Nutrição Intelectual

Kate Tapping (The Life You Can Save)

Alimento-pensamento.fx

Alimento para o pensamento? (Arte digital: José Oliveira | Fotografias: Pixabay)

O Dia Mundial da Alimentação foi na semana passada. A ideia de mandar os meus filhos para a escola sem comer algo de bom e saudável logo pela manhã me deixa algo assustada. Como se concentrariam? Como aprenderiam? Conseguiriam aguentar até à hora do recreio sem perder as forças? Eles são garotos privilegiados que raramente passam algumas horas sem algo para comer ou sem reclamar que estão “morrendo de fome”.

No entanto, todos os dias, literalmente, milhões de crianças em todo o mundo aparecem na escola com o estômago vazio. Ou não aparecem de todo.

Está comprovado que fornecer uma refeição escolar diária é um forte incentivo para que as famílias enviem os seus filhos constantemente à escola. As crianças não têm apenas acesso a pelo menos uma boa refeição por dia, mas também estão na escola e estão a aprender. É uma ferramenta importante para aumentar a educação de toda uma geração e para ajudar a quebrar o ciclo de fome e pobreza.

A nossa doação mensal foi para a Oxfam – uma das recomendações de instituições de caridade altamente eficazes da The Life You Can Save. Uma das muitas maneiras excelentes nas quais a Oxfam usa doações, é no apoio à merenda escolar para incentivar os alunos a frequentar e a permanecer na escola.

A nossa doação mensal foi suficiente para fornecer refeições escolares todos os dias letivos para 23 crianças durante um ano inteiro.

Preparar a merenda escolar para os nossos filhos é uma tarefa incessante. É como o Feitiço do Tempo. Aqui estamos outra manhã, aqui estamos na bancada da cozinha, preparando as lancheiras da escola. Mais uma vez. Não estivemos já aqui ontem?

No entanto, agora, durante o próximo ano, enquanto preparamos os almoços escolares para os nossos próprios filhos – um pãozinho, um pedaço de fruta, um doce – podemos refletir sobre o fato de que temos sorte de ter os meios para fazê-lo, e que em algum lugar hoje, 23 crianças terão o seu próprio almoço escolar como cortesia de doações como a nossa.

Sem dúvida, isso é alimento para o pensamento.


Publicado originalmente por Kate Tapping no Blog da The Life You Can Save, a 21 de outubro de 2019.

Tradução de Thiago Tamosauskas. Revisão José Oliveira.

Assine o Boletim Mensal

 

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s