O altruísmo eficaz como a causa mais empolgante do mundo

 Por Kaj Sotala (EA Forum)

AE-empolgante

Qual é a causa mais empolgante do mundo? (Arte digital: José Oliveira | Fotografias: Pixabay)

Parece-me que uma das coisas que os altruístas eficazes ainda não capitalizaram o suficientemente em seu marketing é como tudo isto é extraordinariamente empolgante. Há um post de Holden Karnofsky sobre o altruísmo empolgante, mas este não entra realmente nos detalhes por que o altruísmo eficaz é tão empolgante. Então deixem-me tentar resolver isso.

À medida que eu crescia, parecia-me que a mensagem da sociedade era: uma pessoa apenas não pode fazer grande coisa. Os problemas no mundo são enormes e estruturais, e os reformadores ingênuos acabarão por se tornar desiludidos e esgotados. Podemos tentar fazer pequenos esforços em nossas vidas pessoais, mas estes são ínfimos e não irão aumentar.

O altruísmo eficaz diz-nos que isso não é necessariamente verdade! Sim, alguns dos problemas são enormes e estruturais, mas isso não significa que individualmente não possamos ter um grande impacto. Uma pessoa comum que tenha um trabalho comum pode potencialmente salvar várias vidas por ano, doando apenas uns míseros 10% do seu rendimento e fazendo, literalmente, nenhum outro tipo de altruísmo! Isso já seria extraordinário por si só.

Mas não termina aí. O altruísmo eficaz diz que, se nos concentrarmos na carreira certa, poderemos ter um impacto ainda maior! E as carreiras nem precisam ser aquelas invulgares e exigentes que apenas algumas pessoas selecionadas podem fazer (mesmo que algumas delas o sejam). Algumas das principais carreiras em potência que a 80,000 hours identificou até agora incluem algo tão diverso quanto carreiras acadêmicas, funcionários públicos, jornalistas, profissionais de marketing, políticos ou engenheiros de software, entre outras. Para além disso, também enfatizam que encontre algo que lhe sirva. Para que tenha um grande impacto no mundo, não precisa de se encaixar à força em um papel que não combina consigo e que odeia — na verdade, você é explicitamente encorajado a encontrar uma carreira de alto impacto que lhe sirva pessoalmente.

É analítico? Considere talvez a pesquisa, de uma forma ou de outra. Quer apoiar principalmente uma causa do lado de fora, não tendo que pensar muito sobre isso? Deixe as organizações de avaliação de instituições guiarem para onde irá doar e não se preocupe mais com o resto. Ou ajude outros altruístas eficazes. Gosta de trabalhar com outras pessoas? Há muitas maneiras de causar impacto. Há sempre alguma coisa que pode fazer — e ainda ser eficaz. Não se trata de ser sobre-humano, trata-se de fazer o melhor que puder, dada a sua personalidade, talentos e interesses.

E o melhor de tudo? Isto não é apenas uma coisa meia confusa que o faz sentir-se bem, na qual acredita a priori. As pessoas da comunidade estão constantemente debatendo essas coisas, procurando maneiras de se aperfeiçoar e de se tornar ainda melhor a fazer o bem. Se você tiver apenas uma leve inclinação, é incentivado a participar e a refinar estas ideias. Se identificar uma falha crucial no argumento de outra pessoa, ou sugerir uma melhoria crítica, isso pode afetar a eficácia de todos os outros altruístas eficazes que estão a fazer ou a pensar fazer algo a esse propósito.

E aqui está um bônus extra. No momento, o núcleo do altruísmo eficaz é formado por pessoas inteligentes, motivadas e atenciosas de toda a parte do mundo. Ao tornar-se um altruísta eficaz e ao começar a participar você está a juntar-se a uma comunidade de algumas das pessoas mais interessantes da Terra.

Muitas pessoas acham que a vida não tem sentido e que não oferece qualquer propósito que pareça valer a pena. Em certas alturas eu também me senti assim. Mas é difícil encontrar um propósito cuja ideia seja mais atraente, empolgante ou recompensadora do que a do altruísmo eficaz.


Artigo originalmente postado por Kaj Sotala no EA Forum, a 26 de Setembro de 2014.

Tradução de Thiago Tamosauskas. Revisão José Oliveira.

Assine o Boletim Mensal

 

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s