69 coisas que podem ser de financiamento bastante eficaz (parte 2 de 2)

Por Hauke Hillebrandt (EA Forum)

Mais escolhas AE-2sl(19)

Quer mais escolhas para ajudar eficazmente? (Arte digital: José Oliveira | Fotografias: Pixabay)

Estas opiniões são minhas. Se você comentar um desses itens, por favor, cite o item na íntegra no início do seu comentário. Outras pessoas podem, então, votar positiva ou negativamente os vários comentários [no EA Forum] caso achem que merece ser financiado ou não.

Abaixo listo 69 oportunidades de financiamento bastante eficazes. Essas oportunidades de financiamento têm a capacidade de absorver uma quantidade razoável de dinheiro de forma eficaz marginalmente (na ordem de dezenas a centenas de milhares de dólares), porque mesmo que haja retornos decrescentes à medida que o financiamento aumenta, no início haverá retornos crescentes e retornos constantes em função da escala:

graf1

Assim, os itens abaixo não têm lacunas de financiamento na casa das dezenas de milhões de dólares, como algumas instituições de caridade de desenvolvimento global (em particular a GiveDirectly) e podem atingir retornos decrescentes com relativa rapidez, especialmente porque já receberam algum financiamento. No entanto, pode haver espaço para mais financiamento e podem tornar-se mais eficazes caso alguém lhes desse um pequeno incremento monetário.

Esses itens são todos mais do tipo “alto risco / alta recompensa” (cf. doações baseadas em êxitos). É possível que boas oportunidades de financiamento como essas possam ser encontradas em muitos campos. A variação da eficácia dentro de diferentes causas é alta, como é o caso da saúde global, em que algumas intervenções de saúde parecem ser muitas vezes mais eficazes do que outras. Mas também pode ser verdade que a eficácia que se verifica transversalmente às várias causas, seja menor do que as pessoas possam pensar e que a distribuição de eficácia de diferentes causas esteja a sobrepor-se. Por outras palavras, pode ser que existam algumas intervenções face às mudanças climáticas que sejam de financiamento mais eficaz do que algumas intervenções em biossegurança, embora possamos concordar que as mudanças climáticas sejam menos negligenciadas do que a biossegurança e geralmente apresentam uma pontuação pior face ao enquadramento composto pela escala, grau de negligência e possibilidade de resolução.

Analogamente, no mundo das atividades com fins lucrativos, apesar de investidores como o YCombinator estarem particularmente interessados em investir em mercados verticais específicos que eles consideram particularmente promissores, muitas vezes não se restringem a esses mercados e geralmente tentam financiar com uma pequena quantia de dinheiro muitas startups diferentes que estão tentando interromper uma qualquer variedade vertical. Outra analogia financeira: investir em áreas de causas que são mais negligenciadas, tais como a saúde global ou o risco da Inteligência Artificial, provavelmente é semelhante a investir em um fundo de índice que monitoriza as maiores empresas dentro de um mercado específico, no sentido de que é uma aposta bastante segura, enquanto que encontrar boas oportunidades de financiamento entre as causas pode ser mais parecido com o investimento ativo, o que requer mais pesquisa.

Algo que se pode fazer em cada um desses itens é um teste reverso para uma verificação de sanidade contra qualquer viés do status quo. Por exemplo, você poderia se perguntar: “Se a organização ou projeto já tivesse 100.000 dólares extra, eu tiraria isso deles e daria para, digamos, a GiveDirectly (que é usada como referência em desenvolvimento e na doação para a caridade)?” e “Eu tiraria dinheiro da GiveDirectly na margem (seus últimos 100.000 dólares para transferências em dinheiro) para dar a esses projetos?”. Talvez esse método também possa servir de proteção contra o viés de precisão de conduzir modelos de custo-eficácia cada vez mais elaborados e explícitos (que faltem nos itens a seguir), ao mesmo tempo em que negligencia considerações cruciais. Usando eu próprio esse tipo de teste reverso, em muitos casos, torna-se evidentemente claro para mim que esses itens devem ser priorizados em detrimento de intervenções diretas de desenvolvimento global.

Finalmente, qualquer um dos 2.100 multimilionários do mundo poderia dar a cada uma dessas oportunidades de financiamento 1 milhão de dólares com os juros da sua riqueza em qualquer ano, sem tocar no principal de seu patrimônio líquido. Qualquer um dos 200.000 indivíduos de patrimônio líquido ultraelevado do mundo (+ de 30 milhões de dólares) poderia dar a cada uma dessas oportunidades de financiamento 250.000 dólares e ainda teriam pelo menos metade de sua riqueza disponível. Alguns argumentam que a desigualdade de riqueza aumentará e, no futuro, poderá haver ainda mais pessoas que possam financiar projetos como esses. Pode ser útil ter uma grande variedade de coisas para persuadir os interesses de certos indivíduos com um rendimento elevado.

Obviamente, eu não tenho uma forte convicção que todos, e cada um, desses itens devam ser realmente financiados, porque não os examinei exaustivamente, mas espero que sirvam como inspiração para futuras pesquisas. Os itens não estão em uma ordem particular.

(Ver lista de 1 a 26)

  1. Desenvolvimento Global: Pesquisa de Priorização Global: O The Copenhagen Consensus Center está ajudando Bangladesh a liberalizar sua economia e a priorizar quais políticas possuem os maiores benefícios sociais, econômicos e ambientais por cada dólar gasto. Incentivar essas políticas poderia, segundo alguns economistas do desenvolvimento, reduzir radicalmente a pobreza de um modo mais rápido do que “intervenções diretas” tais como transferências de dinheiro. Bangladesh tem uma população enorme e muitas pessoas vivendo em pobreza extrema, portanto talvez haja a oportunidade de se repetir o que foi feito na Índia (veja o link anterior). Recentemente, também iniciaram um programa na Índia financiado pela Fundação Gates: o India Consensus, começando com os estados de Andhra Pradesh e Rajasthan.
    .
  2. Bens Públicos Globais / Desenvolvimento Global: Previsão global de inundações: As inundações têm a maior frequência entre os desastres naturais em todo o mundo, respondendo por 39% de todos os desastres desde 2000, com mais de 94 milhões de pessoas sendo afetadas por inundações a cada ano. Calcula-se que a população atingida continue a aumentar devido às alterações climáticas e à globalização. As inundações levam ao deslocamento de populações, água imprópria para consumo, destruição de infraestruturas, ferimentos e morte. Produzir previsões com alta resolução espacial e temporal em uma escala global só se tornou possível nos últimos anos através de avanços científicos e tecnológicos e da crescente integração das comunidades hidrológica e meteorológica. Em geral, embora as estimativas seguintes sejam incertas, a relação custo-benefício dos sistemas de previsão de inundação parece que se compara muito favoravelmente face à relação custo-benefício dos serviços meteorológicos e climáticos, ou outros sistemas de alerta precoce em geral. Estima-se que os sistemas de previsão em Bangladesh, por exemplo, tenham uma relação custo-benefício de 500. Geralmente, no mundo em desenvolvimento, poderia poupar-se entre 300 milhões de dólares e 2 bilhões [Pt. 2 mil milhões] de dólares, além de benefícios econômicos adicionais de um total entre 3 e 30 bilhões [Pt. 3 e 30 mil milhões] de dólares e evitar uma média de 23.000 mortes por ano. O total de benefícios alcançaria entre 4 e 36 bilhões [Pt. 4 e 36 mil milhões] de dólares por ano. Os investimentos são estimados em aproximadamente 1 bilhão [Pt. mil milhões] de dólares por ano. Isso implicaria uma relação custo-benefício entre 4 e 36.  Financie pesquisadores como Hannah Cloke, que estão tentando melhorar a previsão global de inundações.
    .
  3. Política dos EUA / Riscos catastróficos globais: ‘Swing Left’, uma comunidade on-line que o liga ao distrito de viragem decisiva mais próximo.Trata-se de um distrito onde o vencedor, um deputado eleito que agora está cumprindo um mandato de dois anos na Câmara dos Deputados, venceu a eleição de novembro de 2016 por uma pequena margem ou, caso contrário, é vulnerável em 2018. […] O objetivo é virar a Câmara dos Deputados nas eleições de 2018 e colocar um fim nos objetivos de Trump e do Partido Republicano ” [fonte] É um Carey PAC, uma angariação de fundos não partidários que não tem um limite de doação para suas atividades principais. Aqui está uma análise recente sobre o esforço dos democratas para ganhar assentos na Câmara. Há também alguns super-PACs recomendados neste post que podem valer a pena investigar.
    .
  4. Envelhecimento: Financie a life extension advocacy [defesa do prolongamento da vida].
    .
  5. Pesquisa AE: Financie Milan M. Cirkovic que publicou “Riscos Catastróficos Globais” com Nick Bostrom.
    .
  6. Risco de IA a curto prazo: The International Committee for Robot Arms Control [Comitê Internacional de Controle de Armas de Robôs] – ou ICRAC – é uma associação internacional sem fins lucrativos comprometida com o uso pacífico da robótica ao serviço da humanidade e da regulamentação de robôs. Pode-se também doar para a campanha da Human Rights Watch para pôr fim aos robôs assassinos.
    .
  7. Sofrimento de animais selvagens: faça doações para a Wild animal suffering research [Pesquisa sobre o Sofrimento dos Animais Selvagens].
    .
  8. Preparação face aos Riscos catastróficos globais: Financie os pesquisadores deste documento para que façam mais pesquisas sobre segurança alimentar global do tipo All Fed.
    .
  9. Riscos catastróficos globais: Cambridge Center for Existential Risk (CSER) [Centro de Riscos Existenciais de Cambridge].
    .
  10. Riscos catastróficos globais / Mudanças climáticas: Financie o Blue Marble Space Institute of Science para que faça mais pesquisas sobre a viabilidade da geoengenharia de grandes calotas polares.
    .
  11. Riscos catastróficos globais: Financie o ‘Center for Arms Control and Non-Proliferation[Centro de Controle de Armas e Não-Proliferação] para que faça mais pesquisas e defenda questões relacionadas à biossegurança.
    .
  12. Riscos catastróficos globais / meteorologia espacial: Financie os pesquisadores deste documento para que trabalhem mais na estimativa das probabilidades e perdas econômicas de explosões solares e para que trabalhem em uma potencial estratégia de mitigação para proteger a terra através da criação de um escudo magnético para desviar as explosões solares.
    .
  13. Saúde Global: Controle do Tabagismo na Índia: Fumar está prestes a levar a 1 bilhão [Pt. mil milhões] de mortes prematuras, que poderiam ser evitadas por esforços de controle do tabagismo. Financie o Resource Center for a Tobacco Free India [Centro de Recursos para uma Índia Livre do Tabaco] para que trabalhe no aumento dos impostos sobre o tabaco, que tem sido considerada a melhor política de saúde pública. Financie também Prabhat Jha, um defensor do controle do tabagismo na Universidade de Toronto. Ele escreveu o livro seminal de 1999 no Banco Mundial e tem promovido ativamente o controle do tabaco na Índia, bem como em outros lugares do mundo. As campanhas nos meios de comunicação de massa para controle do tabaco na Índia têm sido sugeridas como muito custo-eficazes a 9,2 dólares por morte evitada.
    .
  14. Riscos catastróficos globais: Financie Arturo Casadevall para fazer mais trabalhos sobre os Riscos Catastróficos Globais de Fungos. Algumas pessoas dizem que estes podem ter matado os dinossauros.
    .
  15. Envelhecimento: Financie os pesquisadores deste artigo para que façam mais pesquisas sobre a economia de pesquisar sobre o envelhecimento.
    .
  16. Riscos catastróficos globais: Financie os pesquisadores deste documento sobre como encontrar mais rapidamente surtos de doenças para que continuem sua pesquisa e defesa dessa causa.
    .
  17. Desenvolvimento global: Financie a Global Alliance of NGOs for Road Safety [Aliança Global de ONGs pela Segurança nas Estradas] para que reduzam os acidentes de trânsito. Isso pode ser custo-eficaz porque mais de 1 milhão de pessoas morrem devido a acidentes de trânsito: por exemplo, a média do custo-eficácia de uma melhor fiscalização de segurança nas estradas em Uganda foi estimada em 603 dólares por morte evitada.
    .
  18. Desenvolvimento Global: Financie a Trademark East Africa, que tenta melhorar o comércio na África Oriental. Ou financie a Cuts International, de Genebra, que também trabalha na melhoria do comércio nos países menos desenvolvidos. O comércio é importante porque atrai investimentos, cria empregos e reduz a pobreza. Por exemplo, um estudo recente sugere que a Lei de Crescimento e Oportunidades para a África, o acordo comercial dos EUA com países da África Subsaariana, reduziu a mortalidade infantil em cerca de 9%. Outro estudo sugere que um “aumento nas tarifas para atingir médias de taxas consolidadas de 44,7% em países altamente protecionistas como Índia, Bangladesh, Paquistão e Sri Lanka iria levar a um declínio do rendimento real no sul da Ásia de 4,2% ou a perdas de assistência social próximas a 125 bilhões [Pt. 125 mil milhões] de dólares relativamente aos padrões de base até 2020”.
    .
  19. Sofrimento de animais selvagens: Financie os pesquisadores deste artigo sobre o declínio da população mundial de insetos para que realizem pesquisas de aprofundamento e atualização sobre suas causas.
    .
  20. Risco de IA a curto prazo: Parece que está a ocorrer muita captura do regulador face à pressão de empresas de tecnologias. Muitas pessoas estão preocupadas sobre o modo como as tecnologias estão controlando nossa capacidade de atenção e muito mais. A tecnologia viciante da Internet provavelmente desperdiça muitos recursos. Time well spent [tempo bem gasto] é uma organização que defende e trabalha nessa causa. Matt Stoller é outro defensor que está trabalhando nisso.
    .
  21. Bens públicos globais / Desenvolvimento global: A poluição atmosférica mata 7 milhões de pessoas todos os anos. O ar limpo é um bem público global e a poluição atmosférica transcontinental é um fato. Financie o grupo Clean Air Taskforce [Grupo de Intervenção Ar Puro].
    .
  22. Riscos catastróficos globais: Financie o Global Seed Vault: “O depósito global de sementes é um cofre congelado no Ártico, que contém as sementes de muitas variedades importantes de culturas, reduzindo a chance de perdermos espécies importantes. A água de gelo derretido entrou recentemente no túnel que leva ao cofre devido, ironicamente, à mudança climática, portanto provavelmente necessitariam de mais financiamento. Existem muitos outros projetos como este que se poderia fazer para preservar o conhecimento.”
    [fonte]
    .
  23. Promover a pesquisa de priorização global: Financie os autores deste livro sobre “Custo-Eficácia em Saúde e Medicina” para que organizem um Curso Online Aberto e Massivo (MOOC).
    .
  24. Riscos catastróficos globais: Considere (!) financiar um grupo que defenda e trabalhe na prevenção a ataques de Pulso Eletromagnético (EMP). Comentário crítico aqui. Geralmente, pode ser bom financiar mais pesquisas sobre este assunto pelo valor da informação.
    .
  25. Bens públicos globais: Financie os pesquisadores deste documento sobre resistência antimicrobiana para aumentar a defesa de alternativas de desenvolvimento de novos antibióticos. De acordo com um relatório, a resistência antimicrobiana resultará em mais de 10 milhões de mortes anuais e causará até 100 trilhões [Pt. 100 biliões] de dólares em custos na economia.
    .
  26. Câncer [Pt. Cancro]: Conceda financiamento ao laboratório de David Vail para que pesquise uma vacina contra o câncer semelhante à deste pesquisador, cuja pesquisa foi fortemente influenciada por David Vail, de acordo com a Semantic Scholar.
    .
  27. Desenvolvimento Global: Financie organizações que trabalham para encontrar as causas do crescimento nos países em desenvolvimento para acelerar esse seu crescimento. Por exemplo, financie o Growthdialogue.org e o The International Growth Center.
    .
  28. Saúde global: Tente fazer com que a Action against Smoking, Action against Salt, e a Action on Sugar [Ação contra o Tabagismo, o Sal e o Açúcar] iniciem a nível internacional a defesa das suas respetivas áreas, que matam milhões de pessoas todos os anos. Por exemplo, um estudo através de um modelo sugere que 1,65 milhão de mortes por causas cardiovasculares podem ser atribuídas ao consumo excessivo de sódio anualmente. Outro estudo sugere que as estratégias de redução de sódio podem ser bastante custo-eficazes a cerca de 100 dólares por cada Ano de Vida Ajustado à Deficiência (DALY) evitado. Pode-se financiar os autores de um artigo sobre como reduzir o consumo de sódio na China para que façam mais pesquisas.
    .
  29. Bens públicos globais: Financie o Policy Exchange para que façam mais pesquisas sobre como o investimento em Pesquisa e Desenvolvimento pode beneficiar o desenvolvimento.
    .
  30. Bens públicos globais: crie um fundo semelhante ao criado pelo Gates e pelo Bloomsberg para cobrir as custas legais quando países em desenvolvimento forem processados pelas 5 grandes companhias Americanas de tabaco (Big Tobacco). Não para ações judiciais da Big Tobacco, mas para cientistas que são processados por essa indústria por realizarem pesquisas sobre saúde global. Isso pode ter um efeito dissuasivo apenas por ter o dinheiro ali parado (é claro que isso tem os seus custos).
    .
  31. Riscos catastróficos globais / Bens públicos globais: Apoio geral ao Global Catastrophic Risks Institute [Instituto de Riscos Catastróficos Globais].
    .
  32. Riscos catastróficos globais: Financie os pesquisadores desta pesquisa sobre o programa de armas biológicas da Coréia do Norte para que continuem suas pesquisas. Além disso, financie a Rand Corporation para que continue suas pesquisas sobre o poder de armas químicas e biológicas da Coréia do Norte e sobre que contramedidas se devem priorizadar.
    .
  33. Riscos catastróficos globais: Financie a Chatham House, Grupo de Reflexão do Ano de 2016, para que continue seu trabalho sobre Segurança Cibernética de Sistemas de Armas Nucleares. Financie também os pesquisadores deste artigo sobre terrorismo cibernético.
    .
  34. Mudança climática: Financie os autores desta pesquisa sobre o valor de 10 trilhões [Pt. 10 biliões] de dólares de informações melhores acerca da resposta climática transitória. Mais dados sobre o valor da informação.
    .
  35. Mudança climática: Entre 2010 e 2016, o mundo gastou 2,3 trilhões [Pt. 2,3 biliões] de dólares em energia renovável e apenas 10 bilhões [Pt. 10 mil milhões] de dólares em captura e armazenamento de dióxido de carbono (CAC). Financie a Carbon Capture and Storage Association [Associação de Captura e Armazenamento de Carbono] ou o Global CCS Institute para a defesa e implementação do programa de pesquisa de captura e armazenamento de carbono (CAC) no Imperial College London.
    .
  36. Bens Públicos Globais: Financie a Nutrition Society para que faça mais edições especiais sobre micronutrientes. Por exemplo, parece haver alguma controvérsia sobre a quantidade de vitamina D que os seres humanos precisam – o valor informativo de descobrir informações como essa pode ser bom, porque os programas de fortificação através de micronutrientes parecem ser muito eficazes.
    .
  37. Saúde Global: Financie os pesquisadores desta pesquisa sobre antivirais de amplo espectro para que continuem seus trabalhos. Este artigo parece ter reunido interesse de acordo com o Semantic Scholar.
    .
  38. Riscos catastróficos globais: Financie esses pesquisadores para que façam mais trabalhos sobre a biocontenção de organismos geneticamente modificados. Eles são citados no artigo do CSER sobre 20 questões emergentes em engenharia biológica – há outras oportunidades mencionadas neste artigo.
    .
  39. Bem-estar animal: impostos sobre carnes: Financie os pesquisadores deste artigo para que façam mais pesquisas sobre o preço de emissões de carbono de produtos alimentícios. Como a carne tem uma pegada de CO2 elevada, isso pode levar a um imposto real sobre a carne.
    .
  40. Ciência biomédica: Financie o Galaxy Project, uma ferramenta online de análise de genoma, que tem sido amplamente utilizada em ciências biológicas de acordo com o Semantic Scholar. Da mesma forma, financie o Bioconductor, um projeto de software de código aberto para fornecer ferramentas para a análise de dados genômicos de alto rendimento.
    .
  41. Melhorar a tomada de decisões institucionais: O Painel de Especialistas Econômicos da IGM faz pesquisas regulares sobre até que ponto os economistas de renome concordam ou discordam sobre as principais questões de política pública. Financie-os para que criem um mercado de previsão com o stand da IGM com dinheiro do fundo.
    .
  42. Riscos catastróficos globais: Financie os pesquisadores deste artigo para que continuem suas pesquisas sobre redução transversal de riscos de desastres e resiliência.
    .
  43. Desenvolvimento global: Financie o Instituto ADM para a Prevenção da Perda Pós-Colheita na Universidade de Illinois em Urbana-Champaign. Os autores deste artigo sobre a redução das perdas pós-colheita durante o armazenamento de grãos para fortalecer a segurança alimentar nos países em desenvolvimento resumem a questão: “Podem ser perdidos até 50% a 60% dos grãos de cereais durante a etapa de armazenamento devido apenas à falta de ineficiência técnica. O uso de métodos científicos de armazenamento pode reduzir essas perdas para apenas 1% a 2%”.

 


Texto publicado originalmente por Hauke Hillebrandt no EA Forum, a 21 de janeiro de 2018.

Tradução de Thiago Tamosauskas. Revisão de José Oliveira.

Botao-assineBoletim

 

 

 

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s