As melhores dicas para escolher uma instituição de caridade eficaz

Por Samuel Hilton (EA Forum)

MelhorInstCaridade

Qual a melhor instituição de caridade? (Arte digital: José Oliveira | Fotografia: Public Domain Pictures).

Se todas as instituições de caridade fossem tão boas como cada uma, então doar a instituições menos eficazes não seria um grande problema. Mas há diferenças enormes. Assim como podemos ir à procura para encontrar um carro de melhor preço, também podemos ir à procura para encontrar as melhores instituições de caridade.

Dica 1: Visite a GiveWell

http://givewell.org é como um site de comparação de preços para instituições de caridade. Tem análises excelentes e aprofundadas das melhores instituições e causas do mundo.

Dica 2: Distinguir as boas instituições de caridade das excelentes

Uma operação de catarata pode curar alguém de cegueira por cerca de 35 dólares [1]. À mesma pessoa se pode dar um cão guia por 50 000 dólares. Há instituições de caridade que fazem cada uma dessas coisas. Ambas as instituições de caridade estão, definitivamente, a ajudar as pessoas e a fazer o bem. Mas uma está ajudando muito mais pessoas com os mesmos recursos. Há algo estranho aqui. Nos sentimos melhor a doar um pouco para todas as boas instituições de caridade. Mas em um mundo com recursos escassos, é muito dispendioso ter uma atitude como esta .

Dica 3: Dê um grande passo para trás

Todos nós apoiamos causas que tocam nosso coração. No entanto, as causas que tocam nosso coração são as mais visíveis para nós e talvez não sejam as melhores para se doar. O que aconteceria se em vez de se dizer: “minha mãe morreu de câncer [Pt. cancro], por isso vou apoiar instituições de caridade de câncer” as pessoas dissessem: “minha mãe morreu de câncer, por isso vou apoiar as instituições de caridade que salvem o maior número possível de vidas de mães”?

Tire algum tempo para descobrir o que você realmente quer. A causa que está apoiando é, em si mesma, importante para você ou você realmente quer salvar vidas, ou impedir o sofrimento, ou acabar com a pobreza?

Dar um passo para trás e ampliar suas opções é o primeiro passo para ter certeza que suas doações de caridade irão tão longe quanto possível.

Dica 4: Avaliar uma instituição de caridade por si mesmo

Avaliadoras de instituições de caridade como a GiveWell.org não são a última palavra da comparação de instituições de caridade, mas investiram milhares de horas de pesquisa sobre instituições. Se eu fosse doar para uma instituição de caridade diferente das que a GiveWell recomenda, gostaria de ter uma boa razão para acreditar que a minha decisão é melhor do que a investigação deles. Um bom lugar para começar a avaliar uma instituição de caridade por si próprio está aqui: http://www.givewell.org/charity-evaluation-questions.

Dica 5: Outros recursos úteis

Outros sites para ajudá-lo a decidir sobre uma instituição de caridade são: www.givingwhatwecan.org e www.beguide.org.

Há também o www.effectiveanimalactivism.org que avalia as melhores instituições de caridade para reduzir o sofrimento animal.

Dica 6: Peça ajuda

Se você tiver alguma dúvida, a seguir, coloque nos comentários abaixo ou em outros locais neste fórum ou na página do altruísmo eficaz no Facebook.

 

(Agradecimentos: Este texto não é todo fruto do meu próprio trabalho. Escrevi-o há algum tempo para uma audiência privada e usei textos de publicações de Catriona M e de Seb F.)

[1] A avaliação da GiveWell sobre a Aravind: “Em 2007-08, a Aravind realizou um total de 285 745 cirurgias, das quais 200 123 eram de catarata por um custo total de 10,1 milhões de dólares, ou seja 35 dólares por cirurgia realizada.”


Postado originalmente por Samuel Hilton no Effective Altruism Forum a 23 de dezembro de 2014

Tradução Thiago Tamosauskas e revisão de José Oliveira.

 

Botao-assineBoletim

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s