Por Sofia Fogel (EA Forum)
.

Os animais têm consciência? (Arte digital: José Oliveira | Foto: Jonathan Kemper)
.
Nos últimos dez anos, registaram-se rápidos avanços na ciência da cognição e do comportamento animal. Resultados impressionantes sugeriram a existência de vidas interiores surpreendentemente ricas num vasto leque de animais, o que levou a um debate renovado sobre a consciência animal.
Para realçar estes avanços, o Programa de Mente, Ética e Política da Universidade de Nova Iorque e o Programa de bem-estar dos animais selvagens da Universidade de Nova Iorque organizaram uma conferência sobre a ciência emergente da consciência animal na Sexta-feira, 19 de Abril, na Universidade de Nova Iorque. Esta conferência serviu também como evento de lançamento da Declaração de Nova Iorque sobre a Consciência Animal.
Esta breve declaração, assinada por cientistas de renome que investigam uma vasta gama de taxa*, defende que todos os vertebrados (incluindo répteis, anfíbios e peixes) e muitos invertebrados (incluindo moluscos cefalópodes*, crustáceos decápodes* e insectos) têm uma hipótese realista de possuírem consciência e que o seu bem-estar deve ser tido em consideração.
A partir de agora, também é bem-vinda a subscrição de outras pessoas. Caso tenha conhecimentos especializados relevantes (por exemplo, uma licenciatura ou equivalente em ciências, filosofia ou política), pode enviar um email para nydeclaration@gmail.com a partir do seu email institucional, dizer que pretende subscrever e indicar o seu título e instituição tal como devem aparecer.
A cobertura mediática do primeiro dia da conferência e da declaração incluiu artigos na Nature, NBC, Quanta, The Hill e The Times. Também gravámos o evento e a nossa equipa irá publicar vídeos no site da declaração num futuro próximo.
Se tiver perguntas ou comentários, não hesite em enviar um email para nydeclaration@gmail.com ou para sofia.fogel@nyu.edu.
Agradecemos aos NYU Animal Studies, ao NYU Center for Bioethics e ao NYU Center for Mind, Brain, and Consciousness pelo apoio a este evento.
–
* Incluiu-se o link para facilitar a compreensão dos leitores (Nota do Trad.).
Publicado originalmente por Sofia Fogel no EA Forum, a 24 Abril de 2024.
Traduzido por José Oliveira.
Descubra mais sobre Altruísmo Eficaz
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.



