7 Dicas para um Natal Altruísta Eficaz

por José Oliveira

7DicasNatal_AE

7 Dicas para um Natal Altruísta Eficaz (Arte digital: José Oliveira | Fotografias: Pixabay)

Por vezes queremos ajudar mas não sabemos bem como. E isso torna-se ainda mais difícil quando surgem tantos pedidos de ajuda, como acontece especialmente nesta altura do ano. E ainda se torna mais complicado quando queremos que a nossa ajuda seja o mais eficaz possível.

Apresentamos então algumas sugestões, umas são tão simples que só necessitam que clique num botão, e outras dependem do nível de compromisso que cada um está disposto a assumir para melhorar substancialmente o mundo.

 

1 – Esteja informado!

Uma das melhores maneiras de saber como ajudar eficazmente é estar informado, por isso a primeira sugestão é que subscreva o nosso Boletim de Altruísmo Eficaz para seguir os conteúdos do nosso site. Basta clicar aqui.

1
[Dados para cálculo de Impacto (DCI): o Boletim de Altruísmo Eficaz tem agora 96 subscritores (média de abertura do email: 14,7%; clicam nos links: 6,5%); o Site do Altruísmo Eficaz em 2018 teve (até agora): 24.773 visualizações e 13.797 visitantes.]

 

2 – Partilhe essa informação!

Partilhar a informação de como se pode ajudar eficazmente é por vezes uma forma de multiplicarmos o nosso impacto. Por isso, nesta campanha de Natal d’A Vida Que Podemos Salvar, (“Ajude-me a dar 1000€!”), por cada amigo que aceite o seu convite e siga essa página no Facebook, será feito um donativo à The Against Malaria Foundation (1 Like = 3€ = 2 pessoas protegidas da malária por 3 a 4 anos). Através dessa página o seu amigo passará a receber informação sobre o altruísmo eficaz e, ao mesmo tempo, com a sua acção estará a ajudar a proteger pessoas de uma doença potencialmente fatal.
Natal-2018.jpg

[DCI: a página no facebook A Vida Que Podemos Salvar tem neste momento 1.114 seguidores; a campanha do ano passado resultou em: 35 novos seguidores da página + um donativo à AMF: 614 pessoas protegidas da malária.]

3 – Facilite a informação

Os conteúdos simples e claros servem melhor de introdução ao altruísmo eficaz e posteriormente o interesse e a capacidade de cada um poderá ditar a àrea em que este se irá concentrar ou especializar. Esta tem sido a missão do nosso site. Por isso sugerimos: porque não aproveitar esta época para ler a alguém um conto de Natal no espírito altruísta eficaz? Esta é a nossa sugestão: “Uma Canção de Natal”.

Natal_AE1_L2
[DCI: A página mais vista no site AE até agora em Dezembro tem 126 visualizações e o texto lançado recentemente “Uma Canção de Natal” tem apenas 9 visualizações. Nota: algumas pessoas que subscrevem o site recebem as publicações por email, portanto é provável que para ler o texto não tenham ido ao site.]

 

4 – Ofereça um presente (que também é um donativo eficaz!)

E se tivesse a oportunidade de oferecer um presente a alguém de quem gosta e com isso ainda estivesse a ajudar a salvar vidas? É essa a ideia do projecto trocar “Arte por Donativos Eficazes” que está agora a lançar-se a nível internacional. Talvez esta ideia sirva de inspiração a outros actos de altruísmo que tenham como intenção o maior bem que podemos fazer.

Valerá certamente a pena nesta época oferecermos presentes que cumpram a dupla função de agradar à pessoa a quem o oferecemos e de a fazer sentir que, como nós, participou em algo que tornou o mundo melhor.
artePdonativosEficazes2.jpg
[DCI: o projecto “Arte por Donativos Eficazes” apresenta até ao momento os seguintes resultados: 33 doadores; 61 obras doadas; 501 redes anti-malária; 880 pessoas protegidas da malária; 1 a 5 pessoas salvas.]

 

5 – Faça um donativo!

Por vezes temos gastos que consideramos exagerados ou mesmo despropositados e pensamos se poderíamos ter feito algo de melhor com esse dinheiro. Uma solução óbvia é testar na prática esse pensamento e usar a mesma quantia para ajudar alguém. Esta história relata uma situação desse tipo: ao levar um caso a tribunal que se esperava perder, ganhou-se. E ao receber de volta as custas do julgamento, usou-se esse dinheiro para fazer um donativo eficaz. Leia aqui.

Natal-2018 ADD 1.jpg

Caso se sinta motivado para fazer um donativo, estas são as sugestões da GiveWell, da The life You Can Save e da Animal Charity Evaluators.

[DCI: o site The Life You Can Save apresenta uma calculadora de impacto onde cada um pode calcular o impacto das suas doações para as instituições recomendadas pela TLYCS — que são também algumas das que a GiveWell recomenda. O donativo mencionado no texto equivale a 679 redes mosquiteiras que irão proteger da malária 1223 pessoas durante 3 a 4 anos. Visualizações do vídeo acima (até ao momento): 16 visualizações.]

 

6 – Alargue o seu “círculo em expansão”!

Uma das coisas em que podemos acreditar com certeza inabalável é que podemos estar errados. Mas o lado positivo é que isso permite também que tenhamos margem para corrigir os nossos erros e para melhorar. Portanto a curiosidade pela pesquisa e a verificação das provas existentes, podem levar-nos a descobrir novas causas de grande importância, que possam ser resolvidas e que sejam negligenciadas. E essa consideração sobre os maiores problemas morais do nosso tempo pode levar a alargarmos o nosso círculo de consideração moral, para incluir todos os seres sencientes, ou mesmo para incluir todos os seres sencientes que poderão vir a existir.
3      4

[DCI: Embora o Site do Altruísmo Eficaz tenha aumentado o seu alcance (2017: 20 mil; 2018: 24 mil) por norma são algumas das publicações mais antigas que têm mais visualizações. Esperemos que as mais recentes venham a apresentar essa tendência de crescimento: Quer fazer o bem? Veja como escolher uma área em que se possa concentrar (2018: 47 visualizações); Quais são os problemas morais mais importantes do nosso tempo? (2018: 40 visualizações); A Criança se Afogando e o Círculo em Expansão (2015: 130 visualizações em 2018). Por categorias: Pobreza extrema (61 visualizações); Causa Animal (35 visualizações); Riscos catastróficos globais (sem dados).]

7- Assuma um compromisso!

Tendo a noção que fazemos parte dos 10% mais privilegiados do mundo e querendo usar o facto de termos nascido numa zona do planeta mais rica e com mais oportunidades, para ajudarmos quem não teve a mesma sorte, podemos pensar que essa ajuda deveria ser um acto comum e frequente. Nesse caso assumir um compromisso pode ser a melhor solução para estar informado e fazer parte de uma comunidade de pessoas com interesses semelhantes que nos ajudam a aumentar o nosso impacto positivo. Para isso sugerimos o compromisso de ajuda da The Life You Can Save e/ou o da Giving What We Can (que tem neste momento um evento a decorrer).

GWWC a crescer

[DCI: Até ao momento 19.577 pessoas assumiram o compromisso da The Life You Can Save, doando assim regularmente uma percentagem relativa ao seu rendimento; A Giving What We Can tem neste momento 3.839 membros que doaram mais de 25 milhões de dólares a instituições de caridade altamente eficazes e comprometeram-se a doar mais de 1,5 mil milhões (Br. 1,5 Bilhões) de dólares ao longo das suas vidas.]

 

Esperamos que uma, ou várias, destas sugestões lhe sejam úteis para que, por sua vez, você possa ser extremamente útil aos outros. Muitos ficarão gratos pelo seu altruísmo, muitos mais se esse altruísmo for eficaz e a gratidão é uma maneira muito especial de nos fazer felizes.

A nossa equipa deseja-lhe boas festas e um feliz 2019!


Texto de José Oliveira.

Botao-assineBoletim

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s