Relatório anual de 2024 (The Life You Can Save)

A Vida que Podemos Salvar — Relatório de 2024 (Arte digital: José Oliveira | Fotografia: AngelsSloppyPhotos)

Índice
Carta dos Co-Directores Executivos
O ano em números
Histórias de vidas transformadas
Dados financeiros de 2024

Carta dos Co-Directores Executivos

A filantropia está a mudar, assim como o mundo.

Na última década, registámos progressos notáveis na redução da pobreza extrema. Entre 2008 e 2018, a percentagem de pessoas a viver em situação de pobreza extrema diminuiu de 19% para 8,6%. No entanto, o ímpeto estagnou. Desde 2018, temos visto poucos progressos. Na realidade, a pandemia inverteu os ganhos alcançados em muitas regiões, afectando mais intensamente os países mais pobres e atrasando a sua recuperação.

Como Bill e Melinda Gates previram a dada altura, a parte mais difícil estava ainda para vir.

Quando assumimos o cargo de co-diretores executivos da The Life You Can Save, herdámos uma organização fundada por Peter Singer e Charlie Bresler com uma missão arrojada e um impacto ainda mais arrojado. Em pouco mais de uma década, esta organização angariou mais de 100 milhões de dólares para instituições de caridade de grande impacto. Mas o valor da The Life You Can Save vai muito para além dos fundos que distribuímos.

Ajudámos a formar um movimento global que promove doações eficazes. Estabelecemos uma ligação entre doadores e organizações sem fins lucrativos excepcionais que trabalham em todas as dimensões da pobreza, incluindo a educação, a saúde, a nutrição e as oportunidades económicas. Promovemos organizações que, de outra forma, ficariam subfinanciadas e construímos uma comunidade de doadores atenciosos e empenhados que continuam a promover mudanças significativas para as pessoas que vivem na pobreza extrema.

Ao olharmos para o futuro, sabemos que a próxima década vai exigir novas estratégias e maior colaboração. As mesmas abordagens que ajudaram a tirar mais de mil milhões de pessoas da pobreza entre 1990 e 2020 não serão suficientes para chegar aos que ainda ficaram para trás.

É por isso que estamos a evoluir.

Estamos a aprofundar os nossos conhecimentos sobre o que é a pobreza extrema actual e a forma como esta se cruza com questões como o acesso à saúde, à educação e à segurança. Estamos a aperfeiçoar os nossos métodos de investigação e a estabelecer parcerias com outras organizações que partilham o compromisso que estabelecemos com as provas científicas, o impacto e a transparência. Estamos a incluir novos fundos e novas instituições de caridade recomendadas para facilitar ainda mais a doação eficaz aos doadores de todo o mundo. Além disso, estamos a aumentar a nossa comunidade de doadores para que possamos transferir mais recursos, de forma mais eficiente, para os locais onde estes são mais necessários.

O ano de 2025 começou com sobressaltos. Os cortes na ajuda externa abalaram o sector do desenvolvimento internacional, pondo em risco inúmeras vidas. Estes cortes já estão a ter consequências mortais e o seu impacto total ainda não é conhecido.

As mudanças que começámos a conceber e a implementar no ano passado parecem agora ainda mais urgentes. Acreditamos que estamos a entrar numa nova era da filantropia. Nesta nova era, as pessoas que vivem nos países mais ricos do mundo têm, simultaneamente, o poder e a responsabilidade de ajudar aqueles que não nasceram com essas oportunidades.

Estamos aqui para tornar isso possível.

Na The Life You Can Save, vamos continuar a lutar por um mundo sem pobreza extrema. Vamos continuar a divulgar o poder da acção individual. E vamos continuar a disponibilizar aos doadores e aos dirigentes de organizações sem fins lucrativos as ferramentas gratuitas e as informações fidedignas de que necessitam para terem o maior impacto possível.

Em 2024, angariámos 20,3 milhões de dólares, o que representa um aumento de 20% em relação ao ano anterior. Demos as boas-vindas a novos elementos da equipa, continuámos a crescer na Austrália e nos Estados Unidos da América e introduzimos melhorias na nossa metodologia de investigação, que nos ajudarão a cumprir melhor a nossa missão.

Estamos orgulhosos da equipa que está a fazer avançar este trabalho. São curiosos, criativos e não hesitam em dar passos ousados rumo a um mundo mais justo. Também estamos orgulhosos dos doadores, parceiros e membros da comunidade que tornam este trabalho possível.

Obrigado por fazerem parte desta viagem.

Com gratidão,

Jessica La Mesa e Andrea La Mesa
Co-diretores executivos da The Life You Can Save

Tugumisirize Mariam, empresária no Uganda. Village Enterprise

Unlimit Health

~ 20,3 milhões de dólares 

Dinheiro movimentado

18,5 milhões de dólares

Impacto líquido

10 x

Índice de Multiplicação a 3 anos

~ 19 072

Livros distribuídos 

O ano em números

Métrica20232024Variação anual em %Crescimento anual acumulado desde 2014
Impacto Líquido14 715 288$00 18 511 604$0026%41%
Dinheiro Movimentado 16 941 425$00 20 345 228$0020%38%
Despesas 2 226 137$00 1 833 624$00-18%24%

Impacto Líquido: medimos o nosso impacto líquido subtraindo as nossas despesas anuais totais do total de dinheiro movimentado para as nossas organizações sem fins lucrativos recomendadas. Em 2024, o nosso impacto líquido foi de cerca de 18,5 milhões de dólares, dado que gastámos cerca de 1,8 milhões de dólares nas nossas operações a nível mundial e angariámos cerca de 20,3 milhões de dólares para as organizações sem fins lucrativos que recomendámos.

Dinheiro Movimentado: em 2024, os nossos apoiantes doaram um total de cerca de 20,3 milhões de dólares às nossas instituições de caridade recomendadas.

Despesas: as despesas diminuíram de 2,2 milhões de dólares em 2023 para 1,8 milhões de dólares em 2024, reflectindo uma redução de 18% em relação ao ano anterior.

Índice de Multiplicação a 3 anos: se considerarmos todo o dinheiro que angariamos anualmente para as nossas organizações sem fins lucrativos e o dividirmos pelo dinheiro que gastamos no funcionamento da nossa organização, obtemos aquilo a que chamamos o nosso “índice de multiplicação” para esse ano. Para avaliar o nosso impacto ao longo do tempo, utilizamos um “índice de multiplicação a 3 anos”, que é simplesmente a média do nosso índice de multiplicação anual dos últimos três anos.

Entre 2022 e 2024, o nosso índice de multiplicação a 3 anos foi de 10:1. Por outras palavras, por cada dólar que investimos, nos últimos 3 anos, na divulgação da nossa mensagem e na ajuda para que outras pessoas descubram e façam donativos a instituições de caridade eficazes, angariámos 10 dólares para as nossas organizações sem fins lucrativos recomendadas. Acreditamos que o nosso índice de multiplicação a 3 anos é uma representação útil da nossa eficácia e impacto. No entanto, também acreditamos que esta estimativa é bastante conservadora, uma vez que não conseguimos registar todos os donativos que, idealmente, seriam incluídos na nossa métrica geral de Dinheiro Movimentado.

Impacto ao longo do tempo: 

  • Despesas

Em 2024 ajudaram-nos a distribuir

19 072

Exemplares do livro

Livros distribuídos ou vendidos desde Dezembro de 2019, altura em que assumimos os direitos de publicação do livro “The Life You Can Save”

Histórias de vidas transformadas

A história de Betty: Prevenir a tragédia através de cuidados precoces – Living Goods

Quando a Betty Namukolaki perdeu o seu bebé por ter iniciado os cuidados pré-natais demasiado tarde, compreendeu que nenhuma outra mãe deveria ter de suportar aquela dor. Ao viver na aldeia de Kamugombwa, no distrito de Masaka, apercebeu-se de que a falta de informação e o acesso limitado aos cuidados de saúde materna estavam a causar mortes na sua comunidade. A sua perda pessoal tornou-se um ponto de viragem e uma poderosa fonte de motivação.

Em 2016, a Betty foi identificada e formada pela Living Goods para se tornar uma agente de saúde comunitária (ASC). Hoje, carinhosamente conhecida como Musawo Betty, chega a percorrer 40 minutos a pé para chegar às famílias, fornecendo-lhes educação individual, apoio pré-natal, cuidados pós-natais e serviços de planeamento familiar. Ao levar o seu próprio filho consigo, a Betty tornou-se uma guia de confiança durante a gravidez, ajudando as mulheres a detectar complicações precocemente e a procurar cuidados atempadamente.

Graças à formação e às ferramentas da Living Goods, a Betty tem ajudado a evitar mortes maternas e de recém-nascidos através de intervenções atempadas. Um desses casos envolveu uma mulher grávida com dores; a Betty insistiu que esta fosse imediatamente para o hospital. Essa decisão salvou a vida da mãe e do seu bebé.

A história da Betty é um testemunho de como os agentes de saúde comunitários estão a melhorar os resultados de saúde em zonas de difícil acesso. Com o apoio da Living Goods, a Betty transformou uma tragédia pessoal em capacitação comunitária, garantindo que nenhuma mulher fique para trás na sua jornada rumo à maternidade.

O percurso de Jennifer para a segurança alimentar e para a educação – Raising the Village

Em Buyuge, uma aldeia rural no Uganda, Jennifer, de 53 anos, viúva e mãe de sete filhos, trabalhou incansavelmente para os criar, através da agricultura de pequena escala e de um negócio caseiro de panquecas.

Apesar da sua determinação, as colheitas imprevisíveis e os rendimentos limitados tornavam difícil satisfazer as necessidades diárias, já para não falar da poupança para a educação dos filhos.

Tudo mudou em 2023, quando a aldeia de Jennifer estabeleceu uma parceria com a Raising The Village, com vista a melhorar a produtividade agrícola e a criar oportunidades económicas para famílias como a dela. Após receber formação em técnicas agrícolas modernas — como a compostagem e o controlo biológico de pragas — e apoio com sementes e ferramentas, a quinta de Jennifer prosperou.

Um dos momentos altos foi a colheita de 500 quilos de milho a partir de apenas três quilos de sementes, quantidade suficiente para alimentar a família e vender o excedente para comprar material escolar, terra e mais sementes.

Com o aumento da segurança alimentar e um rendimento constante graças à utilização da mandioca para fazer farinha de panquecas, a Jennifer começou a poupar para o futuro e a trabalhar para educar cada um dos seus sete filhos.

A sua história é um exemplo poderoso de como a agricultura sustentável e as soluções centradas na comunidade podem transformar a vida das pessoas nas zonas mais remotas.

Do medo à confiança: A história de Devi – Educate Girls

Numa aldeia remota de Uttar Pradesh, Devi* nunca tinha visto a escola como um lugar seguro ou acolhedor. Os seus pais, que enfrentavam dificuldades e ameaças locais por parte de animais selvagens, não davam prioridade à sua educação — e a própria Devi tinha demasiado medo de ir à escola.

No entanto, com persistência e paciência, o coordenador de campo da Educate Girls trabalhou com a família para lhes mostrar o valor da escolaridade.

Cuidadosamente, ele também encorajou o irmão dela a partilhar as suas próprias experiências escolares positivas. Lentamente, o medo de Devi deu lugar à curiosidade. Com o incentivo da sua família e o apoio da sua comunidade, deu os primeiros passos na sala de aula.

Hoje, está a ter sucesso no 4.º ano e a inspirar os outros habitantes da sua aldeia a acreditarem na educação.

*Nome e imagem alterados para protecção da identidade.

Uma nova casa, um novo começo: A história de Nepiyala – GiveDirectly

Nepiyala, 45 anos, Malawi

Antes da GiveDirectly, se alguém visse uma família e dissesse “estão mesmo a passar por grandes dificuldades”, essa família seria a minha. Se não acreditam em mim, perguntem aos vizinhos.

Nós não tínhamos nada. Não havia comida, o dinheiro era difícil de encontrar e os nossos filhos não iam à escola. Eu costumava pensar: onde é que vou encontrar ajuda e como é que vamos sair desta situação?

Quando recebemos o dinheiro, a minha mulher e eu sentámo-nos e concordámos: sim, o dinheiro está aqui, mas temos de ser espertos e investir.

Comprámos imediatamente dois carros de bois e lançámo-nos no negócio. Estava a correr bem e começámos a ter bons lucros. Foi a partir daí que demos o próximo grande passo. Comprámos uma mota por 140 dólares e começámos um negócio de táxis na aldeia.

O negócio tem estado a crescer e somos uma família diferente. Comemos e vestimo-nos bem. As crianças voltaram à escola, concentram-se nas aulas e não se distraem com a fome. Construímos uma casa nova e dormimos tranquilamente à noite.

Por cada dólar gasto em operações, angariamos 10 dólares para as nossas instituições de caridade recomendadas.
Aumente o seu impacto fazendo uma doação à própria The Life You Can Save.

Dados financeiros de 2024

Os nossos principais indicadores: Impacto líquido e índice de multiplicação

Os nossos principais indicadores de desempenho são o “Impacto Líquido” e o “Índice de Multiplicação”.

O “Impacto Líquido” tem em conta o dinheiro que angariamos (ou seja, o “Dinheiro Movimentado”) e subtrai a esse valor as despesas operacionais. O nosso “Índice de Multiplicação”, por comparação, considera o Dinheiro Movimentado e divide esse valor pelas despesas. Normalmente, falamos do nosso Índice de Multiplicação ao longo de um período de três anos (dinheiro movimentado ao longo de três anos dividido pelas despesas ao longo do mesmo período), pois pode ser volátil num período de um ano.

Ambos os indicadores comparam a quantidade de dinheiro angariado para as nossas organizações sem fins lucrativos com o dinheiro gasto no funcionamento da nossa organização. Acreditamos que a melhor forma de os considerar é em conjunto, mas consideramos o Impacto Líquido como a medida individual mais importante, pois reflecte o nosso impacto absoluto e real na vida das pessoas que vivem em situação de pobreza extrema. O nosso principal objectivo é, portanto, maximizar o Impacto Líquido, mantendo um Índice de Multiplicação a três anos razoável.

Por exemplo, preferimos transferir 100 milhões de dólares para as nossas instituições de caridade recomendadas gastando 10 milhões de dólares para o fazer (Impacto Líquido de 90 milhões de dólares; Índice de Multiplicação 10:1), do que transferir 100 dólares no total gastando 1 dólar (Impacto Líquido de 99 dólares; Índice de Multiplicação de 100:1). 

Esta última opção é eficiente, mas tem pouco impacto no mundo real. Dito isto, acreditamos que o nosso Índice de Multiplicação (a que também nos referimos como o nosso “Multiplicador”) é um indicador importante, porque reflecte a eficiência das nossas operações. 

Reconhecemos também que o nosso Índice de Multiplicação é um indicador intuitivo e significativo para muitos apoiantes que fazem donativos para financiar as nossas operações, um indicador que ajuda os apoiantes a compreender o “multiplicador” que obtêm com o seu donativo. Por exemplo, aplicando o nosso Índice de Multiplicação a 3 anos de 10:1 a um donativo de 1000 dólares, um doador pode esperar que esse donativo nos ajude a angariar cerca de 10 000 dólares para as organizações sem fins lucrativos que recomendamos.

Acreditamos que tanto o Impacto Líquido como o Índice de Multiplicação são medidas conservadoras do nosso impacto. Isto porque sabemos que a métrica Dinheiro Movimentado, utilizada para calcular ambas as métricas, não tem em conta todos os donativos que possamos ter inspirado. Embora possamos medir os donativos que fluem através da The Life You Can Save, a nossa capacidade de controlar os donativos que influenciamos e que são feitos directamente às organizações sem fins lucrativos que recomendamos é muito mais limitada. Dependemos das nossas organizações sem fins lucrativos para controlar essas doações, e muitas delas têm uma capacidade limitada para o fazer. Um inquérito aos doadores que enviamos ajuda a colmatar algumas, mas não todas, as lacunas dos nossos dados. Acreditamos que ainda nos faltam alguns donativos feitos directamente às nossas organizações sem fins lucrativos. Também acreditamos que estamos a subestimar os donativos que influenciamos quando os doadores estrangeiros fazem doações através de intermediários que lhes permitem solicitar benefícios fiscais.

Mesmo que pudéssemos medir na perfeição os donativos feitos às organizações sem fins lucrativos que recomendamos, os nossos principais indicadores subestimariam o nosso impacto. Estes não atribuem qualquer valor aos donativos que influenciamos para organizações sem fins lucrativos eficazes que não constam da nossa lista de recomendações, nem captam a influência não monetária, como motivar as pessoas a utilizarem as suas carreiras para o bem social.

Dados Financeiros da The Life You Can Save em 2024

Ver as informações financeiras aqui.

Dinheiro Movimentado em 2024 – O que é que está incluído?

No apêndice “Money Moved 2024 – What’s Included[“Dinheiro Movimentado 2024 – O que está incluído”], apresentamos uma descrição detalhada do nosso “Dinheiro Movimentado” total (ou seja, o total de donativos para as nossas organizações sem fins lucrativos recomendadas que processámos directamente ou influenciámos) e das nossas despesas operacionais. Consideramos que estes números são um complemento útil às medidas padrão de relatórios regulamentares normalmente utilizadas para efectuar análises financeiras de organizações sem fins lucrativos (por exemplo, o Formulário 990 nos EUA e as declarações apresentadas à ACNC na Austrália). 

Tenha em atenção que os valores apresentados neste Relatório Anual podem, por vezes, diferir dos apresentados nos registos financeiros oficiais por algumas razões: 

  • Resultados globais vs. resultados nacionais: no nosso Relatório Anual, agregamos o dinheiro movimentado e as despesas operacionais da The Life You Can Save (uma organização sem fins lucrativos sediada nos EUA) e da The Life You Can Save Australia (que é uma instituição de caridade registada na Austrália) para avaliar o nosso impacto global completo. No entanto, do ponto de vista técnico, a “The Life You Can Save (US)” e a “The Life You Can Save Australia” são entidades jurídicas separadas, sujeitas a diferentes requisitos de informação impostos pelas respectivas jurisdições. Como tal, os seus registos oficiais serão separados.
  • Receitas das nossas instituições de caridade recomendadas vs. receitas da própria The Life You Can Save: as nossas declarações oficiais de rendimentos incluem dois tipos diferentes de donativos que recebemos: 1) donativos feitos à própria The Life You Can Save para cobrir as nossas próprias despesas operacionais e 2) donativos feitos através da The Life You Can Save e concedidos por nós a uma ou mais das nossas organizações sem fins lucrativos recomendadas. Os nossos donativos são oficialmente registados como “despesas” e “custos do programa” nas nossas demonstrações financeiras nos EUA e na Austrália, respectivamente. No entanto, para uma melhor compreensão da nossa situação financeira, é importante distinguir entre esta actividade de donativos e as nossas despesas operacionais.
  • Donativos processados vs Donativos influenciados: ao calcularmos o total de Dinheiro Movimentado para as nossas instituições de caridade recomendadas, incluímos tanto os donativos que processamos directamente, por exemplo, sob a forma de dotações, como os donativos para as nossas instituições de caridade (directamente ou através de terceiros, como a Network for Good ou outros intermediários) que o nosso alcance inspirou ou influenciou de alguma forma. Uma vez que as nossas declarações financeiras oficiais apenas registam os fundos processados directamente pela nossa própria organização, reflectem a maior parte, mas não a totalidade, do nosso Dinheiro Movimentado total. 

Para as partes interessadas em reconciliar os números deste Relatório Anual com os fornecidos nos nossos registos financeiros oficiais, este documento oferece detalhes adicionais.

Dinheiro Movimentado em 2024 — por Instituição de Caridade

Esta tabela apresenta um resumo do Dinheiro Movimentado – montantes angariados – para cada instituição de caridade recomendada em 2024. São excluídos os donativos de fundações e indivíduos que solicitaram que a designação das suas contribuições permanecesse confidencial.



Descubra mais sobre Altruísmo Eficaz

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário