Temos mais do que um objectivo e não faz mal.

Por Julia Wise (EA Forum)

Objectivos_diferentes.fx

Tenho vários objectivos, e agora? (Arte digital: José Oliveira | Fotografias: Pixabay)

Quando as pessoas chegam a um evento do altruísmo eficaz pela primeira vez, a conversa desvia-se frequentemente para projectos que estão a desenvolver ou para instituições de caridade às quais fazem doações. Frequentemente sentem-se nervosas acerca disso, com a sensação de que a crítica rigorosa em termos de custo-eficácia está prestes a incidir sobre tudo o que fazem. E para ser sincera, é razoável ficarmos apreensivos a esse respeito, porque muitos jovens no AE têm de facto essa ideia de que tudo na vida deve ser governado pelo custo-eficácia. Eu já passei por isso.

A análise de custo-eficácia é um instrumento muito útil. Seria bom que mais pessoas e instituições a aplicassem a mais problemas. Mas como qualquer ferramenta, esta ferramenta não será aplicável a todas as partes da nossa vida. Nem tudo o que fazemos está no âmbito da “eficácia”. Nem sequer sei como seria isso.

Tenho muitos objectivos. Tenho o objectivo de melhorar o mundo. Tenho o objectivo de desfrutar do tempo com as minhas filhas. Tenho o objectivo de ser uma boa esposa. Tenho o objectivo de me sentir próxima das minhas amizades e da minha comunidade. Todos estes são bons objectivos, mas não são iguais. Tenho um plano genérico para distribuir tempo e dinheiro entre eles: A manhã de domingo é para fazer panquecas para as minhas filhas. A manhã de segunda-feira é para trabalhar. Não faz sentido misturar estas actividades, passar tempo com as minhas filhas de uma forma que contribua para o meu trabalho ou fazer o meu trabalho de uma forma que as minhas filhas apreciem.

Se eu fizer uma doação para a angariação de fundos da minha amiga para ajudar o seu tio doente, estou a tentar atingir um objectivo. Mas é o objectivo de “apoiar a minha amiga e a nossa amizade”, não o meu objectivo de “tornar o mundo tão bom quanto possível”. Quando tomo uma decisão, é melhor que seja claro qual é o objectivo que estou a tentar atingir. Não tenho que me recriminar sobre se esse dinheiro não é utilizado para optimizar o mundo — esse nunca foi o objectivo dessa doação. Esse dinheiro vem do meu orçamento de “satisfação pessoal”, juntamente com o dinheiro que utilizo para coisas como ir tomar café com os amigos.

Tenho outra quantia de dinheiro reservada para doar o mais eficazmente possível. Quando estou a decidir o que fazer com esse dinheiro, activo aquela crítica rigorosa de custo-eficácia e tento fazer o máximo de progresso possível face aos problemas do mundo. Isso implica ver a investigação sobre diferentes intervenções e escolher aquilo que penso que irá contribuir mais para fazer avançar a humanidade na nossa luta contra o sofrimento inútil, a doença e a morte. A melhor causa que consigo encontrar normalmente acaba por ser uma à qual não tinha anteriormente qualquer ligação pessoal, e que não se liga harmoniosamente com a minha vida pessoal. E isso não faz mal, porque ter significado pessoal não é o meu objectivo aqui. Posso procurar o significado pessoal na decisão posteriormente, mas não é isso que conduz a decisão.

Quando tomar uma decisão, seja claro consigo mesmo sobre quais são os objectivos que está a tentar atingir. Não tem de argumentar que a sua escolha é a melhor forma de melhorar o mundo se esse não for realmente o objectivo. É bom apoiar a sua organização artística local porque o seu trabalho lhe dá alegria, porque quer ser activo na sua comunidade, ou porque eles o ajudaram e você quer retribuir. Caso também tenha um objectivo de melhorar o mundo tanto quanto puder, decida quanto tempo e dinheiro quer atribuir a esse objectivo, e tente utilizar esses recursos da forma mais eficaz possível.


Publicado originalmente por Julia Wise no EA Forum, a 20 de Fevereiro de 2019.

Tradução de José Oliveira.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s