
Beneficiária da GiveDirectly usou sua transferência de dinheiro para comprar materiais para uma bomba d’água na zona rural do Quênia. Ela escavou um poço de 30 pés de profundidade que fornece água limpa para toda sua família.
Este mês, estamos animados por apresentar um post de nossa convidada Joy Sun da GiveDirectly. A GiveDirectly é pioneira em transformar a nossa forma de pensar sobre como investir no bem-estar das pessoas mais pobres do mundo. Mais importante ainda, a GiveDirectly procura mudar a forma como o público entende o que constitui o trabalho eficaz e bem sucedido de alívio da pobreza.
Por Joy Sun, Chefe de Operações (Nacional), GiveDirectly
A GiveDirectly é uma organização não-ortodoxa por várias razões. Dá o dinheiro dos doadores aos extremamente pobres, o mais diretamente possível – um modelo que tem sido chamado de “a nova idéia maluca que poderia resolver a pobreza global” e “parte de uma mudança no pensamento sobre a melhor forma de usar a caridade para ajudar os mais pobres.” O nosso modelo permite que o beneficiário, não o doador, escolha a melhor forma de usar o dinheiro. Nos concentramos em quanto custa entregar uma transferência monetária para um destinatário, tomando essa como uma medida de eficiência (atualmente menos de 10 centavos por dólar no Quênia), em vez das métricas comumente usadas como dinheiro gasto em “despesas gerais” vs. “serviços programados” que muitas vezes podem ser enganosas.

Um fazendeiro do Quênia usou o dinheiro transferido pela GiveDirectly para comprar um gerador e uma bomba d’água que usa para irrigar sua plantação.
A particularidade da GiveDirectly tem sido a ênfase em dados rigorosos, em vez de histórias de destinatários individuais para demonstrar o sucesso. A GiveDirectly foi fundada sob o princípio de que o dinheiro deve ser canalizado para intervenções comprovadas, avaliadas rigorosamente, utilizando o padrão de excelência de um estudo controlado aleatório (ECA), como a transferência de dinheiro. Nos concentramos em fornecer aos doadores evidências sobre a média dos resultados – incluindo um estudo lançado no ano passado pela Innovations for Poverty Action – em vez de histórias de destinatários individuais, que muitas vezes podem ser escolhidas a dedo para servir objetivos de marketing. Um número cada vez maior de doadores, particularmente no movimento do altruísmo eficaz, estão exigindo provas como estas.
No entanto, à equipe da GiveDirectly, incluindo agentes de campo que visitam os beneficiários em suas casas e que comunicam regularmente com eles por telefone celular, não lhes falta histórias comoventes sobre os nossos beneficiários. Essas pessoas têm usado suas transferências de dinheiro para melhorar suas vidas, muitas vezes de formas criativas e surpreendentes.

Os beneficiários da GiveDirectly usam a tecnologia custo-eficaz dos aparelhos celulares [Pt. telemóveis] para receberem diretamente suas transferências de dinheiro.
Quando os doadores exigem dados de sucesso, e não apenas histórias de sucesso, eles ajudam a elevar o nível de todas as instituições de caridade para demonstrarem o impacto real do seu dinheiro.
Para mais informações sobre como você pode dar diretamente aos pobres, por favor visite www.givedirectly.org.
Para saber mais, assista a palestra TED de Joy Sun, de julho de 2014: “Should you donate differently?” sobre porque será uma boa idéia empoderar os pobres do mundo a determinar seus próprios objetivos financeiros.
Publicado originalmente no Blogue da TLYCS (em 19 de novembro de 2014)
Tradução de Thiago Tamosauskas. Revisão de José Oliveira