A idéia central:
Altruísmo eficaz é usar evidências e análises para realizar ações que ajudem os outros, tanto quanto for possível.
O mundo tem muitos problemas horríveis, mas não podemos trabalhar em todos de uma vez só. Nosso objetivo é realizar o máximo de bem no mundo com os nossos limites de tempo, energia e recursos.
Existe um acordo generalizado entre as pessoas do movimento sobre quais perguntas devemos fazer para descobrir aquilo que mais irá ajudar os outros. Elas incluem:
- Quantas pessoas esta ação afeta, e quanto custará? (Porque queremos melhorar a vida de tantas pessoas quanto possível.)
- Esta é a melhor coisa que você pode fazer? (Porque ações diferentes, muitas vezes variam imensamente em eficácia, fazendo as melhores coisas serem muito melhores do que a média.)
- Que diferença a minha ação faz? (Qual é a diferença entre o que acontece se eu agir e aquilo que teria acontecido de qualquer maneira?)
- Qual é a diferença que eu faço, “marginalmente” ? (Um projeto pode ser muito bom, mas faltam oportunidades para que um aumento no número de pessoas envolvidas o melhorem ainda mais)
- Qual é a probabilidade de sucesso/fracasso e quão bom/ruim isso seria?
Como regra geral, os altruístas eficazes procuram causas ou abordagens que pontuem bem em 3 critérios:
- Importante: a causa pode ajudar muito a muitas pessoas.
- Negligenciado: as pessoas não estão aproveitando todas as oportunidades de ajudar.
- Tratabilidade: há algo de prático que você pode fazer e que pode ter sucesso.
Depois disso, existem as melhores suposições que as pessoas podem fazer sobre quais ações específicas são as mais eficazes. As crenças variam amplamente neste assunto e selecionar uma causa é um campo ativo de pesquisa, mas entre as opções mais populares atualmente temos:
- Aumentar o número de tratamentos de saúde comprovados no mundo em desenvolvimento, por exemplo distribuição de mosquiteiros anti-malária.
- Dar dinheiro diretamente às pessoas mais pobres do mundo.
- Abrir as fronteiras a um número maior de migrantes, especialmente aqueles fugindo da pobreza ou perseguição.
- Pesquisar a utilização segura das tecnologias que têm o potencial para fazer uma grande quantidade de bem ou causar muitos danos, tais como inteligência artificial.
- Ajudar os animais da pecuária industrial, por exemplo, convencendo as pessoas a serem vegetarianas, mudando a legislação para o bem-estar animal ou inventando substitutos ao consumo de carne.
- Reformar o sistema de justiça criminal dos Estados Unidos* para se evitar de forma mais eficaz a criminalidade enquanto se causa menos sofrimento desnecessário.
- Reduzir as emissões de carbono ou realizar pesquisas em geoengenharia a fim de diminuir o risco de uma mudança climática catastrófica.
- Aumentar o apoio ao Altruísmo Eficaz a fim de se realizar um trabalho mais eficaz nas áreas listadas acima.
Haverá mais detalhes sobre cada um destes princípios do altruísmo eficaz posteriormente neste FAQ.
O texto abaixo é um excerto traduzido do The Effective Altruism FAQ.
*Nota do Tradutor: O contexto é o do Estados Unidos da América, mas pode se considerar a sua aplicabilidade universal.
Tradução Thiago Tamosauskas
Pingback: O que pode alcançar o altruísmo eficaz? | Altruísmo Eficaz