Raciocinar com Coragem com Peter Singer

Quer Raciocinar com Coragem? (Arte digital: José Oliveira | Foto: Bold Reasoning with Peter Singer)

Raciocinar com Coragem é o novo projecto de Peter Singer. Onde este pretende usar mais de 50 anos de reflexão em assuntos como os direitos dos animais, a pobreza  global e a bioética. Estamos extremamente gratos por termos obtido a autorização por parte do próprio Peter Singer para traduzirmos o que aí for publicado. Sentimo-nos também honrados por podermos dar este pequeno contributo na divulgação do trabalho de um dos mais proeminentes eticistas mundiais, que inclui, entre muitas outras realizações, a influência na fundação e desenvolvimento do movimento do altruísmo eficaz.   

Publicações de 2024 🠋

  • Boas-vindas ao Raciocinar com Coragem com Peter Singer


Boas-vindas ao Raciocinar com Coragem com Peter Singer

Olá, chamo-me Peter Singer e tenho o prazer de vos dar as boas-vindas ao meu Substack: Raciocinar com Coragem.

Peter Singer (11 de Março de 2024)

Em Dezembro, dei a minha última aula na Universidade de Princeton. Caso tenha perdido a minha última palestra, pode vê-la aqui. Em Janeiro, enviei o texto do meu próximo livro, Consider the Turkey [Pense no Peru], para a Princeton University Press (um livro muito curto que será lançado antes do Dia de Acção de Graças). Neste momento, pela primeira vez em muitos anos, não tenho em curso um projecto para um livro. Em vez disso, estou à procura de novas formas de comunicar as minhas ideias – mais especificamente, através do Substack e de um podcast que estou a planear.

Talvez já tenha ouvido alguém chamar-me “o filósofo vivo mais influente do mundo”. É um rótulo que estou disposto a aceitar, embora isso não diga muito sobre a filosofia como fonte de influência. Grande parte da minha influência advém dos debates que suscitei sobre a ética do nosso tratamento dos animais, sobre o que devemos fazer para ajudar as pessoas em situação de pobreza extrema e sobre questões de vida e morte na bioética. Alguns destes debates têm sido intensos e houve mesmo tentativas de me remover da esfera pública e de me proibir de falar. Felizmente, as tentativas geralmente falham. No entanto, os meios de comunicação social noticiam-nas, com o resultado inevitável de as minhas opiniões chegarem a um público muito maior do que chegariam caso não houvesse essas tentativas de me silenciar.

Ao longo dos anos, escrevi um número surpreendente de livros, artigos e colunas de opinião. Se tiver interesse em aprofundar o assunto, encontrará a minha biografia, os meus escritos e muito mais no meu site.

Raciocinar com coragem com Peter Singer é uma publicação apoiada pelos leitores. Para receber novas publicações e apoiar o meu trabalho, considere tornar-se um subscritor gratuito ou mediante pagamento.

O que me trouxe até aqui?

Libertação Animal:

Tudo começou em 1970, quando eu era um estudante universitário em Oxford. Um almoço casual com Richard Keshen, um estudante canadiano que era vegetariano, levou-me a reflectir sobre a pecuária industrial e a ética da forma como tratamos os animais não humanos. Acabei por escrever Animal Liberation [BR. Libertação Animal, PT. Libertação Animal], por vezes descrito como a “bíblia” do movimento dos direitos dos animais. Foi publicado em 1975 e nunca deixou de ser impresso. No entanto, há muito mais para fazer! Foi por isso que, no ano passado, lancei o livro Animal Liberation Now.

Compre o Animal Liberation Now

Tenho participado activamente no movimento animal na Inglaterra, na Austrália e nos EUA. Fui cofundador da Australian Federation of Animal Societies [Federação Australiana das Sociedades de Animais], actualmente é a Animals Australia, a maior organização que defende fortemente todos os animais naquele país. Também trabalhei com Henry Spira nos Estados Unidos e escrevi sobre o seu notável trabalho em Ethics into Action: Learning from a Tube of Toothpaste. Juntamente com Jim Mason, escrevi The Ethics of What We Eat  [BR. A Ética da Alimentação].

Sou vegetariano desde 1971 e, actualmente, descrevo-me como um vegano flexível, o que significa que sou maioritariamente vegano, mas não sou rigoroso quanto a evitar alimentos que contenham ovos ou produtos lácteos quando é difícil fazê-lo. O objectivo, na minha opinião, não é manter-me puro, mas minimizar o apoio a indústrias que estão a fazer com que milhares de milhões [BR. bilhões] de animais tenham vidas miseráveis e morram de forma dolorosa. Graças à disseminação encorajadora de alimentos e restaurantes veganos em tantos países na última década, agora é mais fácil do que nunca ser vegano.

Apoio as organizações que tentam reduzir o sofrimento dos animais, especialmente dos animais criados ou mortos para fins alimentares, porque o número de animais e a quantidade de sofrimento na pecuária industrial supera qualquer outro abuso de animais. Se quiser ajudar os animais através de doações a instituições de caridade, considere as recomendações dos Animal Charity Evaluators.

Bioética:

Sempre me interessei por questões éticas que têm alguma aplicação nas decisões que tomamos nas nossas vidas. Obviamente, as decisões sobre a vida e a morte que os médicos tomam pelos seus doentes, ou em consulta com estes, levantam questões éticas importantes. Além disso, pouco depois de ter sido nomeado para a cadeira de filosofia na Universidade Monash, na Austrália, em 1977, o nascimento do primeiro ser humano a ser concebido fora do corpo humano levou a uma discussão alargada sobre a ética da fertilização in vitro. Inicialmente, essas discussões eram dominadas por bispos e teólogos. Por vezes, os debates eram travados com cientistas, que podem apresentar os factos, mas não têm necessariamente conhecimentos especializados em ética. Eu sabia que a filosofia podia desempenhar um papel importante nestes debates.

Escrevi sobre essas e outras questões em vários livros, incluindo Rethinking Life and Death, Practical Ethics [BR. Ética Prática, PT. Ética Prática] e Ethics in the Real World [PT. Ética no mundo real].

Compre Practical Ethics

Altruísmo Eficaz:

O altruísmo eficaz baseia-se na ideia simples, mas inquietante, de que viver uma vida plenamente ética implica fazer o maior bem que pudermos. Muitas vezes, a forma mais prática de o fazer é doar a organizações eficazes, mas o altruísmo eficaz também pode afectar a sua escolha de carreira e o trabalho voluntário que faz.

Fazer o maior bem que se puder significará, por exemplo, reduzir o sofrimento de outras pessoas ou de animais ou reduzir os riscos de futuras catástrofes. Para além do meu trabalho em prol dos animais, tenho-me concentrado em melhorar a vida das pessoas em situação de pobreza extrema. No meu artigo de 1972, “Famine, Affluence and Morality” [“Fome, Afluência e Moralidade”] (agora um pequeno livro), pedi aos leitores que imaginassem estar a passar por um lago pouco profundo e que viam uma criança pequena que caíra aí dentro, parecendo estar a afogar-se. Sugeri que provavelmente correriam para salvar a criança, mesmo que isso significasse estragar um par de sapatos caros que estivessem a usar, e que pensariam muito mal de alguém que deixasse a criança afogar-se em vez de estragar os seus sapatos. O que devemos, então, pensar das pessoas que gastam dinheiro em coisas de que não precisam, quando poderiam doar a organizações que comprovadamente salvam a vida de pessoas em situação de pobreza extrema ou melhoram drasticamente as suas vidas, normalmente a um custo modesto?

Desenvolvi a minha argumentação para esse pensamento de forma mais completa nos meus livros The Life You Can Save  [BR. Quanto Custa Salvar uma Vida, PT. A Vida Que Podemos Salvar] e The Most Good You Can Do [PT. O Maior Bem Que Podemos Fazer], e fui co-fundador da organização sem fins lucrativos The Life You Can Save a fim de promover a doação eficaz para ajudar pessoas em situação de pobreza extrema.

Caso queira saber mais sobre o altruísmo eficaz, ofereço um curso online gratuito sobre esse tema aqui.

O que esperar de Raciocinar com Coragem

Bom, a verdade é que ainda não sei qual será o resultado, nem a quantidade de textos que poderei escrever, nem que formas assumirão as publicações. Para começar, o meu objectivo será uma nota significativa por semana. E espero publicar um outro tipo de conteúdo todas as semanas: talvez outra nota, ou algum áudio, ou um tema para discussão, ou tudo isso. Os vossos pensamentos e ideias serão sempre muito bem-vindos.

O que sei é que, neste Substack, vou recorrer a mais de 50 anos de reflexão: dos direitos dos animais à pobreza global, à bioética e, de um modo mais geral, à forma de viver bem, tanto no sentido ético como no sentido de viver uma vida agradável e gratificante.

Sobre as subscrições pagas

Não preciso de ganhar dinheiro com o Substack, mas decidi oferecer uma opção de subscrição paga para apoiar a The Life You Can Save. Caso queira apoiar o meu trabalho, considere elevar a sua subscrição (70 dólares por ano), oferecer uma subscrição de presente a outra pessoa ou contribuir para a The Life You Can Save

Raciocinar com coragem com Peter Singer é uma publicação apoiada pelos leitores. Para receber novas publicações e apoiar o meu trabalho, considere tornar-se um subscritor gratuito ou mediante pagamento.

Também estou disponível para fazer donativos a organizações sem fins lucrativos que trabalham para reduzir o sofrimento dos animais na produção animal intensiva. Basta dizer-me se é para aí que gostaria que a sua subscrição fosse canalizada.  Por uma questão de transparência, divulgarei os detalhes financeiros relativos às subscrições e aos donativos no início do próximo ano, garantindo que ficará a saber para onde é direccionado o seu generoso apoio. Poderei rever esta política após o primeiro ano, quando compreender melhor o mundo do Substack e vir o trabalho que dá gerir este Substack.

Os subscritores que salvam vidas serão também convidados para conversas semestrais em grupo através do Zoom, como forma de agradecimento.

Permitam-me que vos dê as boas-vindas e que vos agradeça por se terem juntado a mim nesta aventura de Raciocinar com Coragem. Vamos ver onde nos leva. Se gostarem daquilo que encontrarem por aqui, por favor recomendem-no às pessoas que vos são próximas.

Peter Singer

Subscreva o Raciocinar com Coragem com Peter Singer



Descubra mais sobre Altruísmo Eficaz

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário