69 coisas que podem ser de financiamento bastante eficaz (parte 1 de 2)

Por Hauke Hillebrandt (EA Forum)

mais escolhas ae(19)

Quer mais escolhas para ajudar eficazmente? (Arte digital: José Oliveira | Fotografias: Pixabay)

Estas opiniões são minhas. Se você comentar um desses itens, por favor, cite o item na íntegra no início do seu comentário. Outras pessoas podem, então, votar positiva ou negativamente os vários comentários [no EA Forum] caso achem que merece ser financiado ou não.

Abaixo listo 69 oportunidades de financiamento bastante eficazes. Essas oportunidades de financiamento têm a capacidade de absorver uma quantidade razoável de dinheiro de forma eficaz marginalmente (na ordem de dezenas a centenas de milhares de dólares), porque mesmo que haja retornos decrescentes à medida que o financiamento aumenta, no início haverá retornos crescentes e retornos constantes em função da escala:

graf1

Assim, os itens abaixo não têm lacunas de financiamento na casa das dezenas de milhões de dólares, como algumas instituições de caridade de desenvolvimento global (em particular a GiveDirectly) e podem atingir retornos decrescentes com relativa rapidez, especialmente porque já receberam algum financiamento. No entanto, pode haver espaço para mais financiamento e podem tornar-se mais eficazes caso alguém lhes desse um pequeno incremento monetário.

Esses itens são todos mais do tipo “alto risco / alta recompensa” (cf. doações baseadas em êxitos). É possível que boas oportunidades de financiamento como essas possam ser encontradas em muitos campos. A variação da eficácia dentro de diferentes causas é alta, como é o caso da saúde global, em que algumas intervenções de saúde parecem ser muitas vezes mais eficazes do que outras. Mas também pode ser verdade que a eficácia que se verifica transversalmente às várias causas, seja menor do que as pessoas possam pensar e que a distribuição de eficácia de diferentes causas esteja a sobrepor-se. Por outras palavras, pode ser que existam algumas intervenções face às mudanças climáticas que sejam de financiamento mais eficaz do que algumas intervenções em biossegurança, embora possamos concordar que as mudanças climáticas sejam menos negligenciadas do que a biossegurança e geralmente apresentam uma pontuação pior face ao enquadramento composto pela escala, grau de negligência e possibilidade de resolução.

Analogamente, no mundo das atividades com fins lucrativos, apesar de investidores como o YCombinator estarem particularmente interessados em investir em mercados verticais específicos que eles consideram particularmente promissores, muitas vezes não se restringem a esses mercados e geralmente tentam financiar com uma pequena quantia de dinheiro muitas startups diferentes que estão tentando interromper uma qualquer variedade vertical. Outra analogia financeira: investir em áreas de causas que são mais negligenciadas, tais como a saúde global ou o risco da Inteligência Artificial, provavelmente é semelhante a investir em um fundo de índice que monitoriza as maiores empresas dentro de um mercado específico, no sentido de que é uma aposta bastante segura, enquanto que encontrar boas oportunidades de financiamento entre as causas pode ser mais parecido com o investimento ativo, o que requer mais pesquisa.

Algo que se pode fazer em cada um desses itens é um teste reverso para uma verificação de sanidade contra qualquer viés do status quo. Por exemplo, você poderia se perguntar: “Se a organização ou projeto já tivesse 100.000 dólares extra, eu tiraria isso deles e daria para, digamos, a GiveDirectly (que é usada como referência em desenvolvimento e na doação para a caridade)?” e “Eu tiraria dinheiro da GiveDirectly na margem (seus últimos 100.000 dólares para transferências em dinheiro) para dar a esses projetos?”. Talvez esse método também possa servir de proteção contra o viés de precisão de conduzir modelos de custo-eficácia cada vez mais elaborados e explícitos (que faltem nos itens a seguir), ao mesmo tempo em que negligencia considerações cruciais. Usando eu próprio esse tipo de teste reverso, em muitos casos, torna-se evidentemente claro para mim que esses itens devem ser priorizados em detrimento de intervenções diretas de desenvolvimento global.

Finalmente, qualquer um dos 2.100 multimilionários do mundo poderia dar a cada uma dessas oportunidades de financiamento 1 milhão de dólares com os juros da sua riqueza em qualquer ano, sem tocar no principal de seu patrimônio líquido. Qualquer um dos 200.000 indivíduos de patrimônio líquido ultraelevado do mundo (+ de 30 milhões de dólares) poderia dar a cada uma dessas oportunidades de financiamento 250.000 dólares e ainda teriam pelo menos metade de sua riqueza disponível. Alguns argumentam que a desigualdade de riqueza aumentará e, no futuro, poderá haver ainda mais pessoas que possam financiar projetos como esses. Pode ser útil ter uma grande variedade de coisas para persuadir os interesses de certos indivíduos com um rendimento elevado.

Obviamente, eu não tenho uma forte convicção que todos, e cada um, desses itens devam ser realmente financiados, porque não os examinei exaustivamente, mas espero que sirvam como inspiração para futuras pesquisas. Os itens não estão em uma ordem particular.

  1. Mudança climática: “The Price of Oil” trabalha para que se diminuam os subsídios aos combustíveis fósseis, que são ruins e na casa dos bilhões [Pt. milhares de milhões]. Também parece exequível, dado que os conservadores geralmente não gostam de subsídios. Financie também o Stockholm Environment Institute e os pesquisadores e autores deste artigo e deste sobre o mesmo tema para que continuem seu trabalho.
    .
  2. Construção da Comunidade de Altruísmo Eficaz: O grupo AE da Noruega “Stiftelsen effekt”. A Noruega é o país mais rico do mundo e, portanto, sua taxa de captação de recursos para as instituições de caridade recomendadas pela GiveWell é muito promissora.Financie também o Altruísmo Eficaz na Dinamarca.
    .
  3. Riscos catastróficos globais: Financie os autores deste artigo sobre tempestades geomagnéticas, que são perigosas. O Lloyd’s estimou o custo econômico de uma tempestade solar em 0,6 a 2,6 trilhões de dólares [Pt. 0,6 a 2,6 bilhões de dólares] somente nos Estados Unidos. Além disso, financie os pesquisadores deste artigo sobre riscos cósmicos e defesa planetária para que continuem sua pesquisa sobre esforços internacionais coordenados, bem como mecanismos legais e institucionais para proteger a humanidade contra perigos cósmicos, como o clima espacial severo e os impactos de asteroides. Além disso, financie os pesquisadores deste artigo para que façam mais pesquisas sobre a probabilidade de impactos de asteroides. Por fim, financie a fundação B612 para trabalhar mais em pesquisa e defesa da detecção e deflexão de asteroides.
    .
  4. Bem-estar animal: Consiga que alguém com o “Brendan O’Donohoe” vá trabalhar para o Quorn, uma empresa que produz um substituto de carne com base em micoproteínas. O Quorn está agora a ser lançado nos Estados Unidos depois de anunciar “um crescimento de 19% globalmente nos primeiros seis meses do ano, com um crescimento de 15% em seu mercado nacional no Reino Unido.” Eles estão investindo “ 150 milhões de libras em suas instalações de fabricação no Reino Unido, com o objetivo de se tornarem uma ‘marca de bilhões de dólares’ até 2020[Pt. milhares de milhões de dólares]. A marca foi adquirida pela Monde Nissin em 2015 por 550 milhões de libras. Poderíamos também financiar os autores deste estudo mostrando que o Quorn está ao mesmo nível das fontes de proteína à base de carne para que se façam mais pesquisas sobre o Quorn ou outras alternativas à base de carne.
    .
  5. Segurança da Inteligência Artificial: Tente fazer com que Kyunghyun Cho trabalhe na pesquisa de segurança da IA. Além disso, procure financiar mais pesquisadores e organizações reunidos nesta página. Esses pesquisadores de segurança da IA da Turquia e da Malásia podem ser mais custo-eficazes de financiar do que os pesquisadores dos EUA e do Reino Unido.
    .
  6. Política dos EUA: Vote.org: Usam o registro de eleitores para aumentar o comparecimento dos eleitores nos Estados Unidos, aumentando a participação democrática.“O Vote.org, um grupo não-partidário, gastou 658.000 dólares nas últimas quatro semanas das eleições [em Alabama] em um esforço direcionado para aumentar a participação dos negros, de acordo com a fundadora do grupo, Debra Cleaver.”
    .
  7. Saúde global: De acordo com um estudo financiado pela Gates Foundation, a GAVI, a aliança de vacinas, o principal financiador internacional de vacinas tem uma lacuna de financiamento de 7,6 bilhões [Pt. 7,6 mil milhões] de dólares de 2016 a 2020 em 94 países. A OMS estima que as vacinas podem prevenir 14 milhões de mortes de 2011 a 2020. Outro estudo estima que o custo por morte evitada das vacinas contra o rotavírus nos próximos anos é de aproximadamente 7.000 dólares. As lacunas de vacinação contra a febre amarela também podem levar a surtos pandémicos. Poder-se-ia procurar financiar o Center for Vaccine Advocacy para que se fizesse lobby por mais apoio financeiro para vacinas.
    .
  8. Saúde global: Financie os autores deste estudo para que realizem um workshop usando vacinas fracamente transmissíveis para erradicar doenças infecciosas (semelhante a este workshop sobre genética dirigida que foi financiado pela OpenPhil).
    .
  9. Saúde global: Global Action Fund for Fungal Infections: Estima-se que a minimização das mortes por doenças causadas por fungos reduza as mortes anuais por AIDS [Pt. SIDA] para menos de 500.000 até 2020. As mortes por infecções por fungos na AIDS foram estimadas em mais de 700.000 mortes (47%) anualmente até 2020. Há quem argumente que ferramentas de diagnóstico rápido e agentes antifúngicos estão disponíveis para essas doenças e provavelmente teriam um grande impacto na redução das mortes. O custo por vida salva pela triagem foi estimado entre 20 a 140 dólares (esse valor pode estar a ser ser sobrestimado, mas mesmo que esteja errado por uma ordem de magnitude, ainda assim vale a pena investigar). Também é possível fazer algum investimento de impacto e ver se é possível financiar essa empresa que trabalha com antifúngicos.
    .
  10. Saúde global: Resistência antifúngica: os antifúngicos, assim como os antibióticos, podem deixar de funcionar devido à resistência antifúngica, o que coloca muitas pessoas em risco. Financie o autor deste estudo para que investigue mais.
    .
  11. Desenvolvimento global: Kieran Holmes é um consultor tributário que aconselha os governos de países em desenvolvimento a melhorar na cobrança de impostos. Ele melhorou o Burundi fazendo bons indicadores de negócios. Também ajudou a aumentar a receita fiscal anual em Ruanda para 6,5 vezes mais, depois de automatizar o processo de cobrança, o que reduziu os erros e as oportunidades de fraude. Isso provavelmente reduzirá a pobreza. Pode-se também procurar financiar esta iniciativa.
    .
  12. Desenvolvimento global: Financie o Conselho Indiano de Pesquisa sobre Relações Econômicas Internacionais (ICRIER).“Relata-se que a Fundação Ford, uma organização filantrópica global, fornece alguns milhões de dólares de fundos que desempenham um certo papel na criação de um grupo de reflexão (ICRIER) que depois desempenha por si mesmo um certo papel proporcionando as condições em que boas escolhas políticas são feitas resultando na criação de 3,6 trilhões de dólares [Pt. 3,6 bilhões de dólares] em produção adicional dos indianos.” [Fonte].
    .
  13. Riscos catastróficos globais: Financie a CEPI, a Coalition for Epidemic Preparedness Innovations [Coligação para as Inovações em Prontidão Epidêmica].
    .
  14. Riscos catastróficos globais: Financie os cientistas que trabalham no Johns Hopkins Center for Health Security, que trabalham aqui na preparação para pandemias. E também estes cientistas que estão trabalhando em riscos da biologia sintética.
    .
  15. Saúde global: Snakebite initiative. Mordidas de cobra são um grande problema e podem apresentar uma carga de doença que poderá ir até 94.000 mortes e mais de 1 milhão de mordidas. Evitá-las pode ser muito custo-eficaz, de acordo com um estudo: “O custo por morte evitada para os 16 países de interesse variou de 1.997 dólares na Guiné-Bissau a 6.205 dólares na Libéria e na Serra Leoa”. Tem sido noticiado que o antiveneno africano está permanentemente esgotado, as pessoas dizem que medidas urgentes são necessárias para lidar com as mordidas de cobra, e a Nature intitulou-a de “crise crescente de saúde”, por isso pode estar sendo bastante negligenciada. A Médecins Sans Frontières diz que estão ficando sem antiveneno. Dê aos autores deste artigo intitulado ”Uma estratégia simples e inovadora para a produção de um soro anti-ofídico pan-específico contra as serpentes elapídeas da Ásia” financiamento para pesquisas futuras.
    .
  16. Centrado no sofrimento: Financie os pesquisadores que estudam este novo analgésico para acelerar pesquisas futuras.
    .
  17. Riscos catastróficos globais: Financie uma edição especial do International Journal of Disaster Risk Science sobre a preparação para os RCG.
    .
  18. Saúde Global: O clampeamento tardio do cordão umbilical pode salvar vidas de recém-nascidos e prevenir a anemia. Financie pesquisadores para fazer uma avaliação de risco que apure se isso deve ser uma mensagem de saúde amplamente divulgada. Dependendo do resultado, financie a Development Media International ou a Charity Science Health para que espalhem a mensagem.
    .
  19. Riscos catastróficos globais: Supervulcões: Financie Brian Wilcox para que faça mais trabalho acadêmico sobre a viabilidade de uma usina geotérmica no Yellowstone que poderia evitar uma futura erupção de um supervulcão.
    .
  20. Desenvolvimento global: Fala-se muito sobre fronteiras abertas, mas poucas pessoas falam sobre a migração dentro do país. Um estudo da ONU constatou que 80% dos países tinham políticas para reduzir a migração rural-urbana (de apenas 38% em 1996). É também mais pronunciada nos países mais pobres: 88% dos países menos desenvolvidos apresentaram políticas para reduzir a migração para áreas urbanas. Migração rural para zonas urbanas é uma parte crucial no desenvolvimento econômico de qualquer país na história da humanidade. Alguns estudos executam simulações que sugerem que “em todo o período de 2011 a 2022, se a taxa de participação no mercado de trabalho do setor não-agrícola aumentar em 1% ao ano, a China aumentará sua taxa de crescimento potencial em 0,88% (Cai e Lu 2013). [e] as medidas mais importantes para melhorar a participação da força de trabalho incluem a reforma do sistema de registro domiciliar e melhorias nos bens e serviços públicos urbanos, ambos ajudando a estabilizar e a expandir o emprego de trabalhadores migrantes na economia urbana e no setor não agrícola. […] O crescimento tradicional condicionado por fatores pode ainda assim contribuir se as reformas aumentarem a participação da força de trabalho mais significativamente ao atenuar as restrições à migração rural-urbana por meio da reforma do sistema de registro domiciliar e outros meios.” [Estudo] Poderíamos financiar mais pesquisas sobre esse assunto ou financiar Fei-ling Wang, que defende reformas incrementais na China e que pode estar disposto a convocar uma conferência sobre lições para outros países. Mais sobre este assunto.
    .
  21. Mudanças Climáticas: Financie os autores deste artigo para que se façam mais pesquisas de viabilidade sobre o uso da alcalinidade oceânica para a captura de carbono. O relatório de lacunas de emissões da ONU cita estudos sobre este tópico que sugerem que esta é a maneira mais barata de prevenir a mudança climática por apenas 10 dólares por tonelada de CO2 evitada.
    .
  22. Pesquisa sobre Envelhecimento: O Open Philanthropy Project financiou recentemente o laboratório de Irina Conboy para que fizesse pesquisa antienvelhecimento. Da mesma forma, pode-se financiar o Randolab em Stanford, que também analisa o envelhecimento e faz pesquisas semelhantes. Rando parece ter influenciado fortemente a pesquisa de Conboy, de acordo com o Semantic Scholar.
    .
  23. Estabilidade macroeconômica: Um estudo recente da Lancet sugere que a crise financeira de 2008 foi associada a cerca de 500.000 mortes relacionadas ao câncer em todo o mundo. Isso é apenas câncer, que contribui somente para cerca de 15% da mortalidade global e, portanto, uma extrapolação ingênua pode sugerir números de mortalidade na casa dos milhões. Outros fatores, como o comércio e o turismo, sofreram significativamente devido à crise econômica e, portanto, os países pobres foram provavelmente mais afetados em termos de bem-estar. Financie Riccardo Rebonato, especialista em testes de estresse, para que escreva mais sobre regulamentação bancária e testes de estresse a bancos.
    .
  24. Mudança Climática: Financie a European Capacity Building Initiative, para trabalhar mais em suas “Opções Não Convencionais para Aprimorar o Financiamento da Luta Multilateral Contra as Alterações Climáticas”.
    .
  25. Construção da comunidade AE: Financie o “Efektivni-altruismus”, o grupo de Altruísmo Eficaz Checo. Eles organizam o projeto de tese eficaz. Você poderia fazê-lo através de um vínculo social impactante, em que você paga X dólares por cada tese sobre o Altruísmo Eficaz.
    .
  26. Riscos catastróficos globais: Coreia do Norte: Financie “Flash Drives for freedom”, que contrabandeia Pen Drives com informações imparciais para a Coreia do Norte. Tal abordagem foi implicitamente endossada em novembro por Thae Yong-ho, que antigamente era o número dois na embaixada da Coreia do Norte em Londres e agora é um desertor. Há também análise acadêmica desse isolamento ser uma das razões para a ausência de uma revolta na Coreia do Norte.

 

[Ver a restante lista do 27 ao 69]


Texto publicado originalmente por Hauke Hillebrandt no EA Forum, a 21 de janeiro de 2018.

Tradução de Thiago Tamosauskas. Revisão de José Oliveira.

Botao-assineBoletim

 

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s