Por José Oliveira
.

The Life You Can Save — Relatório de 2022 (Arte digital: José Oliveira | Fotografias: Bart LaRue)
.
.
Resumo do relatório anual (de 2022) da organização do Altruísmo Eficaz, a The Life You Can Save, fundada pelo renomado eticista, Peter Singer.

Índice
- Nota do Director Executivo
- O ano em números
- Impacto Líquido
- Dinheiro Movimentado
- Dinheiro Movimentado excluindo doações atípicas de valor elevado
- Despesas.
- Índice de Multiplicação a 3 anos
- Mudar a cultura de doação
- “Um momento decisivo na luta contra a pobreza” — Por Peter Singer
- Alcançar novas audiências
- Aproveitar o poder dos meios de comunicação social
- Encontrar e apoiar instituições de caridade eficazes
- “Espalhar a Mensagem da Doação Eficaz” — Por Charlie Bresler
- Promover a causa da TLYCS com a ajuda de parceiros
- Histórias de Impacto
- Sanku — Project Healthy Children
- New Incentives
- Continuar a missão e aumentar o impacto
- O Impacto que os doadores da TLYCS podem alcançar
- Apêndice
- As principais métricas da TLYCS
- Impacto líquido
- Índice de multiplicação
- Dinheiro Movimentado em 2022 — O que está incluído?
- Dinheiro Movimentado em 2022 — por cada instituição de caridade
- Rendimento operacional da TLYCS — por cada fonte
- Erro corrigido do relatório de 2020
- As principais métricas da TLYCS

O relatório começa com…
Uma Nota do Director Executivo
Rickard Vikström inicia a sua intervenção referindo que a missão da The Life You Can Save é combater a pobreza extrema, procurando e identificando instituições de caridade altamente impactantes que ajudem os pobres em todo o mundo e angariando fundos para apoiar o trabalho dessas instituições. O propósito é facilitar o trabalho às pessoas que se preocupam com a pobreza global, para que estas possam doar com a confiança de que farão uma diferença significativa.
O Director refere que, em 2022, a equipa da TLYCS aumentou e que foram feitos investimentos estratégicos, de longo prazo, nas suas operações, tendo como objectivo expandir a rede de apoiantes e, o mais importante, aumentar a doação eficaz em todo o mundo.
Além de fortalecerem a capacidade organizacional da TLYCS, relata que colaboraram com outras organizações alinhadas com a missão da TLYCS em várias iniciativas entusiasmantes, incluindo a publicação de uma tradução alemã do livro The Life You Can Save em parceria com a Effektiv Spenden (organização alemã do Altruísmo Eficaz).
Menciona depois os desafios que o ano de 2022 colocou: Embora tenham angariado 18,1 milhões de dólares para as instituições de caridade que recomendam, esta foi a primeira vez, desde a fundação em 2013, que diminuiu a métrica geral de Dinheiro Movimentado anualmente. Essa diminuição teve como base o facto de alguns dos maiores doadores não terem renovado as suas contribuições ou não terem contribuído ao mesmo nível. Segundo o que estes doadores informaram, a sua capacidade de doação foi afectada pelo fraco desempenho dos mercados financeiros, especialmente das acções da área da tecnologia. Rickard Vikström sublinha que não crê que esta experiência da TLYCS seja única, pois outras organizações da comunidade de doação eficaz relataram conversas semelhantes com os seus maiores doadores.
Apesar destes desafios, refere também haver tendências promissoras:
- Embora o Dinheiro Movimentado tenha diminuído, registou-se um pequeno aumento no valor médio das doações individuais processadas por meio das plataformas da TLYCS. Isso sugere que os doadores apreciam as opções de doação apresentadas, incluindo os novos Fundos de Causas (que agrupam as várias instituições recomendadas de acordo com as áreas de causas em que intervêm).
- A organização australiana da TLYCS continua numa ascensão positiva, com doações a crescer 26% (embora a desvalorização do dólar australiano tenha limitado o impacto desse crescimento em dólares americanos).
- O Índice de Multiplicação a três anos, a métrica que usam para medir a sua capacidade de multiplicar o impacto das doações, permaneceu forte (15x), isto é, cada dólar gasto pela TLYCS gera 15 dólares em doações às organizações que recomenda. O que levou o Founders Pledge a recomendar a TLYCS como um “multiplicador (bruto) muito elevado”.
A finalizar, Rickard Vikström aproveita para anunciar as mudanças no cargo que assume de Director Executivo. Depois de uma jornada de seis anos, em que começou por ser voluntário e chegou até Director Executivo, decidiu seguir outro caminho e deixar o cargo. No entanto, expressa entusiasmo por permanecer na Direcção da The Life You Can Save Austrália e por continuar a trabalhar activamente com a equipa, os doadores, os parceiros e os colaboradores para promover a missão da TLYCS. Enquanto procuram a pessoa adequada para liderar a organização, o co-fundador, Charlie Bresler, assumirá o papel de Director Executivo interino.
18,1 Milhões de Dólares
|
16,3 Milhões de Dólares
|
15 x
|
~ 40 000
|
| Dinheiro movimentado | Impacto líquido | Índice de Multiplicação a 3 anos | Livros distribuídos |
O Ano em Números
| Métrica | 2022 | 2021 | % de variação anual | Crescimento anual acumulado desde 2014 |
| Impacto líquido | 16 334 317 dólares | 21 395 494 dólares | -24% | 51% |
| Dinheiro movimentado (DM) | 18 066 477 dólares | 22 680 019 dólares | -20% | 47% |
| DM excluindo grandes doações extraordinárias | 18 066 477 dólares | 18 471 578 dólares | -2% | 47% |
| Despesas | 1 732 160 dólares | 1 284 525 dólares | 35% | 30% |
Impacto Líquido: o Impacto Líquido é obtido subtraindo as despesas anuais totais do total de Dinheiro Movimentado para as instituições de caridade recomendadas. Em 2022, o impacto líquido foi aproximadamente 16,3 milhões de dólares, pois gastaram globalmente cerca de 1,7 milhão de dólares nas operações e angariaram cerca de 18,1 milhões de dólares para as instituições de caridade que recomendam.
Dinheiro Movimentado: Em 2022, os donativos ascenderam a um total de cerca de 18,1 milhões de dólares para as instituições de caridade recomendadas.
Dinheiro Movimentado excluindo doações atípicas de valor elevado: Os níveis de doação de um ou alguns grandes doadores num determinado ano podem ter um impacto significativo nos resultados gerais, e essas doações também podem ser bastante voláteis de um ano para o outro. Daí relatarem tanto o total de Dinheiro Movimentado como o “Dinheiro Movimentado excluindo doações atípicas de grande valor”. Não houve nenhuma dessas doações atípicas de grande valor em 2022, mas houve em 2021, num total de 4,2 milhões de dólares. A maior parte da queda no dinheiro movimentado no ano passado deve-se ao facto dessas grandes doações de 2021 não se terem repetido em 2022.
Despesas: As despesas aumentaram para 1,7 milhão de dólares em 2022, pois a TLYCS fez investimentos significativos na sua equipa e na sua infra-estrutura. Destacam a contratação de um Director de Parcerias e um Director de Relações Públicas.
Índice de Multiplicação a 3 anos: Se dividirmos todo o dinheiro angariado anualmente para as instituições de caridade que recomendam pelo dinheiro que gastam no funcionamento da organização, obtemos aquilo que chamam de “índice de multiplicação” para aquele ano. Para avaliar o impacto ao longo do tempo, usam um “índice de multiplicação a 3 anos”, que é simplesmente a média do índice de multiplicação anual dos últimos três anos.
De 2020 a 2022, o índice de multiplicação a 3 anos foi de 15 para 1. Ou seja, por cada dólar que investiram (na divulgação da sua mensagem e a ajudar outras pessoas a descobrir e a doar a instituições de caridade eficazes nos últimos três anos), angariaram 15 dólares para as instituições de caridade que recomendam. Embora acreditem que o seu índice de multiplicação a 3 anos seja uma representação útil do seu impacto, também acreditam que essa estimativa é bastante conservadora, pois não conseguem rastrear todas as doações que idealmente seriam incluídas na sua métrica geral de Dinheiro Movimentado.

Impacto ao longo do tempo:
- Total do Dinheiro Movimentado
- Impacto Líquido
- Dinheiro movimentado excluindo doações atípicas de grande valor
- Despesas
- Índice de multiplicação a 3 anos (eixo da direita)
MUDAR A CULTURA DA DOAÇÃO
Um momento decisivo na luta contra a pobreza
Por Peter Singer
“2022 foi um ano conturbado para os esforços mundiais de redução da pobreza extrema. Num relatório recente intitulado Poverty and Shared Prosperity 2022: Correcting Course [Pobreza e Prosperidade Partilhada 2022: Corrigir o Rumo], na sequência da pandemia da Covid-19, analistas do Banco Mundial definem aquilo a que chamam, com razão, um “choque histórico” para os esforços de redução da pobreza. Como é sabido, depois de décadas de declínio constante, o número de pessoas que vivem abaixo do limiar da pobreza extrema aumentou mais de 70 milhões em 2020. A desigualdade de rendimentos a nível global também aumentou significativamente, agravada pela recuperação económica desigual após a pandemia.
Outras crises globais em 2022 — especialmente eventos climáticos catastróficos e conflitos nas principais regiões produtoras de alimentos, como a Ucrânia — atrasaram a recuperação global da pandemia e contribuíram para o aumento, em todo o mundo, dos custos dos alimentos e da energia. Dadas estas tendências desfavoráveis, o ambicioso objectivo das Nações Unidas de erradicar a pobreza extrema, até 2030, parece pouco provável que seja alcançado.
Apesar destes contratempos, é importante não perder de vista os incríveis progressos que fizemos nas últimas décadas para atingir o objectivo de erradicar a pobreza extrema. O Banco Mundial prevê que, em 2030, cerca de 7% da população mundial, ou seja, aproximadamente 574 milhões de pessoas, ainda irá viver em situação de pobreza extrema, actualmente definida como menos de 2,15 dólares por dia. É claro que isto está longe de ser o ideal, mas em 1990, tanto essa percentagem, como o número absoluto de pessoas que viviam em pobreza extrema, eram muito mais elevados: quase 36% da população mundial, ou seja, 1,6 mil milhões [Br.: 1,6 bilhões] de pessoas.
É fundamental que, nos próximos anos, possamos reorganizar-nos e ultrapassar os desafios que enfrentamos actualmente. Estes novos desafios tornam o trabalho de promoção da doação eficaz, e de apoio a instituições de caridade de grande impacto, mais crítico do que nunca. Nesta secção, destacamos algumas das formas como a The Life You Can Save está a trabalhar para criar uma nova cultura de doação eficaz com ferramentas fáceis de utilizar, campanhas de angariação de fundos e de publicidade e parcerias com organizações alinhadas com a nossa missão.”
Peter Singer
Fundador
Neste vídeo, Peter Singer, filósofo moral e defensor dos direitos dos animais, discute questões de ética como a redução do sofrimento e o altruísmo eficaz. Aborda a origem das verdades morais, a responsabilidade individual, as mudanças sistémicas e a evolução das suas próprias visões. Fala sobre o movimento pelos direitos dos animais, a ética da nossa dieta e a filantropia no bem-estar animal. Explora questões morais difíceis, como a extensão da vida e a inteligência artificial consciente. Partilha as suas perspectivas sobre o futuro, a cooperação global e as diferentes modalidades de doação. Destaca o seu livro e a organização humanitária que fundou com o mesmo nome, a “The Life You Can Save”.
.
O relatório continua abordando a missão da TLYCS face à mudança da cultura de doação, nomeadamente referindo os seguintes tópicos: o uso dos meios de comunicação para alcançar novas audiências e os meios de investigação para encontrar e apoiar instituições de caridade eficazes
Alcançar novas audiências:
- A TLYCS pretende espalhar a mensagem da doação eficaz visando novas audiências e zonas geográficas.
- Foram feitas parcerias com organizações para traduzir e promover o livro “The Life You Can Save” em alemão e hindi, visando atingir leitores nessas regiões.
- A presença na comunicação social também foi ampliada, com destaque em diversos meios de comunicação.
Aproveitar o poder dos meios de comunicação social:
- O relatório destaca a importância dos meios de comunicação social na educação de novas audiências sobre a doação eficaz.
- A TLYCS aumentou a sua presença nos meios de comunicação social e teve destaque em diversas publicações.
- O livro “The Life You Can Save” foi distribuído em diferentes formatos e houve uma campanha bem-sucedida de marketing directo.
Encontrar e apoiar instituições de caridade eficazes:
- A equipa de investigação e avaliação da TLYCS expandiu o seu trabalho e lançou um novo modelo de avaliação de instituições de caridade.
- Juntaram-se novos membros à equipa e foram lançados os “Fundos de Causas“, que permitem que os doadores contribuam para várias instituições de caridade de alto impacto de uma só vez.
- O objectivo no próximo ano é providenciar recomendações de instituições de caridade nas áreas da educação, da ajuda em emergências humanitárias e da saúde mental, tendo por base a investigação feita.
Segue-se a mensagem de Charlie Bresler, co-fundador e membro da Direcção da The Life You Can Save:
Espalhar a Mensagem da Doação Eficaz
Na sua intervenção Charlie Bresler exprime a sua gratidão a Rickard Vikström pelos seus seis anos de um serviço que qualifica de excelente e que por isso fortaleceu a TLYCS.
Destaca depois duas iniciativas que são para si emocionantes e que começaram em 2022. A primeira é um podcast em que ele próprio entrevista pessoas bastante ricas e influentes para explorar a sua visão sobre a obrigação de partilhar a sua boa sorte com os outros e como equilibrar o sustento das suas próprias famílias, o apoio às comunidades locais e as doações para além das suas redes pessoais. O podcast será lançado ainda este ano.
A segunda iniciativa tem como objectivo envolver pessoas de elevados rendimentos, tanto dentro como fora do ecossistema do altruísmo eficaz. Essas doações podem ter um impacto significativo nos investimentos em marketing e parcerias, que ajudam a angariar mais fundos para as organizações sem fins lucrativos recomendadas. Destaca uma campanha bem-sucedida de contacto directo, pelo correio, com apoiantes que já não doavam há dois anos, e que gerou um retorno sobre o investimento de mais de 4000%, mostrando o potencial desta abordagem.
Charlie Bresler finaliza exprimindo o seu entusiasmo em continuar a trabalhar em estreita colaboração com a equipa para cumprir a missão da The Life You Can Save, ao mesmo tempo que aproveita o tempo com a sua família, incluindo a sua esposa Diana, com quem celebrará 50 anos de casamento em Maio.
.
.
O relatório prossegue fazendo menção a alguns dos seus parceiros que denomina de incríveis. Sublinham que as parcerias são parte essencial do trabalho de promoção da dação eficaz. Por isso, referem uma lista de parceiros que usam os seus talentos, redes e negócios para ajudar pessoas em extrema pobreza:
Promover a causa da TLYCS com a ajuda de parceiros incríveis
- Em 2022, estabeleceram uma parceria com a sorveteria Fluffy Torpedo em Melbourne. Estes doam 50 cêntimos (dólar australiano) por cada bola de sorvete vendida, directamente às operações da TLYCS, e o logótipo está exposto na porta da loja. Para além disso, distribuem cópias do livro aos clientes, que muitas vezes enfrentam filas para entrar.
- Um parceiro de longa data, a Give Industries, uma empresa social australiana que oferece o serviço de electricistas e doa todos os seus lucros a instituições de caridade, escolheu doar mais de 125 mil dólares australianos às instituições recomendadas pela TLYCS.
- Também assinalaram o terceiro aniversário do projecto Write The World, de Kate Tapping, que produz belos cadernos de notas e que os vende por 10 dólares australianos, valor que é integralmente doado às instituições de caridade eficazes recomendadas pela TLYCS — até ao momento, angariou mais de 111 mil dólares australianos.
- Para mais informações veja a rede de Parceiros, Apoiantes e Colaboradores da TLYCS.
Histórias de impacto
Depois o relatório inclui duas histórias de impacto:
- Sanku – Project Healthy Children: relata o caso de Ruth Awuor, produtora de farinha no Quénia, que providenciou farinha fortificada com vitaminas e minerais a mais de 75 mil pessoas. A Sanku pretende alcançar 100 milhões de pessoas com a sua alimentação nutritiva, ajudando produtores como Ruth.

- New Incentives: a Khadija é apenas uma dos mais de 620 mil responsáveis por crianças que inscreveram os seus filhos no programa de vacinação, que salva vidas, da New Incentives. Agora a Khadija recebe um incentivo monetário para cumprir esse programa de vacinação. Isso permite que o seu filho deixe de ter 18 vezes menos hipóteses de sobreviver até ao seu 5.º aniversário do que nos EUA, apenas por viverem no Quénia.

Na secção seguinte do relatório, Neela Saldanha, que integra a Direcção da TLYCS, faz um apelo a doações para a própria The Life We Can Save:
O Impacto que os doadores da TLYCS podem alcançar
- O contexto: Cerca de 700 milhões de pessoas vivem com menos de 2,15 dólares por dia, segundo o Banco Mundial. Podemos mudar essa situação doando dinheiro para organizações comprometidas.
- A The Life We Can Save quer alcançar o maior número possível de pessoas com a mensagem de doar para instituições eficazes.
- A TLYCS recomenda um pequeno grupo de organizações com um impacto mensurável.
- Isso requer tempo e dinheiro para investigação, impressão de livros (o livro é grátis), campanhas e a monitorização dos fundos dos doadores.
- Como não usam as doações para financiar as suas operações têm que contar com a generosidade dos seus doadores.
- Pede então que considere doar à The Life You Can Save, sabendo que cada dólar doado à TLYCS gera 15 dólares para as instituições eficazes que recomendam.
- Pode fazer essa doação através do site, adicionando uma “gorjeta” (“adding a tip”) quando doa às instituições de caridade recomendadas ou aos Fundos de Causas.
.
.
Apêndice
Já no apêndice esclarecem quais são as suas principais métricas, o que contabilizam no Dinheiro Movimentado (em geral e por cada instituição de caridade), as suas despesas operacionais e referem ainda um erro que corrigiram no relatório de 2020.
As principais métricas da TLYCS: Impacto líquido e índice de multiplicação
- As principais métricas para avaliar o seu desempenho são o “Impacto Líquido” e o “Índice de Multiplicação”.
- O “Impacto Líquido” é calculado subtraindo as despesas operacionais do dinheiro que angariam.
- O “Índice de Multiplicação” divide o dinheiro angariado com as despesas operacionais.
- Consideram que ambas as métricas são importantes e que devem ser analisadas conjuntamente. No entanto, o “Impacto Líquido” é considerado uma medida mais importante que o Dinheiro Movimentado, pois entendem que este capta o impacto absoluto e real nas vidas das pessoas em pobreza extrema.
- Daí o seu objectivo principal ser a maximização do “Impacto Líquido”, mantendo um “Índice de Multiplicação” razoável ao longo de três anos.
- Reconhecem que o “Índice de Multiplicação” é uma métrica importante para muitos doadores, pois mostra o retorno que estes obtêm face ao seu investimento.
- Sobre estas métricas dão o seguinte exemplo: Preferiam movimentar 100 milhões de dólares para as suas instituições de caridade recomendadas e gastar 10 milhões de dólares para fazê-lo (Impacto Líquido = 90 milhões; Índice de Multiplicação = 10:1) do que movimentar apenas 100 dólares e gastar 1 dólar (Impacto Líquido = 99 dólares; Índice de Multiplicação = 100:1). Pois embora o segundo cenário seja altamente eficiente (100:1 vs. 10:1), não teria necessariamente um grande impacto no mundo real.
- Acreditam ainda que ambas as métricas subestimam o impacto da TLYCS, pois não levam em conta todas as doações que podem ter influenciado.
- Além disso, também não consideram o valor das doações para organizações eficazes que não estão na sua lista de recomendações e não captam a influência não monetária, como motivar pessoas a usar as suas carreiras para o bem social
Dinheiro Movimentado em 2022 — O que está incluído?
- Nesta secção, é fornecido um relato detalhado do total de “Dinheiro Movimentado” (ou seja, as doações totais para as organizações sem fins lucrativos recomendadas, processadas directamente ou inspiradas pela TLYCS) e o total das despesas operacionais. São explicadas algumas diferenças entre os números apresentados neste relatório anual e os registos financeiros oficiais, devido a diferentes requisitos de relatórios a nível global e nacional, além de diferenças entre as doações feitas às instituições recomendadas e as doações recebidas pela própria TLYCS.
Dinheiro Movimentado em 2022 — por cada instituição de caridade
- Apresentam uma tabela (em mais detalhe aqui) que dá uma visão geral das quantias angariadas em 2022 para cada instituição de caridade recomendada.
Rendimento operacional da TLYCS — por cada fonte
- Apresentam o gráfico e a tabela que se seguem e que ilustram as fontes de receita para as despesas operacionais da The Life You Can Save. Mostram os diferentes tipos de doações e o número de doadores correspondente.

| Tipo de Donativo | Receitas em dólares americanos | N.º de Doadores | Nº de Doadores >=10 dólares |
| Receitas de juros | 31 348 dólares | – | – |
| Donativo recorrente | 141 781 dólares | 1023 | 892 |
| Donativo único: adicionar 10% ou uma “gorjeta” para o TLYCS | 142 181 dólares | 1604 | 1133 |
| Donativo único (< mil dólares) | 89 576 dólares | 710 | 543 |
| Donativo único (mil a 10 mil dólares) | 289 824 dólares | 92 | 92 |
| Donativo único (10 mil a 100 mil dólares) | 791 995 dólares | 30 | 30 |
| Donativo único (mais de 100 mil dólares) | 153 846 dólares | 1 | 1 |
.
Erro corrigido do relatório de 2020
- Explicam que foi descoberto um erro nas métricas de desempenho de 2020, em que uma única grande doação foi contabilizada incorrectamente. O erro foi uma questão de registo e não resultou na perda de dinheiro, mas afectou a precisão dos números apresentados nos relatórios anuais de 2020 e 2021. Foram implementadas melhorias nos processos para evitar erros semelhantes no futuro, e os números deste relatório anual de 2022 não foram afectados por esse erro de relatório.
Nesta nota rara de transparência em que se assume um erro publicamente, termina o apêndice e o relatório da The Life You Can Save, que se aconselha a consultar na íntegra no seu original aqui.
“Breves do AE”: resumos de publicações relacionadas com o AE que, por constrangimentos de tempo, ou restrições de direitos autorais, não poderíamos traduzir. Estes resumos servem essencialmente como estímulo à leitura dos textos originais aqui referidos.
Por José Oliveira.
Descubra mais sobre Altruísmo Eficaz
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.



