As nossas recomendações para doar em 2022 (GiveWell)

Por Miranda Kaplan (GiveWell)

GiveWell: para onde doar em 2022? (Arte digital: José Oliveira | Fotografias: Sonnie Hiles e Andy Holmes)

No passado mês de Julho, escrevemos que esperávamos estar sujeitos a restrições de financiamento durante este ano. Isto continua a ser verdade à medida que nos aproximamos do final do ano, o que nos coloca na posição invulgar de o impacto ser um assunto ainda em aberto.

Fixámos um objectivo de angariar 600 milhões de dólares em 2022, mas a nossa equipa de investigação identificou 900 milhões de dólares em défice de financiamento altamente custo-eficaz. Isso deixa por preencher 300 milhões de dólares em défice de financiamento. Ao doar este ano, pode ajudar-nos não só a cumprir o nosso objectivo, mas também a ultrapassá-lo — e pode dizer sim a mais oportunidades excelentes  para salvar e melhorar vidas.

Além disso, a orientação que facultamos aos doadores mudou este ano. Pela primeira vez, a nossa principal recomendação é doar para o nosso novo All Grants Fund [Fundo de Todas as Doações], que atribuímos a qualquer necessidade que atinja a nossa fasquia de custo-eficácia. Pensamos que é a melhor aposta para os doadores que queiram apoiar as oportunidades mais promissoras que encontrámos para ajudar as pessoas, independentemente do programa ou da sua localização. E reflecte os nossos pontos de vista actuais sobre a melhor forma de atingirmos o nosso objectivo de maximizar o bem-estar global — tirando partido de todos os caminhos para o impacto, quer se trate de financiar as principais instituições de caridade, lançar e expandir programas mais recentes, ou financiar a investigação. Veja abaixo mais informações sobre os nossos três tipos de financiamento.

Porque é que o seu apoio é tão importante

Confiamos fortemente nos números para reflectir sobre as nossas decisões de financiamento. Mas é importante lembrarmo-nos daquilo que esses números representam. [1] Se este ano atingirmos o nosso objectivo de 600 milhões de dólares, supomos, especulativamente, que esse financiamento salvaria cerca de 70 000 vidas. [2] Essa é, aproximadamente, a população de Portland, no Maine. [3]

Para tornar a imagem um pouco mais específica acrescenta-se que: também esperamos que a maioria das vidas salvas sejam de crianças muito pequenas, com menos de cinco anos de idade. [4] Se atingirem o seu quinto aniversário, terão uma probabilidade muito maior de sobreviver até à idade adulta. [5] Pensamos que cerca de 49 000 das vidas que se espera que estas doações salvem sejam de crianças com menos de cinco anos [6] — o suficiente para encher mais de 2000 salas de aula típicas das escolas primárias dos EUA. [7]

Mas angariar 600 milhões de dólares não é algo garantido. Esperamos que este ano 350 milhões do nosso financiamento venham da Open Philanthropy, o nosso maior doador individual. [8] O resto virá da nossa comunidade mais vasta de apoiantes (como você!), e as nossas projecções para esta categoria da nossa angariação de fundos são bastante incertas. 

O que irão tornar possível os 600 milhões de dólares 

No ano passado, a nossa equipa de investigação teve um tremendo sucesso na identificação de novos espaços para mais financiamento[9], e esses esforços continuaram a dar frutos em 2022. Encontrámos oportunidades de financiamento altamente custo-eficazes, tanto nas intervenções implementadas pelas nossas principais instituições de caridade — prevenção da malária, incentivos à vacinação, e suplementação de vitamina A (SVA) —, como em áreas mais recentes, tais como o tratamento da água, a fortificação com ferro, e o rastreio e tratamento da sífilis materna

Abaixo apresentamos apenas alguns exemplos daquilo que o dinheiro que angariamos este ano provavelmente irá financiar:

30,2 milhões de dólares para a New Incentives, para a expansão contínua do seu programa. A New Incentives, uma das principais instituições de caridade desde 2020, fornece transferências em dinheiro no norte da Nigéria para incentivar os prestadores de cuidados a vacinarem os seus bebés. O financiamento da GiveWell e de outros permitiu que o programa crescesse rapidamente ao longo dos últimos anos. [10] Antes desta doação, a New Incentives tinha angariado fundos para atingir aproximadamente 3,2 milhões de crianças em todo o Norte da Nigéria; estimamos que esta doação permitirá atingir aproximadamente mais 1,4 milhões de crianças. [11] 

2,4 milhões de dólares para a r.i.c.e., uma organização sem fins lucrativos que estabeleceu uma parceria com o governo de Uttar Pradesh, na Índia, para continuar a operar o Projecto de Amamentação e Cuidados ao Recém-Nascido. O projecto centra-se nos cuidados maternos canguru (CMC), e a r.i.c.e. está a explorar vias potenciais para expandir a sua escala. Os CMC apoiam os prestadores de cuidados na implementação das melhores práticas para bebés de baixo peso ao nascer, incluindo o contacto pele com pele e o início precoce da amamentação. [12] O nossa melhor estimativa é que os CMC reduzem a mortalidade neonatal em bebés com baixo peso ao nascer em 27% em comparação com os cuidados intensivos neonatais convencionais. Pensamos que o efeito pode ser maior para os bebés de baixo peso que não estão a receber outros cuidados direccionados, tais como os do hospital onde a r.i.c.e. funciona. [13] 

6,2 milhões de dólares para a PATH realizar um programa piloto de quimioprevenção perene da malária (QPM), anteriormente chamado tratamento preventivo intermitente em bebés para a malária, na República Democrática do Congo (RDC). A QPM fornece medicamentos antimaláricos aos bebés em visitas de vacinação de rotina para os proteger da malária. [14] Acreditamos que a QPM é potencialmente uma forma muito custo-eficaz de prevenir as mortes por malária, mas ainda não está amplamente implementada. [15] Este financiamento para a investigação de um modo de implementar poderia ajudar a demonstrar a viabilidade e abrir a possibilidade de aumentar a escala da QPM na RDC, através da GiveWell ou outro financiador. 

Cerca de 40 milhões de dólares para o programa de quimioprevenção sazonal da malária (QSM) do Malaria Consortium na Nigéria. A QSM envolve a distribuição de medicamentos antimaláricos preventivos durante a época alta da malária a crianças que vivem em locais onde a malária é altamente sazonal. [16] Este financiamento permitirá ao Malaria Consortium continuar a distribuir QSM às crianças nos estados nigerianos que têm um elevado fardo de malária, mas nenhuma outra grande fonte de financiamento dedicada ao QSM. 

O que poderíamos fazer com mais

Estamos entusiasmados com o impacto esperado das doações acima referidas, as quais estimamos estarem todas acima da nossa fasquia de 10 vezes mais custo-eficazes do que as transferências de dinheiro. Mas se a nossa comunidade de doadores doar mais do que o nosso objectivo, não nos faltariam também défices de financiamento para preencher com essas doações. 

Identificámos mais 300 milhões de dólares em oportunidades custo-eficazes (pelo menos 6 vezes mais custo-eficazes do que as transferências de dinheiro) que ficaríamos entusiasmados ao considerar a possibilidade de financiar. Os programas nesta categoria incluem o programa de cloração em linha da Evidence Action no Quénia, o apoio da Nutrition International à suplementação de vitamina A (SVA) em Angola, e o programa QSM do Malaria Consortium em países que ainda não forneceram QSM em grande escala. Estimamos, grosso modo, que o financiamento deste trabalho adicional poderia resultar num número superior a 30 000 vidas salvas a mais. [17]

A nossa doação de fundos, e as nossas recomendações principais

A GiveWell tem três fundos de doação distintos. O fundo que decidir apoiar depende em grande parte de, até que ponto valoriza a confiança num programa e o seu historial estabelecido, e até que ponto confia na GiveWell para direccionar o financiamento para onde este seja mais necessário. 

All Grants Fund (recomendação principal)

O nosso All Grants Fund [Fundo de Todas as Doações], que é atribuído a qualquer financiamento que atinja a nossa fasquia de custo-eficácia, é a nossa principal recomendação para a maioria dos doadores. Permite aos doadores contribuir para as oportunidades de doação mais impactantes que identificámos, independentemente do programa ou da localização. Apoiar o Fundo de Todas as Doações adequa-se especialmente bem aos doadores que tenham um elevado nível de confiança na GiveWell e estejam abertos a algum risco calculado, mas que também queiram que a sua doação apoie programas (em vez de apoiar as operações da GiveWell). Pode encontrar exemplos dos tipos de doações que podem ser financiadas pelo Fundo de Todas as Doações aqui.

Outras opções

Top Charities Fund [Fundo das Principais Instituições de Caridade]
O Fundo das Principais Instituições de Caridade é atribuído aos maiores défices de financiamento prioritários, apenas entre as nossas principais instituições de caridade. Adequa-se a doadores que confiam na abordagem da GiveWell para identificar programas excelentes, mas que queiram restringir as suas doações àqueles que merecem o nosso mais alto grau de confiança, de acordo com os nossos critérios das principais instituições de caridade. As nossas instituições de caridade principais actualmente são as seguintes:

Unrestricted Fund [Fundo Irrestrito]
O nosso Fundo Irrestrito pode ser gasto em qualquer prioridade da GiveWell, incluindo as nossas próprias despesas operacionais (tais como salários do pessoal, manutenção do site e outros custos de rotina). 

Se angariarmos mais fundos do que os necessários para os nossos custos de funcionamento, doaremos o excesso. Por este motivo, os doadores não precisam de se preocupar que o orçamento operacional da GiveWell venha alguma vez a ser financiado em excesso. [18] 

O Fundo Irrestrito é o mais adequado para um doador que esteja entusiasmado com o trabalho da GiveWell e queira financiar as actividades, tais como investigação, recrutamento e angariação de fundos, que contribuem para o nosso sucesso.

Pode ficar a saber mais sobre todos os nossos fundos de doação aqui. Se quiser doar directamente a uma das nossas principais instituições de caridade, pode encontrar uma lista de links aqui. Leia mais informações sobre todas as opções de apoio a programas recomendados aqui.

O que estamos a pedir aos doadores

A generosidade dos doadores para com a GiveWell e as nossas instituições de caridade recomendadas desde a nossa fundação serão responsáveis por uma mudança transformadora. Esperamos que o financiamento dirigido pela GiveWell desde o nosso início até ao final de 2022 salve pelo menos 200 000 vidas[19], um feito pelo qual todos podemos estar incrivelmente orgulhosos. Ainda assim, os défices de financiamento muito custo-eficaz que provavelmente deixaremos por preencher este ano, demonstram que ainda subsistem necessidades significativas.

Se for um doador dedicado ao impacto, pedimos que doe o que puder este ano para ajudar a reduzir o défice de financiamento — com o conhecimento de que estará a contribuir para um trabalho excepcionalmente custo-eficaz. Estamos gratos pelo seu apoio a programas eficazes!

Notas de rodapé 

[1] As estimativas nesta secção são extremamente rudimentares e não devem ser tomadas em consideração para representar as nossas expectativas literais. Fornecemo-las para ilustrar a escala aproximada do impacto que pensamos que este financiamento terá no mundo. Sempre que possível, fornecemos estimativas conservadoras.

[2] Estimamos que cerca de 350 milhões de dólares desse total de 600 milhões iriam para programas cujo benefício principal é salvar vidas. Calculámos esta estimativa através da soma do valor esperado de oportunidades de doação muito custo-eficazes (o montante total em dólares representado pela doação, multiplicado pela percentagem de probabilidade de recomendar a doação) que identificámos este ano, tanto nas nossas principais instituições de caridade como noutros programas. Estes números ainda não são públicos porque muitas das investigações sobre as doações ainda estão em curso. A probabilidade de recomendarmos uma doação que ainda estamos a investigar, bem como o montante total da doação em alguns casos, é frequentemente muito incerta.

Estamos a utilizar uma estimativa extremamente rudimentar de 5000 dólares para salvar em média uma vida. 5000 dólares é o nosso custo médio arredondado por vida salva para doações de 2021 às instituições de caridade principais; consulte as estimativas na folha de cálculo original aqui. Esta média é calculada utilizando o subconjunto de doações às instituições de caridade principais que foram financiadas por doações do Top Charities Fund [Fundo das Doações às Instituições de Caridade Principais], da Open Philanthropy, do financiamento sem restrições da GiveWell que a nossa direcção aprovou para se reatribuir, ou outras organizações que aceitam doações em nosso nome (por exemplo, grupos altruístas eficazes fora dos EUA). Não inclui doações feitas directamente às nossas principais instituições de caridade com base na nossa recomendação, ou doações que aceitámos em nome de instituições de caridade principais individuais e que lhes reatribuímos. A GiveWell também direccionou outras doações para programas que salvam vidas para além das nossas principais instituições de caridade em 2021; o custo por vida salva para estas doações não é tido em conta na estimativa de 5000 dólares.

350 000 000 dólares / 5000 dólares  = 70 000.

[3] População estimada em 1 de Julho de 2021: 68 313. Censo dos EUA, “QuickFacts: Cidade de Portland, Maine”.

[4] Três em cada quatro das nossas principais instituições de caridade — o programa QSM do Malaria Consortium, New Incentives, e o programa SVA da Helen Keller International — visam directamente crianças com menos de cinco anos. A Against Malaria Foundation apoia a distribuição de redes mosquiteiras tratadas com insecticida às famílias para prevenir a malária, sem visar especificamente as crianças; contudo, como as mortes por malária se concentram em crianças menores de cinco anos, o maior benefício que modelamos do programa da AMF é a redução da mortalidade de menores de cinco anos.

Geralmente, porque os pesos morais que utilizamos para nos ajudar a avaliar o impacto de uma potencial doação favorecem fortemente evitar a morte de uma criança com menos de cinco anos, as doações recomendadas pela GiveWell apoiam frequentemente programas cujo benefício reside principalmente na redução da mortalidade infantil.

[5] Veja este quadro do Our World in Data [Nosso Mundo em Dados], “Mortalidade de bebés e crianças”. Globalmente, em 2017, mais do triplo do número de crianças morreram com menos de cinco anos de idade do que nos três grupos etários seguintes em conjunto (5 a 9 anos, 10 a 14 anos e 15 a 19 anos).

[6] Estimamos aqui que cerca de 70% das vidas que esperamos que venham a ser salvas pelos fundos que dirigimos às nossas principais instituições de caridade sejam as de crianças com menos de cinco anos. Calculámos esta percentagem encontrando primeiro a média de mortes de menores de cinco anos como uma percentagem de todas as mortes que esperamos evitar com uma hipotética doação a cada uma das nossas principais instituições de caridade. Veja os resultados aqui. Como uma representação conservadora da proporção média de mortes de menores de cinco anos em todas as instituições de caridade principais, escolhemos a estimativa para a instituição de caridade principal com a proporção mais baixa (New Incentives, 66%) e arredondámo-la para 70%. Multiplicámos então este número por 70 000. Estes cálculos são extremamente rudimentares, pois não têm em conta a proporção do nosso financiamento total que esperamos que seja canalizada para cada instituição de caridade principal este ano, entre outros factores.

[7] National Center for Education Statistics, National Teacher and Principal Survey, “Average class size in public schools, by class type and state: 2017-18”, ver coluna “Average class size for teachers in self-contained class”

49 000/20,9 = 2344.

[8] “No ano passado, recomendámos 300 milhões de dólares em financiamento para as recomendações custo-eficazes e baseadas em provas da GiveWell na área da saúde e desenvolvimento globais, acima dos 100 milhões de dólares do ano anterior. Decidimos recentemente que a nossa dotação total para este ano será de 350 milhões de dólares”. Open Philanthropy, “Update on our planned allocation to GiveWell’s recommended charities in 2022,” 5 de Julho de 2022

[9] “A nossa principal realização este ano foi identificar uma quantidade significativamente maior de espaço para mais financiamento custo-eficaz do que anteriormente. Esperamos aumentar o nosso espaço total para mais financiamento de 200 milhões de dólares em 2020 para 450 milhões em 2021”. GiveWell blog, “As nossas recomendações para doar em 2021”, Novembro 2021. Acabámos por exceder esta previsão, e direccionámos cerca de 518 milhões de dólares para programas custo-eficazes em 2021 (ver p. 6 do GiveWell Metrics Report — 2021 Annual Review).

[10] Ver os gráficos intitulados “Expandir o nosso alcance” e “Crescimento” na página de Impacto da New Incentives.

[11] Num documento de previsões financeiras não publicado, a New Incentives partilhou o facto de ter angariado o suficiente no seu último ciclo de financiamento para cobrir 3 181 800 bebés até ao final de 2022. O projecto prevê que a doação de 30,2 milhões de dólares que a GiveWell recomendou lhe permitiria cobrir mais 1 355 698 bebés até meados de 2023, para um total de 4 537 498 bebés.

[12] “Os cuidados maternais canguru (CMC) destinam-se a ser uma alternativa de baixo custo aos cuidados intensivos neonatais convencionais para bebés de baixo peso durante a sua estadia num estabelecimento de saúde e envolvem principalmente manter os bebés quentes através do contacto pele com pele com as suas mães. Os CMC podem também incluir a amamentação exclusiva e o relaxamento dos critérios de alta do estabelecimento a fim de reduzir a duração da hospitalização, embora estes componentes dos CMC não sejam implementados de forma consistente em estudos sobre os CMC…. Há algumas provas de que os CMC podem levar a reduções na mortalidade e morbilidade neonatal para bebés de baixo peso”. GiveWell, “Kangaroo Mother Care”, 2021.

[13] Esta estimativa baseia-se na nossa análise da relação custo-eficácia da doação ao r.i.c.e., que ainda não foi publicada.

[14] “Tratamento preventivo intermitente para bebés (TPIb) é o fornecimento de medicina antimalárica preventiva a bebés em visitas de vacinação de rotina”. GiveWell, “Intermitent Preventive Treatment in Infants (TPIb) for Malaria”, 2022.

“A OMS actualizou as suas recomendações para 3 estratégias-chave de prevenção da malária: quimioprevenção sazonal da malária (QSM), quimioprevenção perene da malária (PMC — anteriormente conhecido como tratamento preventivo intermitente em bebés, ou TPIb) e tratamento preventivo intermitente da malária na gravidez (TPIg)”. OMS, “Recomendações actualizadas da OMS para a quimioprevenção da malária entre crianças e mulheres grávidas”, 3 de Junho de 2022

[15] “A nossa estimativa preliminar sugeriu que o TPIb pode ser cerca de 18 vezes mais custo-eficaz do que as transferências de dinheiro, o que está acima da gama de custo-eficácia dos programas que consideraríamos financiar. Contudo, esta estimativa é bastante rudimentar, dadas as nossas incertezas sobre os custos dos programas, a viabilidade da implementação à escala, e o impacto contrafactual do financiamento que poderíamos dirigir ao TPIb”. GiveWell blog, “TPIb para a malaria: uma intervenção promissora com possibilidade de margem de crescimento”, 31 de Janeiro de 2022.

“Contudo, a nossa investigação identificou apenas um país, a Serra Leoa, que integrou o TPIb na sua prática de cuidados de saúde de rotina nacional…. Com apenas um país a adoptar o TPIb, não existem actualmente, que saibamos, instituições de caridade, nem financiamento filantrópico a apoiar a sua implementação numa escala significativa”. GiveWell blogue, “TPIb para a malaria: uma intervenção promissora com possibilidade de margem de crescimento”,  31 de Janeiro de 2022.

[16] “A quimioprevenção sazonal da malária (QSM) implica dar a crianças menores de 5 anos programas completos de tratamento da malária de forma intermitente durante a estação da malária”. GiveWell, “A quimioprevenção sazonal da malária”, 2018.

[17] Este número baseia-se em cálculos internos utilizando a diferença de financiamento esperada para cada programa dividida pelo nosso custo estimado aproximado por vida salva para cada oportunidade de doação, para obter um número aproximado de vidas salvas por cada doação hipotética.

[18] Temos uma política de excesso de activos, bem como um “limite de doador único”, que especifica que não podemos obter mais de 20% do nosso orçamento operacional de um único doador, a fim de evitar a dependência excessiva de uma única fonte de financiamento.

[19] Consulte os nossos cálculos aqui. Estimamos que as doações direccionadas pela GiveWell para as nossas actuais principais instituições de caridade (a Against Malaria Foundation, o programa de suplementação de vitamina A da Helen Keller International, o programa de quimioprevenção sazonal da malária do Malaria Consortium, e a New Incentives) entre 2009 e 2021 poderão salvar colectivamente cerca de 159 000 vidas. Estimamos que as vidas salvas através do programa de doações direccionadas pela GiveWell para estes quatro programas só em 2021, sejam cerca de 57 000 vidas. Partindo, inocentemente, do princípio de que iremos canalizar uma quantidade equivalente ou superior de donativos para estes programas em 2022, acreditamos que em certa altura deste ano teremos influenciado o financiamento suficiente para eventualmente salvar 200 000 vidas. (O nosso cálculo aproximado é que o financiamento que canalizámos em 2022, tanto para as instituições de caridade principais como para outros programas, resultará efectivamente em mais de 57 000 vidas salvas; ver a secção “Porque é que o vosso apoio é tão importante” do post do blogue).


Publicado originalmente por Miranda Kaplan no blogue da GiveWell, a 23 de Novembro de 2022.

Tradução de Rosa Costa e José Oliveira.


Descubra mais sobre Altruísmo Eficaz

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário