O impacto da COVID-19 nos planos da GiveWell

Por Catherine Hollander (GiveWell)

Coronavírus-GiveWell-fx

Coronavírus, qual a posição da GiveWell? (Arte digital: José Oliveira | Fotografias: Pixabay)

Esperamos que todos estejam bem nestes tempos difíceis. Estamos a fazer esta publicação no blog para apresentar uma breve actualização sobre qual será o impacto da pandemia da COVID-19 (coronavírus) nos nossos planos.

Estamos a analisar o impacto da pandemia nas organizações que apoiamos, bem como as oportunidades para mitigar esses efeitos. Estamos na fase inicial desse trabalho e iremos informá-lo à medida que chegamos a conclusões.

Não temos novas recomendações para os doadores: a nossa decisão final continua a ser doar para os “Fundos para as instituições de caridade recomendadas, ao critério da GiveWell, que alocamos trimestralmente à necessidade com mais alta prioridade que encontramos.

Monitorização das organizações que apoiamos

Estamos a monitorizar qual é o impacto da pandemia do coronavírus nas organizações que apoiamos. Estamos na fase inicial da observação das inúmeras maneiras pelas quais a pandemia deverá ter impacto nos seus programas em 2020, como por exemplo:

  • Restrições (impostas pelo governo ou auto-impostas) no contacto com os participantes dos programas nas suas casas.
  • Encerramento de escolas que afectam os programas de desparasitação com base nas escolas.
  • Disponibilidade reduzida de recursos governamentais para organizações que dependem normalmente de ministérios da saúde ou de redes de profissionais de saúde administradas pelo governo.
  • Custos adicionais para equipamentos de protecção para os funcionários.
  • Dificuldades na obtenção de bens para distribuir.

As organizações que apoiamos estão a actualizar os seus planos de implementação de programas como resposta ao coronavírus. Uma das nossas principais instituições de caridade, a Against Malaria Foundation, suspendeu a monitorização que costuma realizar após a distribuição de redes da malária, pelo menos por um mês, no Gana, embora afirme que houve um impacto mínimo nas suas operações gerais até agora. Outra instituição de caridade principal, a GiveDirectly, interrompeu as operações porta-a-porta do seu programa de transferência de dinheiro e começou a explorar um modelo operacional sem contacto para prevenir a propagação do vírus.

Estamos a trabalhar para obter uma visão completa dos efeitos do coronavírus nas organizações que apoiamos, para que possamos actualizar a nossa avaliação das suas necessidades de financiamento e do impacto esperado. No geral, esperamos que os países de baixos e médios rendimentos, nos quais as nossas instituições de caridade operam, tenham maiores necessidades de financiamento, em 2020, para cuidados de saúde devido ao coronavírus.

Exploração de oportunidades para mitigar os efeitos

Também estamos a explorar oportunidades para mitigar os efeitos da pandemia do coronavírus. De acordo com a nossa prática usual de avaliar oportunidades de doação, estamos preparados para fazer novas doações ou para trabalhar com parceiros para realocar o nosso financiamento, se nos parecer que há usos mais custo-eficazes do que o programa para o qual, de outro modo, direccionaríamos os fundos. Essas oportunidades poderiam visar explicitamente o coronavírus e os seus efeitos mais amplos na saúde e na economia ou poderiam responder ao seu impacto no cenário de financiamento para a saúde global e para o alívio à pobreza.

Não temos a certeza se encontraremos novas oportunidades custo-eficazes que não tenham recebido financiamento filantrópico ou governamental. Se encontrarmos, informaremos sobre quaisquer doações ou decisões de financiamento que recomendarmos como resultado da nossa investigação.

Estamos abertos a que o cenário de oportunidades em 2020 se mostre diferente do que esperávamos antes da pandemia. Dito isto, esperamos que continue a ser necessário o financiamento dos programas implementados pelas organizações que apoiamos.

Continuação do nosso trabalho

Graças ao apoio generoso dos nossos doadores às operações realizadas pela própria GiveWel — o que nos permite pagar à nossa equipa para realizar investigações, processar doações e pagar a conta da luz —, continuamos numa sólida posição financeira. Esperamos angariar fundos para garantir que possamos continuar o nosso trabalho a longo prazo, mas não esperamos que a pandemia tenha um efeito directo na nossa capacidade de realizarmos o nosso trabalho. Continuamos dedicados à nossa missão de encontrar e recomendar oportunidades de doação altamente custo-eficazes e iremos mantê-lo informado, como sempre o fazemos, sobre os nossos resultados. Entretanto, por favor, mantenha-se seguro e fique bem.


Publicado por Catherine Hollander no Blog da GiveWell, a 26 de Março de 2020 (e actualizado em: 30 de Abril de 2020).

Tradução de Rosa Costa e de José Oliveira.

Assine o Boletim Mensal

 

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s