Vitórias do AE em 2023

Por Shakeel Hashim (EA Forum)

Publicado a partir do Twitter.

Vitórias do AE de 2023.fx

Quais as vitórias do AE em 2023? (Arte digital: José Oliveira | Fotografia: Todd Diemer)

À medida que se aproxima o final do ano, queremos destacar e celebrar algumas das incríveis realizações no âmbito e em torno do ecossistema do altruísmo eficaz deste ano.

1. Uma nova vacina contra a malária

Este ano, a Organização Mundial de Saúde recomendou a sua segunda vacina contra a malária: a R21/Matrix-M, concebida para proteger da malária os bebés e as crianças pequenas. Concluído recentemente, o ensaio de Fase III da vacina, co-financiado pela Open Philanthropy, revelou que a vacina é entre 68 e 75% eficaz no combate a esta doença, que mata cerca de 600 000 pessoas (principalmente crianças) todos os anos.

Mas o trabalho não ficou por aqui. Na sequência da acção de sensibilização por parte de muitas pessoas — incluindo Zacharia Kafuko da 1 Day Sooner — a OMS pré-qualificou rapidamente a vacina, criando as condições para acelerar a distribuição e potencialmente salvar a vida de centenas de milhares de crianças. A 1 Day Sooner está agora a trabalhar para angariar fundos para acelerar ainda mais a distribuição.

2. O Supremo Tribunal confirma uma lei sobre o bem-estar dos animais

Em 2018, os californianos votaram a favor da Proposta 12 — uma lei que proibia o confinamento intensivo em gaiolas e a venda de produtos de origem animal provenientes de animais em confinamento intensivo. A indústria da carne contestou a lei por ser inconstitucional — mas, em Maio deste ano, o Supremo Tribunal dos EUA confirmou a Proposta 12, uma decisão que irá melhorar a vida de milhões de animais que, de outra forma, seriam mantidos em condições cruéis e desumanas.

Organizações como a Humane League — uma das principais instituições de caridade da Animal Charity Evaluators — são uma parte importante desta vitória; a sua luta incansável foi um dos factores que permitiu a concretização da Proposta 12.

Assista a um painel de discussão com a Humane League no encontro Global do AE em Londres de 2023, aqui.

3. A segurança da IA passa a estar na ordem do dia 

2023 foi o ano em que a segurança da IA passou a estar na ordem do dia. Após anos de trabalho de pessoas dentro e fora do altruísmo eficaz, este ano, centenas de reconhecidos especialistas em IA — incluindo dois vencedores do Prémio Turing — afirmaram que “reduzir o risco de extinção causado pela IA deve ser uma prioridade global”.

Seguiu-se uma vaga de acção por parte dos decisores políticos, incluindo uma ordem executiva dos EUA, uma cimeira internacional sobre segurança da IA, a criação do grupo de intervenção britânico Frontier AI Taskforce e um acordo sobre a lei da IA da União Europeia — que, graças aos esforços dos activistas, vai agora regulamentar os modelos de fundação que representam um risco sistémico para a sociedade.

Foram também realizados progressos importantes no domínio da segurança técnica da IA, incluindo trabalhos sobre a robustez adversarial, a interpretabilidade mecanicista e a detecção de mentiras.

Assista a uma palestra do encontro Global do AE em Boston de 2023 sobre segurança técnica da IA, aqui.

4. Resultados do maior estudo do mundo sobre o RBU

Desde 2018, a GiveDirectly — uma organização que distribui transferências directas de dinheiro às pessoas necessitadas — tem vindo a realizar a maior experiência de rendimento básico universal do mundo nas zonas rurais do Quénia.

Em Setembro, investigadores liderados por Taveneet Suri, economista do MIT, e Abhijit Banerjee, laureado com o Prémio Nobel, publicaram a sua análise mais recente dos dados, concluindo que dar dinheiro às pessoas de uma só vez conduz a melhores resultados do que distribuí-lo através de pagamentos mensais. O RBU a longo prazo também se revelou altamente eficaz e não constitui um factor de desincentivo ao trabalho. Os resultados poderão ter implicações significativas na forma como os governos distribuem a ajuda em dinheiro.

Assista à palestra da GiveDirectly no encontro Global do AEx Nórdicos de 2023.

5. Carne cultivada aprovada para venda nos EUA

Após anos de trabalho de organizações como o Good Food Institute, em Junho de 2023 o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) aprovou finalmente a venda de carne cultivada nos EUA.

O momento decisivo fez dos EUA o segundo país (depois de Singapura) a legalizar o produto, o que poderá ter um impacto significativo no bem-estar dos animais ao reduzir o número de animais que precisam de ser criados e mortos para a produção de carne.

Assista à palestra de Bruce Friedrich, do Good Food Institute, sobre proteínas alternativas no encontro Global do AE em Londres de 2023, aqui.

6. Um programa potencialmente perigoso de caça ao vírus foi encerrado

Em 2021, a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) lançou um programa de 125 milhões de dólares para caçar vírus que possam causar uma futura pandemia. No entanto, especialistas em biossegurança, como Kevin Esvelt do MIT e Andrew Weber do Council on Strategic Risks, ficaram imediatamente preocupados: esta caça aos vírus poderia acabar por trazer novos vírus de volta à sociedade e causar surtos, ou dar a pessoas mal intencionadas os planos para desenvolverem novos agentes patogénicos mortais. 

Após a pressão destes especialistas e de outros, a USAID cancelou o programa este ano — reduzindo a probabilidade de uma pandemia catastrófica ocorrer acidentalmente no futuro.

Assista à palestra de Kevin Esvelt no encontro Global do AE em Boston de 2023, aqui. 

7. E muito, muito mais.

Este ano, aconteceram mais coisas no âmbito e em torno do ecossistema do altruísmo eficaz do que poderíamos cobrir numa publicação/sequência como esta! O que acabámos de referir é apenas um breve resumo de alguns dos trabalhos incrivelmente impactantes que foram realizados. Não abordamos as novas e incríveis instituições de caridade da Charity Entrepreneurship, que trabalham em áreas que vão desde a protecção dos bebés contra a sífilis até ao combate à resistência antimicrobiana, nem na forma como os activistas do bem-estar dos animais conseguiram persuadir a Jollibee a comprometer-se a utilizar apenas ovos de galinhas criadas livres de gaiolas. Não houve tempo para discutir o incrível sucesso do Projecto de Eliminação da Exposição ao Chumbo no Malawi, onde o seu trabalho parece ter reduzido significativamente os níveis de chumbo tóxico nas tintas. E nem sequer mencionámos o crescimento contínuo do ecossistema do AE, incluindo centenas de novas pessoas que assinaram o compromisso da Giving What We Can para doar 10% do seu rendimento a instituições de caridade eficazes.

Queremos terminar agradecendo a todos — tanto os mencionados nesta publicação como os muitos milhares de pessoas não mencionadas — pelo seu incrível trabalho para tornar o mundo um lugar melhor. Colectivamente, o ecossistema do altruísmo eficaz continua a salvar vidas de seres humanos e animais, a apoiar aqueles que sofrem de doenças ou lutam contra a pobreza e a construir um futuro mais seguro para todos nós. Obrigado pelo vosso trabalho e aguardamos com expectativa um 2024 ainda mais impactante.

Obrigado à Emma Richter pela sua ajuda nesta publicação.


Publicado originalmente por Shakeel Hashim no EA Forum, a 31 de Dezembro de 2023.

Tradução de Rosa Costa e José Oliveira.


Descubra mais sobre Altruísmo Eficaz

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário