soluções que tornem o mundo mais equitativo para 50% da nossa população mundial. As mulheres carecem frequentemente de acesso a serviços de saúde, o que conduz a fracas consequências a nível materno e na integração nas suas comunidades após ferimentos no parto traumatizantes e estigmatizados. A nível mundial, cerca de dois terços dos adultos analfabetos são mulheres e estas são frequentemente as principais responsáveis pelo trabalho de assistência não remunerado, o que limita a sua capacidade de participar em actividades geradoras de rendimentos. Com base em dados do Fórum Económico Mundial, em média, as mulheres ganham apenas 77 cêntimos por cada dólar ganho pelos homens em todo o mundo. Além disso, quase um terço das mulheres e meninas com 15 anos ou mais foram vítimas de violência física ou sexual. Embora estas estatísticas sejam terríveis, os estudos demonstram que os programas levados a cabo pela comunidade ao longo de um a três anos têm conseguido reduzir significativamente as taxas de violência através da mudança de atitudes e normas individuais, interpessoais e comunitárias em matéria de género. Provas sólidas através de estudos aleatórios controlados também demonstraram que esses programas reduzem em um terço a probabilidade de as mulheres serem vítimas de violência, com efeitos que podem persistir por muitos anos.

Percentagem de mulheres que se prevê poderem morrer de causas relacionadas com a gravidez, 2017

A probabilidade de uma menina de 15 anos acabar por morrer de uma causa relacionada com a gravidez, assumindo níveis constantes de mortalidade materna e de número de filhos por mulher.

Fonte dos dados: Organização Mundial da Saúde (via Banco Mundial) — OurWorldInData.org/maternal-mortality | CC BY


Qual é o impacto pretendido do Fundo para as Mulheres e  Meninas?

  • Realizar programas baseados em provas e geridos por membros da comunidade para reduzir a violência contra as mulheres.
  • Contribuir para os currículos escolares e para as campanhas nos meios de comunicação social que abordam a violência de género para reverter as normas culturais patriarcais, aumentando as taxas de conclusão de estudos das meninas e o acesso aos cuidados de saúde.
  • Identificar as meninas que não frequentam a escola em comunidades remotas e ajudá-las a reingressar no ensino, trabalhando com as famílias e as comunidades para reverter preconceitos de género profundamente enraizados e normas culturais patriarcais.
  • Prestar serviços de saúde eficazes, como o acesso à contracepção, que facilita a autonomia do corpo e o planeamento familiar. 
  • Realizar cirurgias de fístula obstétrica com uma boa relação custo-eficácia e programas de reintegração pós-cirúrgica, que ajudam as mulheres a recuperar a sua posição nas suas famílias e comunidades após lesões traumáticas no parto.

Como é que medimos o impacto?

A nossa equipa de investigação trabalha em estreita colaboração com as organizações sem fins lucrativos que recomendamos, monitorizando activamente os seus progressos relativamente aos principais resultados. Estes resultados abrangem várias dimensões e indicadores do Índice de Pobreza Multidimensional. Em particular, este fundo centra-se nos resultados que afectam desproporcionalmente as mulheres e as meninas, tais como a violência entre parceiros íntimos, as normas de género que impedem as meninas de ir à escola e a saúde materna e infantil. Exploramos as fontes de métricas de impacto, desde dados internos de monitorização e avaliação até avaliações externas de impacto, incluindo estudos controlados aleatórios. Ao avaliar o impacto das nossas instituições de caridade recomendadas e ao projectar o seu potencial futuro, analisamos a convergência de provas de diversas fontes, incluindo avaliações externas e a literatura mais vasta sobre intervenções específicas. Além disso, avaliamos o impacto das nossas doações e a sua capacidade de reforçar o ecossistema de organizações de elevado impacto. Certas questões são fundamentais para estas avaliações, tais como: 

  • As nossas doações atingem efectivamente os objectivos pretendidos? 
  • As nossas organizações sem fins lucrativos recomendadas estão a fazer progressos tangíveis em relação aos seus objectivos numa base anual? 
  • Estas organizações são capazes de assegurar financiamento adicional e expandir o alcance dos seus programas? 

A expansão bem sucedida e o aumento do apoio financeiro das instituições de caridade que recomendamos são indicadores de sucesso para a nossa equipa.

Saiba mais sobre como medimos o impacto

Para saber mais sobre o nosso processo de investigação e avaliação, consulte as seguintes ligações:


Como funciona o Fundo para Mulheres e Meninas?

A nossa equipa de investigação estabelece objectivos de financiamento anuais para cada instituição recomendada através da nossa contínua monitorização, avaliação e entendimento das necessidades de financiamento do nosso fundo de recomendações. Estes objectivos determinam a percentagem atribuída a cada instituição de caridade no âmbito do fundo.

Analisamos activamente os objectivos de financiamento e determinamos a atribuição de fundos de seis em seis meses. Tem a opção de doar 100% a instituições de caridade – ou enviar 90% do seu donativo para as instituições de caridade e 10% para as nossas operações. Damos esta opção porque não cobramos taxas às pessoas doadoras, em vez disso, angariamos fundos para as nossas próprias operações separadamente.

Leia as actuais dotações do Fundo para Mulheres e Meninas.


Quem são os beneficiários do Fundo para Mulheres e Meninas e qual é o seu impacto demonstrado?

Seleccione uma Instituição de Caridade


Gestores dos fundos

A nossa equipa trabalha para recomendar donativos de grande impacto. Contacte-nos se tiver dúvidas sobre a doação ao Fundo para Mulheres e Meninas.

Akhil Bansal

Akhil Bansal

Consultor de investigação 

Ilona Arih

Ilona Arih

Consultora de investigação 

Katie Stanford

Katie Stanford

Diretora de Investigação 

Matias Nestore

Matias Nestore

Associado de investigação e avaliação 

“Ninguém cometeu um erro maior do que aquele que não fez nada porque só podia fazer um pouco.”

– EDMUND BURKE

Fundos adicionais que podem ser do seu interesse:

Fundo para a Educação 

Fundo para a Saúde 

Fundo para Maximizar o seu Impacto 

Fundo para a Qualidade de Vida 

Receba actualizações para tornar as suas doações mais custo-eficazes e impactantes.

Subscrever

*Sim, gostaria de subscrever a vossa newsletter e receber mais mensagens de correio electrónico com as vossas últimas notícias. Compreendo que posso cancelar a subscrição em qualquer altura e concordo com a vossa Política de Privacidade



Descubra mais sobre Altruísmo Eficaz

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário