Por EA Global (EA Forum)

Qual é o maior problema que desconhecemos? (Arte digital: José Oliveira | Fotografias: Pixabay)
*
A comunidade altruísta eficaz cresceu tremendamente desde o seu início em 2009. Na nota de abertura da EA Global: San Francisco 2016, Toby Ord e Will MacAskill analisam essa história e ponderam sobre o que poderá acontecer no futuro do movimento.
Podemos vir a publicar uma transcrição completa desta palestra mais tarde, mas ainda não a produzimos. Se quiser criar essa transcrição, contacte Aaron Gertler — que poderá ajudá-lo a começar.
Excerto: O progresso moral e a “Causa X”
No vídeo, a partir dos 49min 15s:
Se observarmos a história das ideias, a história da espécie humana, em cada geração houve enormes atrocidades morais que foram cometidas pelas pessoas dessa geração, o que na época parecia completamente normal. Em cada geração as pessoas têm sido completamente alheias ao facto de como algumas das suas práticas estavam erradas.
Por exemplo, Aristóteles dedicou toda a sua vida a pensar em como viver uma vida ética e simplesmente não lhe ocorreu que talvez ter escravos fosse algo errado. É um facto bastante surpreendente. Era uma das pessoas mais inteligentes do mundo nessa época, passava todo o seu tempo a pensar no assunto e, ainda assim, estava alheio a isso.
Mas quando olhamos para a história da espécie humana; quando olhamos para as atrocidades como a escravidão, o tratamento deplorável dos estrangeiros, a subjugação das mulheres, a perseguição das pessoas que não são heterossexuais, a perseguição dos animais hoje em dia, o que vemos constantemente é a facilidade com que as pessoas se mantêm alheias a sérios problemas morais.
Parece muito improvável que actualmente tenhamos descoberto todos os problemas morais. Parece muito improvável que sejamos a geração que tenha resolvido tudo isso. Assim sendo, deveríamos estar a pensar no seguinte: Quais são os tipos de problemas morais importantes que, daqui a várias centenas de anos, iremos olhar para trás e pensar: “Ui, nós éramos uns bárbaros”? Quais são os principais problemas que hoje em dia ainda nem sequer conseguimos conceber?
Irei chamar a isto a Causa X.
Parece-me que se poderia argumentar que um dos objectivos mais importantes da comunidade altruísta eficaz é descobrir essa Causa X; descobrir uma causa que é um dos problemas morais mais importantes do nosso tempo, mas que ainda nem sequer concebemos claramente. Porque X pode ser uma ideia que hoje parece ridícula, mas que irá parecer óbvia no futuro, da mesma forma que ideias como o bem-estar animal ou os riscos existenciais eram ridículas há 200 anos. Ou talvez a causa X seja algo de que estamos cientes hoje, mas que, por más razões, não lhe damos prioridade.
Talvez a maneira mais emocionante, ou interessante, pela qual a comunidade AE possa ter um enorme impacto positivo no mundo seja se conseguirmos impulsionar o progresso moral e descobrir os problemas, a Causa X, dos quais nem sequer tenhamos consciência hoje em dia.
Publicado originalmente por EA Global no EA Forum, a 5 de Agosto de 2016.
Tradução de José Oliveira.