Por Effective Altruism Global

Psicologia do altruísmo eficaz, como melhorar? (Arte digital: José Oliveira | Fotografia: CEA)
O Dr. Stefan Schubert fala sobre a PSICOLOGIA DO ALTRUÍSMO EFICAZ. As pessoas dão muito dinheiro à caridade, mas muitas vezes não escolhem apoiar as intervenções mais eficazes. Será que os doadores se importam muito com o impacto? Se for esse o caso, como podemos ajudá-los a doar com mais eficácia? Nesta palestra da EA Global 2018 em São Francisco, Stefan Schubert descreve descobertas recentes de pesquisas que ajudam a esclarecer essas questões.
“Há muito menos pesquisas sobre este assunto, e portanto isto será um pouco mais especulativo, inevitavelmente, mas parece-nos que temos algumas razões para acreditar que as pessoas têm crenças falsas e ignorância sobre as oportunidades de doação. Uma potencial crença falsa sobre a eficácia de várias instituições de caridade poderá ser, por exemplo, que as instituições de caridade simplesmente não diferem muito em termos de eficácia. Isso é algo que de facto começamos a estudar, por isso apresentarei um estudo de relevância sobre o assunto dentro de um minuto. Outra potencial crença falsa é que as diferenças na eficácia são, na maioria das vezes, impulsionadas por diferenças em relação à proporção das despesas gerais, ou que a eficácia das instituições de caridade não pode ser medida.
Então, se é verdade que as pessoas sofrem com esse tipo de crenças falsas, e também é verdade que isso é algo que gera doações ineficazes, então parece que poderemos ser capazes de realizar uma intervenção directa. Basta informarmos as pessoas de que os seus equívocos são equívocos, a fim de os dissipar e assim, talvez, melhorar os comportamentos de doação”.
Publicado por Effective Altruism Global a 21 de Agosto de 2018.
Tradução de José Oliveira.